Trabalhei 3 anos sem carteira assinada tenho direitos ?

meu irmao abriu um bar a 3 anos e desde o inicio trabalhei com ele, desde os 16 anos vou fazer 19 este mes, e eu faltei 1 dia e ele ficou bravo comigo por nada eu tinha prova na escola de cursos q fasso e ele n pode entender isso, ele vendeu a metade do bar para um amigo dele entao do nada ele me mandou embora hoje como n tenho carteira assinada fiquei com uma mao na frente e outra atras, com carro para pagar parcelas, dentista,e contas em casa, to desesperado e nem sei oque fazer... quais sao os meus direitos afinais, nao tenho nem como receber seguro desenprego entao to sem saber oque fazer me ajudem por favor !

Comments

• Olá.

Sim, é totalmente possível visto que não me parece tratar-se de REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR aonde não haveria de se cogitar da existência de relação de emprego entre pai e filho quando demonstrada a exploração comum de um autêntico empreendimento familiar.

Na sua narração existe vestígio de subordinação jurídica entre as partes, o que configura a relação de trabalho.

Tem 2 anos para entrar com ação trabalhista para cobrar este período total trabalhado.

• Você tem direito a tudo meu amigo. Seu patrão é obrigado a assinar sua carteira, e como ele não o fez, está devendo um bom valor do seu FGTS, mais a multa pela sua demissão sem justa causa e todas as verbas rescisórias (saldo de salário, décimo terceiro proporcional e férias proporcionais).

Isso sem falar do que ele deve ao INSS.

Basta procurara a Justiça do Trabalho (não precisa de advogado, mas é bom ter um. Se não achar um bom, vá sem porque é melhor).

A Justiça irá determinar ainda, que ele assine sua carteira com a data retroativa. Você vai precisar de testemunhas de que você trabalhou lá.

Agora pense bem, porque isso vai causar um belo rombo no bar do seu irmão.

Sign In or Register to comment.