Filme: " Verônika decide morrer " ( instigante tema espírita )?

Eu li o homônimo livro de Paulo Coelho e não gostei, aliás tenho quase completa a coleção.Gostei de "O Alquimista" e "Monte cinco".

Mas este que deu origem ao filme tem um tempero especial para quem se interessa por assuntos de metafísica; o desdobramento espiritual.

Veja comentário:

A Arte de Desdobrar-se

Lido 2202 vez(es)

A cultura de muitos povos antigos fala da existência de um segundo corpo do homem, capaz de desprender-se do físico e viajar para lugares distantes ou outros planos de vida.

O desdobramento ou, segundo Waldo Vieira - autor do livro Projeciologia -, a projeção da consciência fora do corpo humano é um "fenômeno antigo e universal, de todas as épocas, raças e povos, mesmo daqueles considerados não-intelectualizados, atrasados ou selvagens. Ele é encontrado nas primeiras narrativas da Antigüidade Clássica (...), bíblica, egípcia e babilônica, nas crônicas sacras do Oriente, aparecendo tanto no homem ignorante como nos sábios e intelectuais, na qualidade de faculdade natural, biológica, ou seja, de origem fisiológica". Enfim, a projeção consciente é semelhante, em muitos aspectos, a diversos outros estados alterados de consciência, tais como o devaneio, o pesadelo, o sonambulismo, o sonho, o sono, etc."

Esse segundo corpo que se projeta recebe um nome distinto em cada uma das culturas antigas. Os hebreus o chamavam ruach; os egípcios, o ka, replica exata do corpo físico, mas menos densa; os gregos o denominavam ameidolon; os romanos, larva; no Tibete, bardo; na Noruega, fylgja, enquanto os antigos bretões lhe davam vários nomes - fetch, waft, task, fye.

Na China, o thankhi abandonava o corpo durante o sonho e podia ser visto por outras pessoas. Os antigos chineses praticavam a meditação para liberar o segundo corpo, que se formava no plexo solar, pela ação do espírito. A sua saída pela cabeça aparece representada em desenhos antigos. Os antigos hindus falam do segundo como pranamayakosha. Os budistas lhe chamam rupa.

Waldo Vieira diz que nos tempos antigos a projeção só era revelada aos iniciados e conseguida através da prática de certos rituais secretos, cujas técnicas se perderam ao longo dos séculos. Hoje restam apenas as tradições orais.

Na Bíblia também não há descrições das técnicas usadas, somente as narrativas de casos. Em Ezequiel 3.14, por exemplo, o profeta descreve assim o seu desdobramento: "Então o espírito me levantou, e me levou; e eu me fui mui triste, no ardor do meu espírito (...)," No Apocalipse 1.10. o apóstolo São João relata também a sua experiência: "Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor(...)." São Paulo na Segunda Epístola aos Coríntios 12.2, escreveu: "Conheço um homem em Cristo que há 14 anos (se no corpo não sei, se fora do corpo não sei: Deus sabe) foi arrebatado até o terceiro céu."

Você que não é preguiçoso e se interessa pelo conhecimento, não perca o texto na íntegra:

http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_func...

É isso, não gostei do livro na época, mas gosto é gosto, quem sabe o filme seja mais atraente ?!.

O conhecimento espírita só torna a bíblia melhor e mais inteligível.

Forte abraço, fiquem com Deus.

Update:

Yzabar, querida, os livros de Paulo Coelho instruem de alguma forma, quem já é iniciado espírita ou exotérico, sim.

Comments

  • Bem, eu sou suspeita pois amo Paulo Coelho e troco muitos e-mails com ele.

    Mas este livro eu não lí ... os outros citados por você acima, lí sim e mais outros dele.

    E não concordo quando dizem do PC quanto à ter livros de auto-ajuda. Nada à ver. Tudo depende do ângulo de interpretação de cada um...

