Como você entende AMOR e LIBERDADE?

Você vê uma borboleta e a toma em suas mãos...

Você vê sua beleza e a coloca em seu coração...

Desejando mantê-la consigo,

você fecha as mãos em torno dela,

com receio de que voe e se vá...

Com grande alegria você pensa:

"AGORA POSSO TÊ-LA PARA SEMPRE..."

Logo a alegria se vai,

pois a beleza da borboleta já não é mais a mesma...

Parte de sua beleza era a sua liberdade...

A borboleta sente-se traída,

alguma coisa cruel afastou-a de sua liberdade...

Em pânico, ela se debate para libertar-se,

apenas fazendo você apertá-la mais forte...

Percebendo como a borboleta deve estar se sentindo

você abre suas mãos...

Ela voa novamente para longe,

agradecida por sentir-se livre outra vez...

Você, então, pensa

em palavras que há muito havia esquecido:

"SE VOCÊ AMA ALGUMA COISA, DEIXE-A LIVRE.

SE VOLTAR, É SUA.

SE NÃO VOLTAR, NUNCA FOI..."

LUZ!

Sarah Mengel

Update:

Tenho que comentar as respostas, são maravilhosas.

Malu, minha amiguinha, sei de sua luta

pelos 4 patinhas, sei do amor que lhes dá. Prisão de amor? Não, Malu, você, haja o que houver no futuro, está ensinando aos cachorrinhos que AINDA

existe amor. Eles haviam se esquecido, com certeza! Olhe seus olhos! Verá gratidão. Meu carinho para você.

Update 3:

Paula, concordo em parte com você.

Obrigada por estar aqui comigo.

Nana.......comparar amor e paixão?

Paixão não seria anterior ao amor?

Afinal..... como o amor se inicia?

Comments

  • Martha querida,

    Não tenho respondido mais às perguntas dos Amigos e me desculpo por isso,mas sempre que posso,estou estrelando.Uma protetora resgatou 2 cadelas na semana passada,e eu respondi o seu apêlo,e fui buscar as cadelas encontradas em uma praia há 2 hs do Rio.Uma tem entre 11 1 14 anos.A outra,entre 3 e 6 anos,magérrima e com as 2 doenças do carrapato e o meu rott doou sangue,pois ela precisou de uma transfusão,mas ainda está muito anêmica.Em uma ultra que pedi que fizessem,descobrimos que ela está com uma imensa massa tumoral que envolve o baço e os ovários,e precisa urgente de uma cirurgia,mas a anemia pode não deixar...E a mais velha está com um tumor no baço,e vários externos no corpo.Estes últimos podem ser da infecção da doença do carrapato.Ela ante-ontem fez uma 2ªpunção para ver se descobrimos o que é...Ficaram toda a semana internadas e ante-ontem decidí trazê-las para casa para ver se em companhia dos outros 6,e adcionando inhame,beterraba ,espinafre,peito de frango à racão Hill's I/D a anemia diminui...A mais pequena têve febre alta esta madrugada e agora,e está tomando dipirona.O Vet disse que tanto pode ser das doenças do carrapato,quanto do tumor...Esta noite pediu para dormir abraçadinha comigo na cama,e eu deixei,e o mais incrível,é que a Aloma,àquela minha cocker,deixou-a ficar sem nenhuma manifestação de ciúmes...Os cães são maravilhosos.As 2 encontradas são cockers também.

    Escrevi tudo isso para lhe explicar porque não tenho mais respondido...

    MAS O QUE ACONTECEU A ESTAS DUAS CADELAS DIZ BASTANTE SOBRE O AMOR E A LIBERDADE:

    OS EX-DONOS DERAM A ELAS A LIBERDADE PARA QUE MORRESSEM SEM GASTAR DINHEIRO COM A SAUDE DELAS,E DEMONSTRARAM QUE NUNCA AS AMARAM...

    EU AO INVÉS,PRIVEI-AS DA LIBERDADE QUE AS DEIXOU FAMINTAS,FRACAS PARA RECOLHÊ-LAS EM UMA PRISÃO "REPLETA DE AMOR"!

