Onde eu faço a prova para o colégio naval? Eu consigo ganhar uma bolsa?

Pois moro no interior de SP, bem perto do Paraná, e fica difícil ir até Angra dos Reis no Rio, então queria saber se precisa ir até lá para fazer a prova. E não tem como ganhar uma bolsa de estudos para não precisar pagar a mensalidade? Quanto custa a mensalidade fora a taxa de inscrição?

10 PONTOS

Comments

  • Eu acho que você não tá sabendo ao certo o que é o Colégio Naval.

    A Marinha do Brasil possui três tipos principais de Oficiais: os Oficiais do Corpo de Armada (oficiais-de-armada) , os Oficiais do Corpo de Fuzileiros Navais (oficiais-fuzileiros) e os Oficiais do Serviço de Intendência da Marinha (oficiais-intendentes)

    Pois bem, a maioria absoluta desses Oficiais vem da Escola Naval. O que é a Escola Naval? É a "Academia Militar" da Marinha (do mesmo modo que a AFA da Aeronáutica e a AMAN do Exército), ou seja, é o lugar que forma esses oficiais da Marinha. Após formado na EN você é promovido a "guarda-marinha" e depois logo é promovido ao cargo de 2º Tenente, podendo chegar a Capitão-de-Mar-e-Guerra (Coronel) ou até mesmo ingressar no Almirantado.

    Para entrar na EN, você tem dois caminhos: ou você presta concurso para ingressar diretamente na EN, ou você entra antes no COLÉGIO NAVAL , em Angra.

    O que é o Colégio Naval? É uma escola militar de ensino médio em que todos os formandos ingressam automaticamente na Escola Naval. O concurso é muito mais fácil e o CN tem muito mais vagas que o concurso da Escola Naval. O caminho mais fácil para se tornar oficial-da-marinha é ingressando pelo Colégio Naval.

    O Colégio Naval NÃO é um "colégio militar". Um colégio Militar é um colégio como qualquer outro, administrado por uma Força Armada, em que os alunos que quiserem seguir carreira militar deverão prestar concurso como qualquer outro candidato advindo de "colégio civil". Já os alunos do Colégio Naval são MILITARES navais da ATIVA. Eles não pagam nada para se estudar lá, pelo contrário a Marinha é que paga os alunos (um soldo de aproximadamente 900 reais por mês) para que estes estudem e se formem lá. Não existe esse negócio de "bolsa de estudos" ou "mensalidade".

    O concurso do Colégio NAval é de abrangência Nacional. Seu local de prova será na cidade de São Paulo (capital).

  • Você não paga mensalidade,pelo contrario,como Praça especial da Marinha você ganha um salário de mais de 500 reais.Não existe bolsa de estudo se não se paga nada,rsrs.As provas são feitas em varios locais do Brasil,acredito que em São Paulo tenha um lugar onde se realiza a prova,mas na sua cidade creio que não.Veja isto no edital.Boa sorte meu amigo,é um concurso dificil e disputado !

Sign In or Register to comment.