Sistema Trifásico Ligação estrela?

Observe essa imagem p/ ilustrar um gerador em estrela com carga ligada em estrela:

http://img822.imageshack.us/img822/5333/zazaaaaaaa...

Muito bem, vamos analisar apenas a FASE A. Como vocês podem ver, as extremidades da bobina da FASE A estão nomeadas como "A" e "X".

Vejam se meu raciocínio está correto;

A corrente vai sair da extremidade "A" da fase, vai atravessar a impedância, e retornar ao centro da estrela do gerador através do neutro. É isso?

Oq eu não estou conseguindo entender de jeito nenhum é o seguinte:

Sabemos q a tensão é alternada, portanto, o potêncial pode estar presente tanto na extremidade "A" como na "X" , variando senoidalmente é claro. Correto?

Minha dúvida é a seguinte: Quando o potêncial está na extremidade "X", a corrente sai da extremidade "X" , circula pelo neutro, atravessa a impedância, e retorna pela fase até o gerador?

Se for assim q acontece, lá vai outra dúvida:

O potêncial da extremidade "X" não é sempre nulo? Pois a soma vetorial das três tensões vai dar zero, e por consequencia a corrente vai ser nula também.

Por outro lado, se a extremidade "X" não tiver potencial nulo, quer dizer que o neutro tbm tem tensão?

E no caso, se a corrente sempre saísse da estremidade "A", não seria como se fosse uma corrente "Pulsante" , que tem apenas um sentido?

____

Se alguem puder me dar uma "visão" p/ entender isso eu agradeço muito..

Ou seilá, se alguem souber um link com uma animação em flash p/ mim ver o percurso da corrente tanto em estrela como em triangulo seria muito útil p/ mim..

Obrigado a todos q responderem com seriedade, um grande abraço !

Comments

  • Por partes:

    Como a figura indica, cada uma das correntes de fase na carga retorna ao gerador pelo neutro. Mas elas estão defasadas de 120 graus uma da outra, de forma que o que retorna pelo neutro é a soma fasorial das três (fasor é o nome dado a uma espécie de vetor girante).

    Se a carga for equilibrada, isto é, se as três impedâncias das fases forem iguais, essa soma é zero, e não há corrente no neutro. A tensão no neutro do gerador será igual à tensão no neutro da carga.

    Se não forem iguais, a soma será diferente de zero. Essa corrente retorna pelo neutro, e a tensão no neutro do gerador será diferente da tensão no neutro da carga. A diferença é a queda de tensão no condutor de neutro, causada por essa corrente. Portanto, a tensão no neutro não é necessariamente zero. No caso da figura, nenhum dos dois está aterrado, e a tensão não fica definida. Para que isso não ocorra, aterra-se pelo menos um deles; geralmente o neutro do gerador.

    No enrolamento do gerador, o fato básico é que há uma diferença de tensão entre a extremidade A e a origem X.

    Isto fica bem claro quando aterramos o neutro do gerador. A tensão em X fica fixa, igual à da terra. A esta atribuímos o valor zero. O que ocorre é que a tensão em A ora está positiva, ora está negativa, seguindo uma senóide. Por isso que a corrente vai e volta pela fase, e de forma senoidal também. Afinal, a fase na carga está sempre com a tensão gerada na mesma fase do gerador aplicada sobre ela.

    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Sign In or Register to comment.