Algum professor de História Ensino Médio online ?
Tenho q analisar os três textos e ir relacionando-os, maas a prof quer com uma página de resposta ... eu só queriia que entendeer o que um texto tem a ver com o outro. O que uma coiisa está ligada com a outra, o resto deiixa comiigo !!!
Obrigadaaa !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1º Texto :
OS EUROPEUS E O MAR
Em nosso último estudo observamos a formação dos Estados Nacionais. Nessa ocasião os reis centralizariam seus poderes com o apoio financeiro da emergente burguesia, que juntos transformariam o mapa da Europa. Enfim, os senhores feudais perderam poder e/ou terras e as nações européias se organizaram por territórios, línguas, culturas sob o poder dos reis que tornaram-se no século XVI absolutos (absolutismo de direito divino dos reis)
Se na Idade Média o modo de produção feudal predominou, no século XV os europeus da Península Ibérica lançaram-se ao mar em busca dis caminhos do oriente.
Homens como Cristóvão Colombo, Vasco da Gama, Bartolomeu Dias, Fernão de Magalhães e Cabral, procuram pelos caminhos do mar: ouro, poder e glória, escravizando, matando, violentando e invadindo terras para fortalecer o poder de seus reis. Muitos obtiveram riquezas, poder e/ou morte. Mas, sem dúvidas de que os povos dominados de todo o mundo americano, africano e mesmoasiático encontraram sofrimentos, lágrimas e a morte. Culturas que jamais puderam se recompor e desapareceram para todo o sempre.
Tudo isso para que os europeus se tornassem senhores dos mares, senhores do mundo.
2º TEXTO:
EPITAPHIO DE BARTOLOMEU DIAS
JAZ AQUI, na pequena praia extrema,
O Capitão do Fim. Dobrado o Assombro,
O mar é o mesmo: já ninguém o tema!
Atlas, mostra alto o mundo no seu ombro.
FERNANDO PESSOA
3ºTEXTO:
TRANSFORMAÇÕES PROVOCADAS PELO TRÁFICO DE ESCRAVOS
A Costa da Mina
As duas regiões da África que mais se envolveram com o tráfico atlântico de escravos, principalmente os que vieram para o Brasil, foram as chamadas costa da Mina e costa da Angola, ambas comerciando pessoas trazidas de áreas que ficavam mais ao interior do continente (africano). A Costa da Mina equivale, mais ou menos, aos atuais Gana, Togo, Benin e Nigéria.
(...) Os ganhos com o comércio de gente eram altos e serviram para enriquecer muitas pessoas(...) tanto europeus como africanos, (...) chefes africanos.
Comments
O que tem uma coisa com a outra? Os Europeus e o Mar fala sobre os europeus que foram explorar o mundo "via" mar. O segundo é um poema sobre Bartolomeu Dias, um desses europeus que foram explorar o oceano. E o terceiro fala sobre o tráfico de escravos, que era feito em barcos que iam da África até o Brasil, no Oceano Atlântico (o mesmo oceano de onde os europeus 'saíam').
Acho que é isso. ;P
eu ñ sou prof...
aaha, eu não sou professora de hiiistória