Alguém se habilita a responder algumas perguntinhas?

No link, texto de Eduardo Galeano, com algumas perguntas intrigantes. alguém aqui do YR se habilita a respondê-las? http://resistir.info/galeano/mundo_misterio.html

Update:

odoval70,

provavelmente as respostas eram parecidas com a do codename47

Update 3:

Cinthia W,

exatamente por não haver almoço grátis, deve-se concentrar esforços para que tiodos tenham renda suficiente para comprá-lo. E não é esse o plano do capitalismo neoliberal, baseado na lógica tão bem definida pela canção como "cada um por si e Deus contra todos"

Comments

  • É impossível não se emocionar ao ler Galeano, não se pode ficar indiferente ao poder de suas palavras, suas palavras não nós deixam esquecer a luta dos que fizeram a história de nosso continente brilhante.

    O escritor uruguaio Eduardo Galeano foi declarado o primeiro Cidadão Ilustre do Mercosul, em reconhecimento à sua contribuição "à cultura, à identidade latino-americana e à integração regional". A homenagem ocorreu em Montevidéu, em um ato público que reuniu personalidades da cultura e da política latino-americana. O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, viajou a Montevidéu para participar da cerimônia. Em sua fala de agradecimento, intitulada "Collar de historias", Galeano disse que o primeiro cidadão ilustre da região foi José Artigas e fez uma menção especial a três brasileiros: Aleijadinho, Garrincha e Oscar Niemeyer. Sem sombra de dúvida, Galeano com suas sábias palavras, nos traz grandes reflexões acerca do "ser cidadãos do mundo", encorajados e compromissados a lutar por nossa América Latina. Suas palavras, seus sentimentos, sua coragem e sua vida reflete a esperança em cada um de nós. Que as crianças de toda a América Latina te conheçam.

    "Mas somente estando juntos seremos capazes de descobrir o que podemos ser, contra uma tradição que nos amestrou para o medo e a resignação e a solidão e que cada dia nos ensina a não gostar de nós mesmos, a cuspir no espelho, a copiar em vez de criar." E cuspindo no espelho, em quantas pessoas amadas também cuspimos? Grande GALEANO!Galeano é um caso muito sério. Ele nos faz refletir sobre a vida, não as nossas vidas individuais, egoístas, mas a vida de todos nós juntos, solidariamente responsáveis, caminhando o caminho e buscando a UTOPIA. Fico aqui imaginando como deve ter sido emocionante a homenagem ao primeiro cidadão da América, nossa Pátria, como dizia Bolivar.

  • Magnífico.

    Esse texto, sendo um pouco analista literário, me lembra muito um homem que criticou muito o mundo capitalista a partir de uma visão "de fora", Kurt Vonnegut.

    Após ter servido as forças armadas dos EUA na 2a.GM, em um batalhão de reconhecimento e ajudado por sua ascendência alemã e bilingue foi pego pelos nazistas e feito prisioneiro em um matadouro da cidade de Dresden. Lá viu quem era os verdadeiros carniceiros ao ver a pé**** da alemanha ser destruida por incessante bombardeio que acabou por vitimar mais de 400 mil civis, e a destruição de 40 quarteirões históricos. Foi um dos poucos a sobreviver.

    Ao paralelo, ecologicamente correto em Matadouro 55 e Café da manhã dos campeões: Alienigenas chegam à Terra e veem que tem duas espécies dominantes humanos e automóveis, adivinha, qual é a que manda? hehehe

  • Excelente texto de Eduardo Galeano.

    Será que é preciso ser um "extraterrestre" para ver e perceber que há algo errado aí?

    Os ets já entenderam que há um sistema que quer se impor, se impõe, causando males até ao seu próprio povo e que não é habilitado para "meter a colher" no angu alheio.

    Partindo-se dessa "visita", os ets nem precisariam mesmo visitar outros países para entender o que se passa realmente no resto do mundo, reflexo desse, que se diz potência mundial.

    Resumindo, os males todos partem de um único lugar no Mundo e o resto que se dane até que seja mudada essa situação.

  • Pô que perguntinhas difíceis de se responder não, se souber a resposta me mande, ok?

  • João

    Não posso te responder, você não tem idade pra escutar o que eu diria.

    Beijão

  • Ninguém responde, né?!

    Os norte-americanos tb não tem respostas para sua total falta de lógica

    e falta de visão de mundo.

    Adorei.

    Copiei e vou repassar com sua licença.

    Abraços

  • ...não respondo, somente assino em baixo.

    ...Este mundo é um mistério

  • Todo o que preguntas Joao, estoy contigo.

    Besitos.

  • Intrigante!

    Consoante a ficção do texto, "...Ninguém negava resposta a estes seres estranhos,..."; pergunto eu:

    _Quais respostas eram dadas?

    Contudo, como a pergunta me é indiretamente dirigida, ouso responder a todas elas com apenas uma palavra (que poderia ser outra; contudo, há senhoras presentes, e eu as respeito!).

    EGOÍSMO!

  • sim os ETs meus colegas de faculdade...

    O restante :,~[´/=...Fica só entre nós!!!

Sign In or Register to comment.