Como o Espíritismo vê Jesus?

Por algumas coisas que aprendi: Jesus é um irmão maior que veio nos ajudar no processo evolutivo da terra. Mas, como se posicionam os espíritas em relação a Jesus ter dito ser Filho de Deus e ser com Deus, além de dizer que o Filho do Homem seria coroado cheio de glória com o o Pai? Ou mesmo, como se explicaria a Bíblia dizer que Jesus se despojou da sua glória, glória essa de Deus? O espírita crê na Bíblia como a palavra fiel e verdadeira de Deus?

Comments

• O Espiritismo vê Jesus como o grande professor da humanidade, o maior modelo que Deus nos enviou para que pudéssemos aprender a Lei d'Ele, e também o grande governador da Terra. Mas, veja bem, o Espiritismo não rejeita os ensinamentos dos outros grandes mestres da humanidade, como o Buda, Krishna, o Dalai Lama, Gandhi, Confúcio, Zoroastro, Maomé, e etc. Seriam todos espíritos de luz que Deus nos enviou, em todas as épocas e lugares, para nos instruir, e suas doutrinas se assemelham muito, veja:

Cristianismo:

- “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles.”

Lucas 6:31

Budismo:

- “Não firas os outros de um modo que não gostarias de ser ferido.”

Udanda-Varqa 5:18

- “De cinco maneiras um verdadeiro líder deve tratar seus amigos e dependentes: com generosidade, cortesia, benevolência, dando o que deles espera receber e sendo tão fiel quanto à sua própria palavra.”

Digha Nikaya iii.185-91, Sigalovada Sutta

Zoroastrismo:

- “Aquela natureza só é boa quando não faz ao outro aquilo que não é bom para ela própria.”

Dadistan-i Dinik 94:5

Judaísmo:

- “O que te é odioso, não faças ao teu semelhante. Esta é toda a Lei, o resto é comentário.”

Talmude, Shabbat 31ª

Hinduísmo:

- “Esta é a soma de toda a verdadeira virtude: trate os outros tal como gostarias que eles te tratassem. Não faças ao teu próximo o que não gostarias que ele depois fizesse a ti.”

Mahabharata

Islamismo:

- “Nenhum de vós é um crente até que deseje a seu irmão aquilo que deseja para si mesmo.”

Sunnah

Taoísmo:

- O homem superior “deve apiedar-se das tendências malignas dos outros; olhar os ganhos deles como se fossem seus próprios, e suas perdas do mesmo modo.”

Thai-Shang

Confucionismo:

- “Eis por certo a máxima da bondade: Não faças aos outros o que não queres que façam a ti.”

Analectos XV,23

Fé Bahá’í:

- “Não desejar para os outros o que não deseja para si próprio, nem prometer aquilo que não pode cumprir.”

Gleenings

Sikhismo:

- “Julga aos outros como a ti mesmo julgas. Então participarás do Céu.”

Jainismo:

- “Na felicidade e na infelicidade, na alegria e na dor, precisamos olhar todas as criaturas assim como olhamos a nós mesmos.”

O Espiritismo não afirma que ninguém precisa ser necessariamente cristão para ser "salvo", até porque isso seria uma grande injustiça da parte de Deus, já que as pessoas tendem a seguir a religião do país onde residem. Além disso, Deus julga nossos atos, e não nossas crenças.

Mas não acreditamos que Jesus seja Deus, rejeitamos a Trindade. Jesus já foi como nós, mas agora é um espírito puro. Do nosso ponto de vista, é praticamente um deus, mas mesmo assim menor que o Pai, o Deus de todo o universo. O próprio Jesus nunca afirmou ser Deus, sempre disse que era enviado do Pai e menor que o Pai, veja:

"Ouvistes que eu vos disse: Vou, e venho para vós. Se me amásseis, certamente exultaríeis porque eu disse: Vou para o Pai; porque meu Pai é maior do que eu."

(João 14:28)

"E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos."

(Mateus 19:17)

"Porque eu não tenho falado de mim mesmo; mas o Pai, que me enviou, ele me deu mandamento sobre o que hei de dizer e sobre o que hei de falar."