    Quanto ao filme, busquei na net e o que encontrei está aqui, abaixo:

    Direção: Emily Young

    Roteiro: Larry Gross,Roberta Hanley

    Elenco: David Thewlis (Dr. Blake), Jonathan Tucker (Edward), Melissa Leo (Mari), Sarah Michelle Gellar (Veronika), Erika Christensen (Claire), Florencia Lozano (Dra. Thompson)

    --Veronika é uma bela jovem em seus vinte e poucos anos, com um bom trabalho e um apartamento em Nova York. Porém, para ela as pessoas são frias e vazias. Ela não aceita a idéia de viver uma vida sem sentido. Assim, Veronika decide morrer com uma overdose de calmantes. Ao acordar de um coma em uma clínica descobre que terá apenas uma semana de vida.

    Estréia: 21/8/2009 (Brasil)

    Bjs.......querido Amigo.

    Obs: Também sou suspeita para falar de desdobramentos... pois eu - desenvolvo e pratico-o - há mais de um ano já e tenho muuuito ainda o que aprender acêrca disso / eu, uma etrena aprendiz, lembra? Quem sabe, digo, quem compartilha deste fato comigo (sabendo...) não acredita, não põe Fé em mim, e ainda 'rema contra' mas para mim é uma Graça, uma dádiva que me faz bem e eu vou prosseguir.

    Entende?

    :))

    Veja estas palavras de Marcio Bamberg:

    "Percebi que um dos principais obstáculos a ser transposto nas encarnações e realmente difícil de ser superado é o APEGO, onde se revolve passado, que só quem o vivenciou o tem claramente na lembrança, e cabe a cada um o que foi certo ou errado, bom ou ruim, ... Num momento tão importante quanto o que vivemos, onde a egrégora que está formada sob e sobre o planeta, requer-se pensamentos, sentimentos e ações positivas para que possamos descobrir os véus que nos impedem de enxergar que sem fraternidade e amor ao próximo, não chegaremos a lugar algum... no máximo, a um reencarne num planeta mais atrasado. "

    Certinho ele neste pensamento não?

    :D

    Ótimo fim de semana!

  • Sinopse:

    "O filme conta a história da jovem Veronika, tem tudo que poderia querer ter, um bom emprego, um apartamento em Nova York, porém não consegue ser feliz. Por não aceitar a idéia de viver uma vida sem sentido decide que vai ser matar, tenta cometer suicídio tomando uma grande dose de calmantes, mas não consegue a acorda em um clinica psiquiátrica, quando se descobre que tem poucos dias de vida por ter um coração fraco."

    __________________________________________________________

    Na conclusão de O Livro dos Espíritos, Kardec argumenta que: “Esses fenômenos ... não são mais sobrenaturais que todos os fenômenos aos quais a Ciência hoje dá a solução, e que pareceram maravilhosos numa outra época. Todos os fenômenos espíritas, sem exceção, são a conseqüência de leis gerais e nos revelam um dos poderes da Natureza, poder desconhecido, ou dizendo melhor, incompreendido até aqui, mas que a observação demonstra estar na ordem das coisas”.

    Essa abordagem de Kardec é necessária, pois apesar de muitos considerarem tais fenômenos como sobrenaturais, enquanto que inúmeros outros os quererem como fenômenos de ordem religiosa, as duas teses são incorretas. A origem deles é espontânea e natural e ocorre conforme as leis que regem não só o contato entre o mundo material e o espiritual, mas toda a complexa interação que mantém o equilíbrio universal. Por isso não precisaríamos relacioná-los, nem mesmo buscar comprovação de sua realidade entre as narrativas bíblicas.

    " - São Paulo; Segunda Epístola aos Coríntios: cap. 12, vers. 2 à 6: "Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, foi arrebatado até o terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe), e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo, não sei, Deus o sabe) foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir."

    __________________________________________________________

    Um grande abraço iluminado!