    Beijos Amiga

    Malu-55

  • Cara Martha Cappy :

    Os relacionamentos amorosos devem ter como base a liberdade individual de cada um. Pessoas livres têm potencialidades maiores para experimentar relações mais conscientes, gratificantes e duradouras. Quando as pessoas entendem que relacionar-se amorosamente com alguém não significa fechar-se para o mundo, elas transformam suas maneiras de amar e viver.

    Saber respeitar, entender e aceitar o espaço individual do parceiro (a) é de vital importância em qualquer relação. Nos relacionamentos muito fechados, onde não existe espaço para que cada pessoa possa realizar seus projetos, seus sonhos e desejos pessoais, a falta de individualidade, acaba trazendo muita frustração para ambos.

    Em uma relação responsável se subentende que o companheiro (a) é uma pessoa livre, que tem direitos e vontades próprias. É importante que a pessoa se sinta aceita e amada para que consiga expressar seus sentimentos e desejos. Liberdade e amor devem andar sempre juntos, pois se nutrem mutuamente. Quando alguém dá amor, mas não oferece liberdade, faz com que esse amor, aos poucos, vá perdendo sua capacidade de pulsar.

    Sentimentos de apego e insegurança limitam a capacidade de amar, fazendo com que o casal se torne escravo de seus próprios medos. A pessoa que não tem espaço suficiente para realizar as coisas que gosta, também não oferece ao companheiro (a), oportunidades para crescer e ser livre.

    O resultado final de uma relação como esta, é uma grande decepção que se acumula durante os anos de convívio. Exemplos não faltam. Existem casos de mulheres que tiveram que abandonar suas carreiras profissionais em prol de seus casamentos, simplesmente por medo de serem rejeitadas pelo marido.Também há homens que deixaram seus amigos ou hobbies porque suas esposas não aceitavam tal conduta. O que se vê, são homens e mulheres deixando de serem eles mesmos para agradar o outro.

    Esses casais se limitam, se podam e aniquilam suas próprias identidades.

    Indivíduos que vivem relacionamentos baseados em apego e dependência, não conseguem ultrapassar as fronteiras do medo, da carência afetiva e da submissão. É preciso coragem e muito amor para estimular o parceiro na realização de seus sonhos, o que resultará em relações duradouras e prazerosas para ambos.

    Maury Braga é Psicólogo Clínico Graduado pela PUCRS - Porto Alegre e Licenciado em Educação Física pela UFRGS - Porto Alegre. CRP: 07/04436.

    Cara amiga......fui obrigado a copiar e colar o texto do profissional, texto que apreciei, porque exatamente não sou e não aprendi a ser dessa forma. Luto com amores dependentes, carências que chegam a obsessão e desfechos sempre desagradaveis. Luto, tento mudar, aprendo a cada dia, mas tenho muito ainda que aprender. Enquanto isso.....os amores se vão, e nunca voltam!

    Beijos!

  • A sua borboleta amiga.........há algum tempo nao falava dela.......

    Minha querida, a liberdade só existe, quando existe a certeza do amor pleno, quando não...........sobra apenas um grande vazio.......

    A MAÇÃ

    Composição: Raul Seixas e Paulo Coelho

    Se eu te amo e tu me amas

    E um amor a dois profana

    O amor de todos os mortais

    Porque quem gosta de maçã

    Irá gostar de todas

    Porque todas são iguais

    Se eu te amo e tu me amas

    E outro vem quando tu chamas

    Como poderei te condenar

    Infinita tua beleza

    Como podes ficar presa

    Que nem santa no altar

    Quando eu te escolhi para morar junto de mim

    Eu quis ser tua alma, ter seu corpo, tudo enfim

    Mas compreendi que além de dois existem mais

    O amor só dura em liberdade

    O ciúme é só vaidade

    Sofro mas eu vou te libertar

    O que é que eu quero se eu te privo

    Do que eu mais venero

    Que é a beleza de deitar

    Se esse amor ficar entre nós dois

    Vai ser tão pobre amor, vai se gastar.

    http://www.youtube.com/watch?v=8RkiPQELqNI

    Bom te ver minha querida..........

    Ta melhor?

    Um beijo enorme

  • Martha, a liberdade, e o amor, são ligadas, pelas plenitude, e as desavenças, que portamos ao decorrer da vida...

