As proteínas são responsáveis pela definição caráter genético e não os genes?

alguém pode responder?Obrigado

Comments

• Os genes são responsáveis pela instrução de como as proteínas serão sintetizadas e eles são formados por nucleotídeos que são compostos químicos de elevada massa molecular (polímero) e o nosso corpo é entre outras coisas formado de proteína cuja seqüencia de como ela é feita se encontra nos genes.

• Função das proteinas

Proteína: palavra derivada do grego “de primeira importância”. É um nutriente essencial uma vez que faz parte do citoplasma, núcleo e membrana celular.

Depois da água, as proteínas são os constituintes de maior quantidade no organismo, sendo que a maior parte é encontrada nos músculos, onde são elementos importantes para o sistema de contração. O restante fica distribuído nos tecidos, ossos, dentes, sangue e fluídos orgânicos, como muco, leite e esperma.

As proteínas participam da coagulação sangüínea, da formação de anticorpos, da construção de novos tecidos, e entre outras coisas são matéria–prima para alguns hormônios.

Gene:

A genética clássica diz - O gene é a unidade fundamental da hereditariedade. Cada gene é formado por uma seqüência específica de ácidos nucléicos (biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética. Existem dois tipos de ácidos nucléicos: ácido desoxirribonucléico – DNA- e ácido ribonucléico – RNA).

A genética moderna diz - O Gene é uma seqüência de nucleotídeos do DNA que pode ser transcrita em uma versão de RNA. O termo gene foi criado por Wilhem Ludvig Johannsen. Desde então, muitas definições de gene foram propostas. O gene é um segmento de um cromossomo a que corresponde um código distinto, uma informação para produzir uma determinada proteína ou controlar uma característica, por exemplo, a cor dos olhos.

Segmento de DNA que produz uma cadeia polipeptídica e inclui regiões que antecedem e que seguem a região codificadora, bem como sequências que não são traduzidas (íntrons) que se intercalam aos segmentos codificadores individuais (éxons), que são traduzidos.

• eu acho o seguinte oh: as proteínas servem para formar o material genético....eu não to lembrada, eu só acho...então se elas foram as responsáveis, obviamente, elas são parte estrutural dos genes, mas quem defini um caráter genético é o gene. Existem muitas organelas formadas de proteínas, mas cada uma tem uma especificidade.Assim tb ocorre com as células musculares...ou seja, tudo é proteína, mas é apenas a estrutura.

Sign In or Register to comment.