Como o Espíritismo vê Jesus?
Por algumas coisas que aprendi: Jesus é um irmão maior que veio nos ajudar no processo evolutivo da terra. Mas, como se posicionam os espíritas em relação a Jesus ter dito ser Filho de Deus e ser com Deus, além de dizer que o Filho do Homem seria coroado cheio de glória com o o Pai? Ou mesmo, como se explicaria a Bíblia dizer que Jesus se despojou da sua glória, glória essa de Deus? O espírita crê na Bíblia como a palavra fiel e verdadeira de Deus?
Comments
O Espiritismo vê Jesus como o grande professor da humanidade, o maior modelo que Deus nos enviou para que pudéssemos aprender a Lei d'Ele, e também o grande governador da Terra. Mas, veja bem, o Espiritismo não rejeita os ensinamentos dos outros grandes mestres da humanidade, como o Buda, Krishna, o Dalai Lama, Gandhi, Confúcio, Zoroastro, Maomé, e etc. Seriam todos espíritos de luz que Deus nos enviou, em todas as épocas e lugares, para nos instruir, e suas doutrinas se assemelham muito, veja:
Cristianismo:
- “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.”
Lucas 6:31
Budismo:
- “Não firas os outros de um modo que não gostarias de ser ferido.”
Udanda-Varqa 5:18
- “De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto à sua própria palavra.”
Digha Nikaya iii.185-91, Sigalovada Sutta
Zoroastrismo:
- “Aquela natureza só é boa quando não faz ao outro aquilo que não é bom para ela própria.”
Dadistan-i Dinik 94:5
Judaísmo:
- “O que te é odioso, não faças ao teu semelhante. Esta é toda a Lei, o resto é comentário.”
Talmude, Shabbat 31ª
Hinduísmo:
- “Esta é a soma de toda a verdadeira virtude: trate os outros tal como gostarias que eles te tratassem. Não faças ao teu próximo o que não gostarias que ele depois fizesse a ti.”
Mahabharata
Islamismo:
- “Nenhum de vós é um crente até que deseje a seu irmão aquilo que deseja para si mesmo.”
Sunnah
Taoísmo:
- O homem superior “deve apiedar-se das tendências malignas dos outros; olhar os ganhos deles como se fossem seus próprios, e suas perdas do mesmo modo.”
Thai-Shang
Confucionismo:
- “Eis por certo a máxima da bondade: Não faças aos outros o que não queres que façam a ti.”
Analectos XV,23
Fé Bahá’í:
- “Não desejar para os outros o que não deseja para si próprio, nem prometer aquilo que não pode cumprir.”
Gleenings
Sikhismo:
- “Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu.”
Jainismo:
- “Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.”
O Espiritismo não afirma que ninguém precisa ser necessariamente cristão para ser "salvo", até porque isso seria uma grande injustiça da parte de Deus, já que as pessoas tendem a seguir a religião do país onde residem. Além disso, Deus julga nossos atos, e não nossas crenças.
Mas não acreditamos que Jesus seja Deus, rejeitamos a Trindade. Jesus já foi como nós, mas agora é um espírito puro. Do nosso ponto de vista, é praticamente um deus, mas mesmo assim menor que o Pai, o Deus de todo o universo. O próprio Jesus nunca afirmou ser Deus, sempre disse que era enviado do Pai e menor que o Pai, veja:
"Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu."
(João 14:28)
"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos."
(Mateus 19:17)
"Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar."
(João 12:49)
Nós não acreditamos na Bíblia como palavra de Deus, principalmente o Antigo Testamento. Não acreditamos na mitologia hebraica, tendendo a concordar com a ciência em quase todos os aspectos. E estamos cientes de que a Bíblia não passou imutável com o tempo, pelo contrário, foi moldada aos interesses da ICAR... enfim, da Bíblia, só o que salva é a filosofia do Cristo, para os espíritas.
como se posicionam os espíritas em relação a Jesus ter dito ser Filho de Deus e ser com Deus.