    Luz_______________________________________________________

  • Cada um gosta de um gênero de literatura.Amo Paulo Coelho, tudo que vem dele porque ele diversifica todas suas obras.Não tem nada igual.Eu diria que nem é ele que escreve mas uma força condensada o utiliza para expor ideais diferentes .Verônicas decide morrer é pra mim uma obra prima pois passei pelo mesmo e ao decidir morrer modifiquei a mim mesma, porque qdo vc decide morrer para a vida , inicia o seu renascimento espiritual fazendo vc mudar o seu prisma da vida..Como a fenix mudamos do negativo para o positivo mudando o nós para o si.E´o trabalho de nossas vidas mudar a polarização.Quem é bom deve mudar para o negativo e vice versa.Lógco , não vou perder o filme.Grata.

  • Amigo.

    Não vi o filme, mas fiquei curioso.

    Há um fato atribuído a Antônio de Pádua, o Santo.

    Estava ele celebrando um missa em Pádua, Itália, e seu genitor estava sendo julgado num tribunal em outra cidade.

    Por um momento ele fechou os olhos. Os jornais noticiaram sua presença no tribunal naquela mesma hora.

    A mediunidade é inerente a todo ser humano.São faculdades orgânicas.

  • Não assisti o filme, amigo.

    Vou procurar na locadora e depois comento com você.

    Agradeço a você a dica.

    Vou telefonar agora mesmo para a locadora e procurar o dito filme.

    Obrigada!

    LUZ!

  • Ah Caminhante, não sou muito do Paulo Coelho, mas, para ser bem sincera, nunca li nada dele. Até ganhei O Alquimista, mas, olhei meio torto e não li rs. Fica difícil opinar.

    Qto ao filme, bene, são raros os filmes que são melhores que os livros, um que lembro ser bom tanto o filme qto o livro é Ensaio sobre a cegueira (muitos não gostaram...Ou não entenderam).

    Beijo ♥

  • Eu tenho esse livro...nao sou fã nem nada do Paulo Coelho mas tambem achei o livro meio sem graça....

    Quando vai passar o filme aqui? eu vi o trailler com a loirinha do Buffy que esqueci o nome...

  • Qual é mesmo a pergunta? rsrsrsrs

    O desdobramento é algo comum e sempre temos alguém do nosso relacionamento que desdobra com consciência. E todos nós durante o sono nos desdobramos e vamos para os lugares que nos atraem por afinidade. A emancipação da alma é inquestionável.

  • Não me agradam as obras de Paulo Coelho, nem do comportamento dele... se julga um mago, superior, e não é nada mais que um simples mortal como nós!

    Algumas coisas, até acredito que tenha, em termos metapsíquicos, mas o mais é broma!!!

  • Amigo, é sempre muito gratificante ler os teus comentários e sugestões. Li há muito tempo o livro de Lobasmp Rampa "A terceira Visão" e estou lendo novamente o livro de Ernesto Bozzano "O fenômeno de Bilocação" (desdobramento). Paulo Coelho me interessou no início de minha busca pelo assunto da Metafísica (li Brida e o Alquimista).

    Ao ler o livro "A terceira visão" que é na verdade esotérico, eu buscava explicações para fatos que ocorriam realmente comigo. Procuro evitar a prática da bilocação, pois após estudar a Doutrina, sei que poderemos estar interferindo na intimidade de outras pessoas.

    Não é difícil este método que requer oração prévia e muita concentração, sem interrupções. No meu caso sempre foi voluntário e constatei o que vi com detalhes. Como eu permanecia em meu quarto, sei que foi em espírito que fiz o que costumava chamar de Viagem Astral (segundo Rampa).

    Copiei o seu texto e estudarei mais a respeito, além de buscar sobre este filme. Também já estou em busca do filme "Mesmer", médico austríaco (1734-1815), precursor da hipnose e da cura através do magnetismo (imposição das mãos). Este era, até então a minha opção de fim de semana.

    Obrigado!

Sign In or Register to comment.