(João 12:49)

Nós não acreditamos na Bíblia como palavra de Deus, principalmente o Antigo Testamento. Não acreditamos na mitologia hebraica, tendendo a concordar com a ciência em quase todos os aspectos. E estamos cientes de que a Bíblia não passou imutável com o tempo, pelo contrário, foi moldada aos interesses da ICAR... enfim, da Bíblia, só o que salva é a filosofia do Cristo, para os espíritas.

• como se posicionam os espíritas em relação a Jesus ter dito ser Filho de Deus e ser com Deus.

--- Jesus, assim como todos nós era filho de Deus e dizia ser com Deus pois nos trazia as leis divinas que deveríamos aprender, ele queria dizer que era a maior autoridade em conhecimento para nos ensinar sobre Deus, sendo p "FILHO" mais próximo por conhecê-lo melhor e estar com ele pois sua missão era nos trazer sua compreensão.

além de dizer que o Filho do Homem seria coroado cheio de glória com o o Pai?

--- Queria dizer que um dia compreenderíamos que seus ensinamentos era o caminho e o coroaríamos como a maior fonte de conhecimento sobre Deus.

Ou mesmo, como se explicaria a Bíblia dizer que Jesus se despojou da sua glória, glória essa de Deus?

--- Jesus estando num altíssimo grau evolutivo, não necessita mais encarnar na matéria. Mas ele se despojou de seu merecimento e veio à matéria com a missão de nos ensinar a felicidade. Esta glória dada por Deus é o merecimento por sua evolução, que ele abriu mão por amor à humanidade.

O espírita crê na Bíblia como a palavra fiel e verdadeira de Deus?

---Não.

Vemos a bíblia como um documento histórico que retrata a história de um povo e principalmente por conter os ensinamentos de Jesus.

Mas a palavra de Deus nunca mandaria apedrejar, matar, decepar membros, se vingar, guerrear, etc... Em nenhuma época dese o infinito, em nenhum local do universo. Isto contraria inclusive os próprios ensinamentos de Jesus.

Que Jesus nos abençoe !!!!!!!1

• a biblia foi escrita por homens.muitos 90 anos apos a morte de jesus.ele nem conheceram Cristo. so que as igrejas declaram como a palavra de Deus.isso nao é verdade. é um otimo livro pra quem sabe entender. mas é uma arma de proselitismo pras igrejas arrecadarem cada vez mais

• Eles vem normal...

Desculpa, sou catolico...

A unica diferença do espiritismo e do catolicismo é que eles

acreditam em reencarnação, que quando morrem ficam vagando na terra...

Nos catolicos nao cremos nisso...

nao estou afirmando nada, so respeito minha religiao

• Para vc acreditar em Jesus, primeiramente vc tem q acreditar na Bíblia.

Se vc não acreditar na Bíblia, nem adianta te responder.

A Palavra de Deus nos fala:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1:1

Deus e´ como um cargo vitalicio ocupado por 3 pessoas distintas.

O Pai, O Filho e o Espirito Santo.

Não são 3 Deuses, atenção hein, e´ um Deus só.

Porem, os 3 e´ digno de Poder, Honra e Gloria.

Por que Lúcifer queria o lugar de Deus, justamente o lugar de Filho, q e´ o de Cristo e Deus nao aceitou essa afronta dessa criatura. Onde ja se viu uma criatura se torna criador por se achar mais bonito q os outros?

O espiritismos não vê Jesus como sendo Nosso Deus, eles o vê como um ser criado por Deus, mas o q eles não acreditam e´ na Trindade Santa, q e´ Deus.

Jesus não e´ só um irmão maior nosso, Ele e´ Deus q despojou da sua Gloria e veio como homem por livre e expontanea vontade, porque nos ama p nos libertar da morte eterna implantada por nossos pais carnais, Adão e Eva, através do seu santo sangue vertido na cruz do calvário.

E depois q Ele ressuscitou e subiu aos céus, esta novamente sentado a direita do Pai e nos enviou o Espirito Santo q faz de nos sua santa morada p testificar a Palavra de Deus e nos orientar no q for preciso p q vivamos dentro da vontade santa de Deus.

Mas como eu disse no principio, nada adianta essa resposta se vc não acredita no evangelho.

• somos filhos de um unico pai ,que chamamos de Deus, concordo que Jesus é filho de Deus, mas ele não é o unico, Jesus é nosso Mestre e nosso irmão que veio mostrar o amor e a esperança

cremos nas palavras de Jesus, e não nas palavras da biblia

Sign In or Register to comment.