As patentes prejudicam o livre mercado?
Os quatro monopolios de Tucker:
O monopólio da moeda, da terra, das tarifas e das PATENTES.
"se um Cro-Magnon particularmente talentoso tivesse sido capaz de patentear a construção de cabanas, seus herdeiros, hoje, teriam o direito de nos impedir de construir nossas próprias cabanas em nossa própria terra, com nossos próprios troncos, até que lhes pagássemos qualquer quantia que exigissem."
http://www.libertarianismo.org/index.php/artigos/p...
http://www.libertarianismo.org/index.php/blog/acab...
Sou contra as patentes,pois elas são monopólios legítimos,imagine estar na situação em que você tem materiais necessários para fabricar o produto X,porem você tem que pagar obrigatoriamente a outra empresa para ter direito de fabricar este produto com seus próprios materiais e mão de obra.
Cabe a empresa cuidar da própria segurança e impedir que vazem informações,o monopólio das patentes são grandes contribuidores para as grandes empresas.
Qual a opinião de vocês sobre as patentes?
Update:Sem guerras,a tecnologia não avança, e se quebrarem as patentes...??
Conclusão lógica: "Guerras de empresas", que resultará em aumento de tecnologia,alem de gerar mais empregos estáveis por conta do aumento da segurança dentro de empresas e a exigência de funcionários mais confiáveis.
Guerras são competições entre países,por isso gera mais tecnologia.
Conclusão final: Competições mais livres geram melhores resultado.
Update 3:ANATEL é a grande culpada por existir apenas 4 operadoras de telefonia celular no Brasil,onde todas são corporativistas.
Update 5:James Hetfield,através de patentes que as empresas monopolizam,empresas grandes podem investir em pesquisas mais rápidas e não deve ser protegida por patentes e sim em investimentos em segurança dentro da própria empresa.
Quem mais ganha com as patentes são os grandes monopólios.
Comments
Eu acho que esse monopólio de copyright se trata de uma medida para proteger os interesses empresariais.
Eu não estou envolvido na questão chave libertária de livre-mercado e competição, visto que estou focando na luta pelo direito de compartilhar informações livremente, ação essa que a internet nos permite executar. Luta semelhante á do Partido Pirata.
Na minha opinião, esse monopólio viola um direito fundamental, que é o de propriedade privada.
Eu compro um livro para ter liberdade de uso sobre ele, inclusive liberdade para compartilha-lo com outras pessoas ou projetar outras cópias, isso é propriedade privada. O designer do sofá que você comprou tem direito de te dizer quem pode ou não sentar nesse sofá? NÃO, pois o sofá é sua propriedade, visto que você o comprou, sendo assim, só você determina como usa ele.
Além do mais, o costume de gravadores em penalizar músicas baixadas na internet existe porque isso afeta ao seu lucro. As gravadoras criaram um monopólio massacrante na indústria musical, elas praticamente arrancaram o direito do artista de fazer sucesso de forma independente, pois isso não é lucrativo para elas. No final, os artistas que não assinarem terão seu sucesso seriamente ameaçado, o que denota que não resta opção, a não ser se submeter as políticas das gravadoras.
Eu acho isso extremamente absurdo, e encorajo a pirataria sempre que possível.
Sou contra propriedade intelectual também.
-----------
Esqueci de mencionar a ANATEL, que proibiu a venda de celulares "piratas" no Brasil, com o exclusivo intuito de assegurar o lucro das grandes corporações que desfrutam do monopólio garantido pelo Estado capitalista (TIM, Claro, Oi, Vivo e etc).
Eles fizeram isso porque as empresas "piratas" conseguiam oferecer um preço justo e razoável para o cidadão brasileiro, enquanto que as grandes empresas, objetivando o lucro exorbitante, oferecem os mesmos produtos a um preço absurdo e inaceitável.
O QUE prejudica o MERCADO é A CRENÃA no SISTEMA que esta ai alimentando um coletivo de indivÃduos que compram esta ideias e as mantem lastreada na ideia do DINHEIRO e assim este coletivo alienados à ideia implementada por estes supostos poderosos não passa de ILUSÃO, visto que o poder deriva apenas da SUBMISSÃO dos indivÃduos a esta ideia. Esta submissão gera o poder necessário para manter esta ideias ativas e ai o JOGO CONTINUA.
Tem muita gente ganhando dinheiro, por isso fica difÃcil quebrar uma patente, pode confiar, aqui é Brasil.
No caso dos medicamentos, empresas privadas investem bilhões nas pesquisas.
O certo seria os governos subsidiarem ou comprarem diretamente a tal substancia milagrosa.
Até que num certo momento, a empresa mesmo abriria a patente.
Sem guerras,a tecnologia não avança, e se quebrarem as patentes...??
à por isso que a cura da Aids e a do câncer estão praticamente (escondidas ou caminhando a passos lentos)
RAPPER,
Quer dizer que o pesquisador passa anos enfurnado num laboratório, estudando fórmulas, combinações, experimentos e enfim, quando ele descobre uma nova tecnologia ou inventa um produto novo, aparece você ou um espertinho, querendo copiar? Cadê o esforço recompensado pela MERITOCRACIA?
Os liberais são uma piada. Isso pra mim é ser invejoso, querer tirar proveito do esforço e mérito alheio! Liberais... hipócritas!