Galera! Capitu traiu ou não Bento? (Dom casmurro)?

Estou fazendo um trabalho e quero saber a opnião de vcs.

Vlw

Comments

  • olá,

    Leia e tire suas próprias conclusões, pois você ja pode perceber pelas respostas dadas que cada pessoa tem uma opinião diferente; e essa é que foi mesmo a intenção do autor.

    Deixar cada pessoa pensar e tirar suas próprias conclusões.

  • Olá. Então, este é o grande mistério. O que nos faz pensar e jamais esquecer esta maravilhosa obra, fica no ar, depende de nosso ponto de vista, de nossa concepção. mas de nada se tem certea, e mesmo que se leia o livro diversas vezes jamais se terá. espero ter ajudado (ou complcado ainda mais, hehehe) Até!

  • Saber com certeza a gente nunca vai saber.

    Mais na minha opinião ela não traiu.

  • a graça eh essa Kláudio!

    a gente nunca vai saber!!hahahahahah

    naum sério, eu amo Dom Casmurro e o que eu acho interessante neste livro é que Machado de Assis introduz diversos elementos para causar essa dúvida!Ele cita fatos que insinuam traição(logo no comecinho do livro tem já vários detallhes) e outros em que temos quase certeza de que o Bentinho era lunático e ciumento e de que não houve traição alguma.Como já disseram aqui em cima, é o aspecto psicológico dos 2 que tem enfoque na obra, e não necessariamente a traição ou não traição!

    beijosss

  • Olá, Klaudio!

    Lamento lhe informar, mas esta é uma pergunta para a qual simplesmente não há resposta.

    Dom Casmurro é uma narrativa em primeira pessoa, ou seja, o narrador da história é também personagem desta história. Sendo assim, todo o livro é contado através do ponto de vista do próprio Bentinho, baseado em sua insegurança e em seu ciúme não-fundamentado (ele não tinha provas contra Capitu, apenas suspeitas).

    Por esta mesma razão, Dom Casmurro é uma das obras mais conhecidas e aclamadas de um dos maiores representantes da Literatura, não apenas brasileira, mas mundial, Machado de Assis. Com maestria, Machado criou nesta obra o maior enigma da Literatura. A decisão quanto à traição de Capitu fica por conta de cada leitor.

    Espero ter ajudado!

    Boa sorte com o trabalho!

  • Não traiu.

  • Capitu não traiu!

    O filho de Bentinho parecia com o seu amigo Escobar, mas isso não significa nada! Em um parágrafo um homem diz a Bentinho que a Capitu parecia com sua esposa já falecida, Bentinho concorda com a semelhança!

    Bentinho foi um dos personagens mais odiáveis que eu já li!

    Machado de Assis criou um personagem chato, mimado e ciumento ao extremo!

  • Klaudio! É uma pena que ainda hoje leiamos "Dom Casmurro" é nos preocupemos com a questão da traição ou não-traição da Capitu. O interessa saber era qual era o perfil psicológico de ambos, mais precisamente o Bentinho, um homem envolto em eternas contradições humanas. Vivia entre a fé e a ciência. Era rico e desejava uma mulher pobre, mas, cheia de vida e amor. A beleza de Capitu encomodava, profundamente ao "homem". O mundo vivia profundas transformações filosóficas. O Brasil estava de costas para seu povo, assim como hoje, e sonhava com a Europa. Bentinho era o próprio símbolo brasileiro. Uma metáfora do Brasil. Enfim...sou suspeita...tenho verdadeira adoração pelo " Bruxo do Cosme Velho". Deixo agora você pesquisar um pouco. Beijundas

  • O fundamental na análise desta obra de Machado não é a traição em si; é que o personagem vê a mulher como um ser de sensualidade arrebatadoura, enquanto, ele próprio, se sente como totalmente sem atrativos, até mesmo incapaz do exercício de qualquer merreca de sedução.

Sign In or Register to comment.