Qual a melhor maneira de convencer a minha mãe que ela está sendo irresponsável?

1°- Não é pergunta de adolescente, tenho 26 anos e divido as responsabilidades com minha mãe.

.

Minha mãe, que já tem 11 gatos (seriam 12 se um não tivesse morrido ano passado), voltou do trabalho na quarta-feira com um cachorro grande (tamanho de um labrador).

Eu pensei que ela ia apenas alimentar o animal de rua, mas ela disse que ficaria com ele até achar um dono ou um abrigo de animais. Na quinta-feira ela decidiu dar um nome ao cachorro e disse que não vai procurar outra pessoa pra ficar com ele.

O detalhe é que nosso apartamento é minúsculo (72m²) e já está lotado de gatos. Minha mãe reclama que não tem dinheiro p/ as coisas mais básicas, e no entanto ela sempre tem dinheiro p/ ração/etc.

O cachorro está ficando na sala (porque não temos quintal) pertíssimo da mesa onde comemos.

O nosso prédio tbm proíbe que se tenha mais que 4 ou 5 animais e minha mãe já levou multa por isso.

Eu tentei comentar sutilmente sobre a falta de noção dela e a situação piorou, pois ela age como se fosse super-comum trazer um animal para casa sem planejar nada, sem consultar ninguém.

E o fato é que ela nem está ajudando o cachorro. Se ela quisesse ajudar ela procuraria alguém com condições de cuidar dele, mas nem isso: ela só quer TER um cachorro.

COMO EU CONVERSO COM ELA SEM CAUSAR CONFUSÃO????????

(Pq minha mãe leva tudo pro lado pessoal e acha que as pessoas comentam alguma coisa só pra provocar ou chamar atenção)

Update:

P.S.: Eu gosto de animais e os respeito. Só queria mostrar pra minha mãe que é inviável cuidar de um cachorro aqui dentro.

Comments

  • Situação meia parecida comigo, mas a mãe é igual a minha.

    Cara, cai fora! Arrume um canto só pra você, não adianta, é perca de tempo conversar sua mãe. Se ela já tem 11 gatos e quis trazer mais um cachorrão pra dentro de casa, é melhor você sair fora porque se ficar perto ficará estressado, irritado, sua mãe não vai entender, você pegará ódio de animais e ódio até da sua própria mãe com o tempo!

    Vou contar minha histórinha... Aqui no momento tem 8 gatos e 4 cachorros e moro em casa térrea, só que já tivemos muito mais animais do que isso, só que foram morreram com o tempo, mas agora 5 gatos e 1 cachorro são meus protegidos e os outros são protegidos da minha mãe. Só que ela acha que tudo o que ela faz está certo e os outros errados, tentamos conversar com ela mas é impossível. Ela adora animais, só que estraga eles com mimos e carinhos exagerados, fazendo com que o animal acabe perturbando os demais da casa. Eu já sou mais viva, pra não me perturbar e nem perturbar os outros eu educo os meus. Mas se for falar com ela sobre esse assunto, ela vira o bicho, não deixa falar e coloca palavras na nossa boca... Com o passar do tempo, eu fui ficando irritada, estressada com essa situação e peguei um ódio mortal de certas coisas que acontecem aqui em casa que poderiam ser resolvidas mas que não se resolve por causa da minha mãe se achar a dona certinha. Conclusão: Peguei ódio dos animais protegidos dela por serem mal educados, chatos, bagunceiros e barulhentos, peguei ódio da minha própria mãe e não vejo a hora de ir embora daqui e nunca mais voltar. Sem falar que o vizinho também tem uma praga que fica latindo na minha janela do quarto.

    Meu, é sério mesmo, procura um canto só pra você porque essa sua situação vai ficar preta com o tempo. Se a sua mãe já chegou a esse ponto, pode ter certeza que mais para frente vai ficar pior. Digo isso com experiência própria!

  • Bem além de multa do condomínio fale para ela que que tem mais de 10 animais deve pagar imposto como canil a prefeitura da cidade, se ninguém denunciar tudo bem, mas se eles começarem incomodar algum vizinho poder reclamar, e ela vai além de ser multada ter que pagar imposto.

  • Puxa,q situação! E se procurares alguem q queira ficar com o dog e vc leva até aí como quem não quer nada e ela deixa a pessoa adota´-lo?Vou torcer pra q encontres uma solução.Boa sorte.

  • nossa, com certeza a intenção dela é boa, e isso é louvável, mas entendo a situação q vc expôs... mas ela naum quer doar os animais? sabia q isso pode ser um problema psicológico? pq as pessoas q ajudam sempre o fazem até encontar um lar p/ os bichinhos, mas quem vai juntando um monte de animais e naum quer se desfazer pode estar com algum tipo de transtorno... mas se vc disse q é difícil conversar com ela... aí complica hein.... chama ela pra sentar e diz q precisa ter uma conversa séria, q naum é pra ela levar a mal, diga q os próprios animais estão sofrendo pela falta d espaço... vai com calma, fala q vc vai ajudar ela a achar um lar p/ eles, talvez sua mãe esteja precisando d atenção e está encontrando isso nos animais....

  • Sua mãe está tendo um comportamento infantil e isso fica provado não só pela atitude de ter mais animais do que tem condições de ter,mas,principalmente,pelo fato de que te deixa em uma situação na qual é preciso medir palavras e procurar formas de convencê-la de que está errada.

    A verdade é que ela não pode ser convencida,pois,se nem as multas deram jeito,palavras não vão dar.

    Ela faz chantagem emocional ao "levar tudo para o lado pessoal" e,com isso,consegue impor suas vontades acima do convívio com vc e,também,com os vizinhos,uma vez que,em apartamento,temos nossos direitos,mas também temos que saber respeitar o direito dos outros e ter vários animais não é bom.

    Os próprios animais estão expostos a uma situação crítica,apertados em um pequeno espaço.

    Por isso,o que vc deve fazer é procurar um lar para o cão,adotantes responsáveis e levá-lo,em algum momento no qual ela não esteja.Por mais que isso gere uma briga com sua mãe,ela precisa de limites.É o melhor para todos,principalmente para o cão.

Sign In or Register to comment.