    É umas das lutas maiores que pude ter, é pela liberdade,estava preso a um de meus próprios demônios, que "carinhosamente", de meu outro eu,passei 5 anos, lutando contra ele, e hoje como pode ver, está minha "guerra" hoje pode ser vencida.

    O amor é a pré-liminar, que vemos, para sermos libertos, se não fosse por todo carinho que foi prestados, a mim, com certeza eu não passaria, de um tristeza jovem, que mora somente em seu próprio mundo.

    -=-=-=-=-=--=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-

    Beijos,

    Viajante solitário.

  • COMO TUDO É TÃO SIMPLES COMO UMA BORBOLETA QUE ES LIVRE E NÃO SE INCOMODA DE NOS TRAMITIR TAMANHA BELEZA ! HUM LINDO TEXTO BEIJOS.

    RESPONDA A MINHA TAMBÉM! BEIJOShttp://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=200...

  • Marta querida,

    O AMOR é o sentimento mais real e perfeito que existe !! Poucos o conhecem sua plenitude !!! E com certeza, quem encontra, quem sabe sentir, ou quem encontrou o verdadediro amor, são pessoas abençoadas !!

    Acredito que a LIBERDADE só existe se o amor for verdadeiro, pois quem ama deixa livre, não prende, confia !!!

    Com certeza, o amor de verdade não dá espaço pra prisões !!

    Assim eu penso !! rs

    { ^ , ^ }

    ( __( |

    _,,_,,_ Beijos e boa tarde

    Excelente Semana

    Camila

  • Oi amada mais linda !.

    É verdedade isso.

    E no amor não menos verdadeiro, eu semp´re fui livre e sou, Martinha. Não entendo como uma mulher vasculha os bolsos do marido e o marido sua bolsa, acho que ali, tudo já tenha acabado, é só um corpo insepulto, aquele pseudo amor.

    Tenho vizinhos que criam passarinhos, são jovens, um dia vou conversar com eles. Não entendo que prazer se ter passarinhos e aquários em casa ?. Que prazer mórbido, atrasado !.

    Você está bem minha escritora preferida ?.

    Beijo.

  • Minha querida Amiga!!

    Lindo Texto!!

    "Se Você Ama Alguma Coisa, Deixa-a Livre.

    Se Voltar, É Sua.

    Se Não Voltar, Nunca Foi..." Perfeito!!!!

    Todo mundo é livre para fazer suas escolhas. É simples assim!!!

    Mil beijos e tenha um lindíssimo final de domingo.

  • ENTÃO, DENTRO DA FASE DE RECUPERAÇÃO ESTÃO BEM INFORMADOS, PORQUE DENTRO DA FASE DE RECUPERAÇÃO SÃO PROTEGIDOS PELA FASE, AMPARADOS PELA FASE, GUARDADOS PELA FASE, ORIENTADOS PELA FASE.

    ENTÃO, ESSES VIVEM MAIS TRANQUILOS, MAIS SOSSEGADOS, PORQUE TÊM COM QUEM CONTAR, EMBORA SOFRENDO AS CONSEQUÊNCIAS DA SITUAÇÃO.

    MAS TUDO ISTO PASSA.

    E TUDO CHEGA EM SEU LUGAR.

    E ASSIM, NO MUNDO INTEIRO, TODOS LUTANDO DE UNHAS E DENTES PARA VENCER APARENTEMENTE E SENDO VENCIDOS.

    PARTE DO CONHECIMENTO DOS LIVROS UNIVERSO EM DESENCANTO.

    ACESSE: www.culturaracional.com.br www.universoemdesencanto.com.br www.mundoracional.com.br

  • Entendo que quando a pessoa AMA, não quer dizer que ela vá viver em função daquele amor 24 hroas por dia.

    O amor também deve ter suas liberdades, CLARO existindo satisfações em todas elas.

    Um casal que se ama deve respeitar os momentos um do outro mas também sempre explicar e dar satisfações porque quando há amor há companheirismo.

    No amor há liberdades mas com limtes em todas elas claro.

    Essa é minha opinião.

Sign In or Register to comment.