Como funciona a classificação por cota racial em concursos?
prestei um concurso público que oferece 750 vagas, sendo 20% para negros e índios, ou seja, 150 vagas destinadas à cota racial. Quando saiu o resultado eu fui aprovada e classificada em 708º lugar, na ampla concorrência, onde não constava a classificação dos cotistas. Uma segunda lista somente com cotistas foi divulgada. Dentre os cotista aprovados, 59 obtiveram uma nota melhor do que a minha. Agora não sei se fiquei ou não dentro do número de vagas. Os negros e índios que tiveram boas notas já contam para o percentual de cotas? Eu estou confusa, afinal eu estou dentro das vagas ou agora dependo do fracasso de outras pessoas nos exames subsequentes (teste físico, exames médicos e psicológicos, pesquisa social...) para ter uma mínima esperança de tomar posse do cargo ao qual estou concorrendo?
Comments
Andressa, esquece o 750. Você estava concorrendo às 600 vagas - pense nos 150 como um concurso separado.
Se ficou em 708º, e 59 cotistas foram melhor que você, isso te coloca em 649º... Sua colocação não foi ruim não. É bem provável que você acabe tomando posse ao cargo. Sou concurseiro profissional e já fui chamado em classificações bem piores (100 vagas, passei em 153º e fui chamado, 1 vaga e passem em 9º e fui chamado, e mais alguns outros).
É só prestar atenção no edital pra ver se o seu concurso tem lista de espera. Se sim (a grande maioria tem), então é só esperar.