Olhem a notícia que saiu de JK Rowling (Criadora de Harry Potter) por uma norueguesa?

Depois de ser apontada pelos radicais cristãos como uma enviada do demônio e responsável pela difusão da bruxaria entre os jovens, Joanne Rowling enfrenta agora uma nova acusação: a de não existir.

A idéia partiu da diretora de cinema Nina Grünfeld, que defende a teoria de que a série Harry Potter é escrita por um grupo de escritores fantasmas, e que a pessoa conhecida como Joanne Rowling é, na verdade, uma atriz. Os mentores do plano seriam a editora britânica Bloomsbury e o estúdio Warner Bros. Segundo Grünfeld, é impossível uma só pessoa escrever seis livros enormes no espaço de dez anos.

A teoria de Grünfeld baseia-se na produção da série Nancy Drew, cuja autora, Carolyn Keene, nunca existiu, sendo apenas o pseudônimo usado por um grupo de atores. Para a diretora norueguesa, a farsa de Harry Potter terminará quando a atriz que interpreta Rowling se cansar do papel e os autores verdadeiros por trás do pseudônimo sentirem necessidade de reconhecimento, numa repetição do escândalo Milli Vanilli.

A diretora também alega que a história de Rowling como uma mãe solteira desempregada que se tornou milionária foi criada para dar esperança a outras pessoas em situação similar e atrair a simpatia do público.

Na verdade, a própria Joanne Rowling já desmentiu alguns dos mitos divulgados sobre sua vida. Em uma entrevista para a TV, ela disse que jamais seria estúpida o suficiente para alugar um apartamento sem aquecimento, como foi largamente publicado.

Ela, de fato, escrevia num café, em Edinburgo durante o período de um ano em que viveu do seguro desemprego logo após voltar de Portugal. Mas, apenas porque sua filha adormecia mais facilmente durante a caminhada até lá. Quanto à criação de Harry Potter, ela está longe de ser instantânea. Apesar de dizer que Harry surgiu "pronto" numa viagem de trem, Rowling sempre aspirou ser uma escritora, e durante anos escreveu textos que considera "horríveis" e colecionou nomes interessantes, uma das características mais marcantes de sua série. Quanto ao tempo de produção, Harry Potter e a Pedra Filosofal começou a ser escrito em 1990, tendo ficado pronto somente em 1995, prazo que está longe de ser considerado curto. O processo de ser aceito por um agente e encontrar uma editora interessada tomou ainda mais um ano. Outro ponto falho na teoria de Grünfeld é a demora de três anos para a publicação de O Cálice de Fogo. Há anos a série Harry Potter é considerada responsável pela saúde financeira das editoras envolvidas, com seu lançamento sendo citado nominalmente nos balanços da americana Scholastic como previsão de lucro. É improvável, diante disso, que a Warner e a Bloomsbury atrasassem seu cronograma dessa forma.

O tradutor da versão norueguesa de Harry Potter, Torstein Bugge Høverstad, considera a idéia de sua compatriota absurda. Segundo ele, vários pontos fracos que consistentemente aparecem em todos os livros provam que há apenas uma pessoa escrevendo-os. O editor local, que já se encontrou com a autora, também considerou a idéia divertida, porém, absurda. Resta saber o que a própria Rowling, que divide os boatos a seu respeito em várias categorias em seu site oficial, vai dizer da idéia de que ela e sua vida não passam de uma farsa

Será verdade???

Comments

  • Depois de eu ter ouvido que a Isabella - a que foi jogada da janela e etc - era uma criança "escolhida" e que sabia que seria morta graças a anjos e que aceitou isso porque sua morte iluminaria as pessoas, eu não me surpreendo com mais nada.

    Fala sério, achar que a tia Jo não existe é o cúmulo do absurdo!

    Só porque os livros são grandes? Vá tomar no meio do C-U.

    Será que as pessoas não acreditam que possa existir alguém com uma imaginação tão incrível e criativa quanto a JKRowling?

    Sinceramente, as coisas que falam sobre ela me deixam revoltada. A mulher é um gênio, mas as pessoas são tão invejosas que não acreditam nisso. Uns dizem que ela não existe, outros que toda a história foi feita por um demônio... Fala sério! Ela merece TODOS os créditos por Harry Potter. Pessoas inteligentes, criativas e talentosas existem sim.

    Sinceramente, o pessoal devia deixar a tia Jo em paz.

  • Isso deve vir do mesmo cara que falou que o ET pousou em Varginha, e de tantas outras teorias da conspiração.

  • Sou cristã e francamente, acho ela uma ótima escritora. Uma pessoa muito criativa e eu é que não vou acreditar em boatos que surgem pela intermete porque 40% deles é tudo mentira. Ela existe sim.

  • Essa é a coisa mais absurda que eu já ouvi, eles tem é inveja da Rowling, se os livros dela fossem do Ser Malígno ( não vou falar esse nome horrível) não fariam tanto sucesso, pois eu acredito em castigo divino e outra coisa: Faz muito tempo que ela escreveu os primeiros livros e é milionária, se ela não fosse a autora, os verdadeiros autores já teriam se manifestado em busca de reconhecimento à muito tempo. E a história dela ser mãe solteira e ficar milionária, é verdade J. K é um exemplo de superação. Sabem o que eu acho? Acho que essa diretora de filmes queria dirigir os filmes de Harry Potter ou filmes bons como esse, mas não foi escolhida ou então queria ter escrito uma obra genial e não o fez, aí inventou essas idiotices. Concordo com a Nanda e a Luna Mariana.

    Tomara que essa diretora recupere a sanidade, e implore o perdão de Rowling

  • Quando uma pessoa vira mito é óbvio que apareçam muitas histórias. Que digam Marilyn Monroe, Elvis Presley, Michael Jacksom, Madonna, Princesa Diana entre outros. É claro que com a J.K.Rowling não podia ser diferente.

  • a resposta é INVEJA .

    Essa mulher tem é INVEJA da Janne Rolling,

    talvez esta mulher tenha um sonho frustado de ser escritora,

    ou talzez, queria ser milionária,

    ganhar uma grana facil, com uma historia de bruxaria,

    aliás, uma das melhores histórias contadas por alguém,

    ela tá tentando chamar atenção das pessoas,

    não devemos dar atenção a inveja . .. .

    Ou voces nunca viram o que uma pessoa com inveja tenta fazer . . .

  • A J.K. já disse à imprensa que estudou magia negra e magia para poder escrever o livro, mas apenas com fins teoricos e de engrandecimento.

    Essas teorias de conspiraçao sao uma grand m****.

    Essa ideia já corre por ai há tempos...

    Francamente, eu acho que só imbecis acreditam nela.

Sign In or Register to comment.