Vc tem mesmo certeza de que o acaso existe e não a lei de causa e efeito?

Vc crê que algo inexistente como o acaso possa ter gerado a existência?

Então me prove que o acaso existe me dando um exemplo de qualquer fenômeno que aconteça como fruto do imaginário acaso.

Tudo o que se imagina ser um acaso não passa de um fenômeno onde as causas físicas não foram esclarecidas, tipo, o sorteio da mega sena onde passa a sensação de acaso, mas não o é porque aquelas bolinhas que caíram foram em virtude de leis físicas da gravidade, forças resultantes, térmicas e muito mais, só que não foram esclarecidas.

Da mesma forma para o universo e o big bang. Apenas a ciência não localizou a causa do Big Bang, mas isso não significa que a ciência afirme ser o acaso. Um dia ela saberá.

Update:

Também isso não implica necessariamente que tenha sido um suposto Deus. O que eu quero dizer é que fica sem pé nem cabeça querer atribuir o Big Bang ao mais puro e genuíno acaso.

A existência pode muito bem ter vindo a existir por leis naturais que provocaram o Big Bang sem um Deus nesse contexto até, mas nunca vou acreditar nesse fortuito acaso.

Update 3:

Oi Carlos Ferreira

O link que vc postou está dando como pergunta excluída. Mas esse Yahoo viu...

Até mais,

Update 5:

Caro Breuer

Eu pessoalmente mesmo preferindo tendenciosamente acreditar numa existência não determinista, sou obrigado a constatar que todo esse incidente aparentemente do acaso que vc citou possa ter ocorrido desta forma porque seria impossível ocorrer de outra maneira.

O camarada sentiu fome (causa) que o obrigou a parar numa espelunca porque era a única opção naquela circunstancia, depois pede a sopa pelo motivo (causa) de que talvez fosse a opção mais digesta naquele botequim, a moça sente atração por ele somente e não por nenhum outro freguês por razões de gosto, atração, valores, padrão de beleza e todo um cem número de motivos (causa) e ele igualmente por um cem número de motivos (causa) se sente atraído por ela no que se enamoram e por aí vai...

Os fatos ou as causas dele e dela estarem no mesmo lugar, hora e circunstancia também pode ser explicados por uns cem números de motivos, que poderiam até serem frutos de uma atração entre esses dois personagens advinda e

Update 7:

(Vc sem nome do quadradinho preto que eu não se digitar),

Vc que escreveu;

Para tudo há uma ocasião certa.

Fonte(s):

Respondi pq por acaso eu estava conectado e vi sua pergunta.

Veja,

Imagine um enorme lago onde eu jogo uma pedra (no caso uma pergunta) e vc responde daí.

Uma pedra lançada no lago existencial. Eu aqui distante e vc aí fez com que vc estivesse conectado, recebe-se a pergunta e quisesse responde-la por uns cem números de motivos que conscientemente não sabemos plenamente. Então, nesse caso nada foi casual. Viu? Causa e efeito.

Update 9:

Somos Um

Torço e faço figa para que a aleatoriedade não pré-determinista também exista de fato porque isso nos conferiria uma liberdade ampla e plena dentro de nosso livre fluir de escolhas, mas me vejo inclinado a encarar como que se esta aleatoriedade não existisse.

Desconheço os pormenores dessa dimensão eletrônica que vc citou, então me é impossível discerni-la e consequentemente refutá-la. Portanto me de outro exemple mais compatível com o entendimento comum. Ok?

Update 11:

... Gente...

Toda causa possui uma causa da causa. A realidade, inexistência + existência, é causada pela impossibilidade dela inexistir porque ela existe e inexiste, sendo que ambos os aspectos, existência e inexistência, inexoravelmente ou pela impossibilidade (causa) de não existirem, existem.

Logo a Realidade é causa e efeito de si própria. Portanto, ao menos nesse caso, é possível a causa ser a causa de si própria. Nossa realidade é causa e efeito si mesma. A decorrência e causa de nossa realidade se chama Eternidade. Nossa Realidade é um moto – continuo que viola todas as leis da física.

Da pra pensar... , tipo; Que é essa eternidade? Ou, quem é essa Eternidade?

Comments

• É como já comentamos em uma outra pergunta, a qual creio que você até chegou a curtir (vide:

http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ar...

)

Então, mesmo que a gente assuma que tudo possui uma explicação lógica, dado o contexto físico da realidade que ocupamos, sempre teremos a dúvida se a lógica em si é intencional ou casual. Não estou com a fonte agora, mas pequeníssimas alterações percentuais em algumas constantes chave, seriam suficientes para transformar a ordem que observamos no universo em um tremendo caos. Prometo voltar mais tarde com estes dados e a fonte para complementar esta resposta.

Abraço.

•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•|•

Bom, o trecho a seguir foi transcrito do ótimo "Breve História de Quase Tudo", de Bill Bryson:

"Martin Rees, astrônomo real britânico, sustenta que seis números em particular governam o nosso universo, e que se qualquer um desses valores fosse mudado, ainda que muito ligeiramente, nada poderia ser como é. Por exemplo, para existir da forma atual, o universo requer que o hidrogênio seja convertido em hélio de uma maneira precisa, mas relativamente imponente – especificamente, de modo a converter sete milésimos de sua massa em energia. Reduzindo-se esse valor ligeiramente – de 0,007% para 0,006%, digamos -, nenhuma transformação poderia ocorrer: o universo consistiria em hidrogênio e nada mais. Elevando-se o valor ligeiramente – para 0,008% –, as ligações seriam tão enormemente prolíficas que o hidrogênio há muito estaria esgotado. Em ambos os casos, uma ligeira mudança dos números inviabilizaria a existência do universo tal como o conhecemos e do qual precisamos.”

