As patentes prejudicam o livre mercado?

Os quatro monopolios de Tucker:

O monopólio da moeda, da terra, das tarifas e das PATENTES.

"se um Cro-Magnon particularmente talentoso tivesse sido capaz de patentear a construção de cabanas, seus herdeiros, hoje, teriam o direito de nos impedir de construir nossas próprias cabanas em nossa própria terra, com nossos próprios troncos, até que lhes pagássemos qualquer quantia que exigissem."

http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/p...

http://www.libertarianismo.org/index.php/blog/acab...

Sou contra as patentes,pois elas são monopólios legítimos,imagine estar na situação em que você tem materiais necessários para fabricar o produto X,porem você tem que pagar obrigatoriamente a outra empresa para ter direito de fabricar este produto com seus próprios materiais e mão de obra.

Cabe a empresa cuidar da própria segurança e impedir que vazem informações,o monopólio das patentes são grandes contribuidores para as grandes empresas.

Qual a opinião de vocês sobre as patentes?

Update:

Sem guerras,a tecnologia não avança, e se quebrarem as patentes...??

Conclusão lógica: "Guerras de empresas", que resultará em aumento de tecnologia,alem de gerar mais empregos estáveis por conta do aumento da segurança dentro de empresas e a exigência de funcionários mais confiáveis.

Guerras são competições entre países,por isso gera mais tecnologia.

Conclusão final: Competições mais livres geram melhores resultado.

Update 3:

ANATEL é a grande culpada por existir apenas 4 operadoras de telefonia celular no Brasil,onde todas são corporativistas.

Update 5:

James Hetfield,através de patentes que as empresas monopolizam,empresas grandes podem investir em pesquisas mais rápidas e não deve ser protegida por patentes e sim em investimentos em segurança dentro da própria empresa.

Quem mais ganha com as patentes são os grandes monopólios.

Comments

• Eu acho que esse monopólio de copyright se trata de uma medida para proteger os interesses empresariais.

Eu não estou envolvido na questão chave libertária de livre-mercado e competição, visto que estou focando na luta pelo direito de compartilhar informações livremente, ação essa que a internet nos permite executar. Luta semelhante á do Partido Pirata.

Na minha opinião, esse monopólio viola um direito fundamental, que é o de propriedade privada.

Eu compro um livro para ter liberdade de uso sobre ele, inclusive liberdade para compartilha-lo com outras pessoas ou projetar outras cópias, isso é propriedade privada. O designer do sofá que você comprou tem direito de te dizer quem pode ou não sentar nesse sofá? NÃO, pois o sofá é sua propriedade, visto que você o comprou, sendo assim, só você determina como usa ele.

Além do mais, o costume de gravadores em penalizar músicas baixadas na internet existe porque isso afeta ao seu lucro. As gravadoras criaram um monopólio massacrante na indústria musical, elas praticamente arrancaram o direito do artista de fazer sucesso de forma independente, pois isso não é lucrativo para elas. No final, os artistas que não assinarem terão seu sucesso seriamente ameaçado, o que denota que não resta opção, a não ser se submeter as políticas das gravadoras.

Eu acho isso extremamente absurdo, e encorajo a pirataria sempre que possível.

Sou contra propriedade intelectual também.

-----------

Esqueci de mencionar a ANATEL, que proibiu a venda de celulares "piratas" no Brasil, com o exclusivo intuito de assegurar o lucro das grandes corporações que desfrutam do monopólio garantido pelo Estado capitalista (TIM, Claro, Oi, Vivo e etc).

Eles fizeram isso porque as empresas "piratas" conseguiam oferecer um preço justo e razoável para o cidadão brasileiro, enquanto que as grandes empresas, objetivando o lucro exorbitante, oferecem os mesmos produtos a um preço absurdo e inaceitável.

• O QUE prejudica o MERCADO é A CRENÇA no SISTEMA que esta ai alimentando um coletivo de indivíduos que compram esta ideias e as mantem lastreada na ideia do DINHEIRO e assim este coletivo alienados à ideia implementada por estes supostos poderosos não passa de ILUSÃO, visto que o poder deriva apenas da SUBMISSÂO dos indivíduos a esta ideia. Esta submissão gera o poder necessário para manter esta ideias ativas e ai o JOGO CONTINUA.

• Tem muita gente ganhando dinheiro, por isso fica difícil quebrar uma patente, pode confiar, aqui é Brasil.

• No caso dos medicamentos, empresas privadas investem bilhões nas pesquisas.

O certo seria os governos subsidiarem ou comprarem diretamente a tal substancia milagrosa.

Até que num certo momento, a empresa mesmo abriria a patente.

Sem guerras,a tecnologia não avança, e se quebrarem as patentes...??

É por isso que a cura da Aids e a do câncer estão praticamente (escondidas ou caminhando a passos lentos)

• RAPPER,

Quer dizer que o pesquisador passa anos enfurnado num laboratório, estudando fórmulas, combinações, experimentos e enfim, quando ele descobre uma nova tecnologia ou inventa um produto novo, aparece você ou um espertinho, querendo copiar? Cadê o esforço recompensado pela MERITOCRACIA?

Os liberais são uma piada. Isso pra mim é ser invejoso, querer tirar proveito do esforço e mérito alheio! Liberais... hipócritas!

Sign In or Register to comment.