--- Jesus, assim como todos nós era filho de Deus e dizia ser com Deus pois nos trazia as leis divinas que deveríamos aprender, ele queria dizer que era a maior autoridade em conhecimento para nos ensinar sobre Deus, sendo p "FILHO" mais próximo por conhecê-lo melhor e estar com ele pois sua missão era nos trazer sua compreensão.
além de dizer que o Filho do Homem seria coroado cheio de glória com o o Pai?
--- Queria dizer que um dia compreenderíamos que seus ensinamentos era o caminho e o coroaríamos como a maior fonte de conhecimento sobre Deus.
Ou mesmo, como se explicaria a Bíblia dizer que Jesus se despojou da sua glória, glória essa de Deus?
--- Jesus estando num altíssimo grau evolutivo, não necessita mais encarnar na matéria. Mas ele se despojou de seu merecimento e veio à matéria com a missão de nos ensinar a felicidade. Esta glória dada por Deus é o merecimento por sua evolução, que ele abriu mão por amor à humanidade.
O espírita crê na Bíblia como a palavra fiel e verdadeira de Deus?
---Não.
Vemos a bíblia como um documento histórico que retrata a história de um povo e principalmente por conter os ensinamentos de Jesus.
Mas a palavra de Deus nunca mandaria apedrejar, matar, decepar membros, se vingar, guerrear, etc... Em nenhuma época dese o infinito, em nenhum local do universo. Isto contraria inclusive os próprios ensinamentos de Jesus.
Que Jesus nos abençoe !!!!!!!1
a biblia foi escrita por homens.muitos 90 anos apos a morte de jesus.ele nem conheceram Cristo. so que as igrejas declaram como a palavra de Deus.isso nao é verdade. é um otimo livro pra quem sabe entender. mas é uma arma de proselitismo pras igrejas arrecadarem cada vez mais
Eles vem normal...
Desculpa, sou catolico...
A unica diferença do espiritismo e do catolicismo é que eles
acreditam em reencarnação, que quando morrem ficam vagando na terra...
Nos catolicos nao cremos nisso...
nao estou afirmando nada, so respeito minha religiao
Para vc acreditar em Jesus, primeiramente vc tem q acreditar na Bíblia.
Se vc não acreditar na Bíblia, nem adianta te responder.
A Palavra de Deus nos fala:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1
Deus e´ como um cargo vitalicio ocupado por 3 pessoas distintas.
O Pai, O Filho e o Espirito Santo.
Não são 3 Deuses, atenção hein, e´ um Deus só.
Porem, os 3 e´ digno de Poder, Honra e Gloria.
Por que Lúcifer queria o lugar de Deus, justamente o lugar de Filho, q e´ o de Cristo e Deus nao aceitou essa afronta dessa criatura. Onde ja se viu uma criatura se torna criador por se achar mais bonito q os outros?
O espiritismos não vê Jesus como sendo Nosso Deus, eles o vê como um ser criado por Deus, mas o q eles não acreditam e´ na Trindade Santa, q e´ Deus.
Jesus não e´ só um irmão maior nosso, Ele e´ Deus q despojou da sua Gloria e veio como homem por livre e expontanea vontade, porque nos ama p nos libertar da morte eterna implantada por nossos pais carnais, Adão e Eva, através do seu santo sangue vertido na cruz do calvário.
E depois q Ele ressuscitou e subiu aos céus, esta novamente sentado a direita do Pai e nos enviou o Espirito Santo q faz de nos sua santa morada p testificar a Palavra de Deus e nos orientar no q for preciso p q vivamos dentro da vontade santa de Deus.
Mas como eu disse no principio, nada adianta essa resposta se vc não acredita no evangelho.
somos filhos de um unico pai ,que chamamos de Deus, concordo que Jesus é filho de Deus, mas ele não é o unico, Jesus é nosso Mestre e nosso irmão que veio mostrar o amor e a esperança
cremos nas palavras de Jesus, e não nas palavras da biblia