Portanto, tudo pode até se explicar logicamente, onde o que chamamos de acaso possa ser apenas um fator racional desconhecido. Mas tal lógica é casual ou seria intencional? E aqui, chamo de lógica às regras que batizamos de leis físicas e pelas quais nosso caminho é ditado.

• Caro Mind.

O acaso não exclui o encadeamento de eventos, ora chamado de "lei da causa e efeito".

Apenas devemos ter em mente que, por motivos óbvios, um efeito não pode alterar sua causa, e muito menos cria-la... mas nada impede de replica-la.

• Caro Mind.

me permita responder filosoficamente, e não cientificamente, dado meus profundos desconhecimentos das leis da física e das leis de causa e efeito, nesse contexto das ciências ditas exatas. Hegel, um filósofo alemão do século XIX, já dizia que o ser humano, com o seu pensamento dialético, tem a capacidade de transformar o acaso em necessidade. Isto é, você tá na estrada e de repente sente fome, para em um daqueles restaurantes horríveis de beira de estrada, que esta lotado, restando apenas uma mesa. Você pede uma sopa, porque infere que qualquer salgado desse restaurante cairá mal, por assim dizer. No próximo minuto, entra no recinto uma mulher que que te arrebata, que senta na sua mesa. Começa um papo agradável, excitante, e em fragmento de segundo você decide que aquela é a mulher da sua vida. O encontro é ao acaso no sentido de que poderia não te ocorrido, de que não era uma necessidade universal, ou de que não havia nenhuma entidade engendrando tal encontro, mas ocorre que o segundo encontro, diferente do primeiro, será uma necessidade, porque duas vontades (de duas pessoas) se convergiram. Nesse sentido há o acaso, assim como não há. Espero que tenha compreendido que minha resposta nada mais é do que sabedoria de taberna, ou seja, não há nenhuma reflexão cosmológica, apenas existencial.

Até.

• Para tudo há uma ocasião certa.

• A causa de tudo foi Deus.

• só li até antes dos detalhes adicionais:

Quando cristãos dizem acaso eles (ou eu ao menos) não estão afirmando que é uma coisa 100% incausada que surge do nada. Queremos dizer coisa não auto-consciente, não intencional, aleatória. Por exemplo, minha mesa está uma bagunça. Isso porque? Porque a força que causou o posicionamento dos objetos foi eu, colocando sem pensamento na funcionalidade desejada, sem objetivo, as folhas no lugar mais próximo livre que visse.

Mesmo conhecendo a causa, que sou eu desinteressado em produzir ordem, eu posso dizer que minhas coisas foram posicionadas basicamente ao acaso. E EVIDENTEMENTE elas tendem a ficar um tremendo lixão. Esperar que o universo surja do acaso é semelhante a esperar que um mundo virtual de jogos surja por choque elétrico no pc, esperar que seres vivos como nós surjam por acaso (e quero dizer, forças conhecidas como seleção natural, mutação, e anterioremente reações quimicas, gravidade, etc) é semelhante a idéia de uma fabrica de rôbos autoreprodutivos e com capacidade de aprender, de evoluir, de melhorar-se, surgiu em milhões de anos após muitos furacões sacudindo pedaços de materia prima dos mesmos.

é simplesmente muito mais FACIL você achar um ordenamento (complexidade especifica) como fruto de um ato inteligente, tornando essa teoria cientificamente mais plausivel.

É obvio para mim que cientistas esperam que o big bang surja por causa de alguma outra coisa (comumente multiverso), mas continua sendo um objeto CEGO, que supostamente criou o universo inteiro, e o ajuste fino do planeta terra em particular, e a vida nela contida (que logo do lado na lua não tem), o que é absurdo aos meus olhos.

• Não resisti.

PROBABILIDADE : só essa palavra pode colocar essa questão num foco particular.

Ora, o que chamam de acaso, a esmo, sem intenção, etc. como o sorteio que vc falou, na verdade está envolvido em uma probabilidade.

O infinito, possui inúmeras probabilidades, inclusive a de moléculas se agruparem e depois de 400 milhões de anos, como conseqüência da evolução desse agrupamento, (devido a probabilidade disso acontecer,) tal agrupamento de moléculas sofreria transformações etc. e por fim a vida.

E é bem PROVÁVEL que ela exista em algum lugar dessa imensidão do universo fora do nosso planetinha azul não acha ? Afinal a humanidade ainda não dispõe de meios suficientes para vascular o universo. Então possivelmente existe vida em algum lugar (ou dimensão) muito muito distante. Acho que lembrei do Sherek :Reino de Tão Tão Distante (Bué Bué Longe).

Certinho ?

Que a força esteja com vc.

Bjus.

• Muito bem escrito Mind.

Bjinhos doces!

• Para eles é,mais não podem provar nada.

Sign In or Register to comment.