Para os não-espíritas: qual é o propósito do Espiritismo?
Como todo mundo sabe, o Espiritismo gosta de se apresentar ao mundo como uma "síntese" entre Filosofia, Ciência e Religião. Mas, pensemos um pouco: essa imagem *propagandística* corresponde em algum grau à realidade observável?
Comecemos pela Filosofia. Que contribuição filosófica digna de menção o Espiritismo deixou para o mundo? Que eu saiba, nenhuma. Até onde eu sei, o valor efetivo da Filosofia Espírita é ZER0.
Quanto à Ciência --- que fez o Espiritismo para conseguir convencer os
cientistas dignos-do-nome de que os assim-chamados "fenômenos psi" são uma realidade? Resposta: nada de realmente sério. Circunlóquios vagos a respeito de "fluidos", "perispíritos", "quarta dimensão" ou "colônias do mundo astral" não são substitutos válidos para definições precisas ou modelos matemáticos realistas; além disto, é perda de tempo tentar convencer os pseudocéticos de que existem sim "fenômenos parapsicológicos legítimos", pois os pseudocéticos sempre estarão prontos para negar toda e qualquer evidência de que o não-material existe de fato. (Aliás, por acaso ou não, lembrei-me do astrônomo Camille Flammarion: como todo bom "cientista" "esclarecido", ele não acreditava em influências planetárias sutis, MAS em compensação acreditava nas doideiras mais endoidecidas do Espiritismo francês. Sr. Zeca, Sr. Daterra e Sr. Primata Ateu, por favor me expliquem o por quê de tal aberração ^_^ )
Pra concluir: que contribuição ou novidade importante o Espiritismo
trouxe para o campo da Religião? Será que é o discurso constante sobre fé, amor, boas-obras, ética, caridade? Mas, esta não é exatamente uma das notas fundamentais das religiões monoteístas por exemplo? E sendo assim, para que mais uma religião? Para repetir mais daquilo que já é muito sabido? Ou será que o importante mesmo no Espiritismo é a presunção de ter "provado cientificamente" a existência do mundo espiritual, o que "por conseqüência" provaria a existência de Deus? E sendo este o caso, não seria tal esforço *pura perda de tempo*? Pois a conclusão sobre a existência de uma realidade espiritual pode ser alcançada por meios puramente intelectuais, sem a necessidade de se provocar ou invocar "milagres"; além do que, o mesmo intelecto que não fecha os olhos para a existência do Espírito é igualmente apto para perceber que o Princípio Supremo (seja este denominado Destino, Acaso, ou Deus) se situa muito além e muito acima tando da Matéria quanto do Espírito. Os milagres atribuídos a Jesus Cristo no Novo Testamento pareciam mesmo ter um propósito; mas eu, sinceramente, não vejo qualquer bom propósito em sons de batidas nos móveis, em mesas voadoras, em objetos atravessando paredes, em defuntos que se materializam, ou em historinhas improváveis rabiscadas por uma vítima de um "Personal Encôsto".
Enfim, hora de repetir a pergunta: qual é o propósito do Espiritismo?
Update:P/ o Carlos:
"e o progressivo aperfeiçoamento do homem mortal ao homem espiritual eterno, junto com a consolação que trazem a todos os sedentos e famintos da verdade."
Irrealismo chegou aí e parou, hein?
Update 3:Pois é, "querida" colega Druuna, parece que tem muita gente que não teve aulas de interpretação de textos durante a 3ª e a 4ª séries do primeiro grau... e é claro que não estou falando de minha pessoa. ^_~
Update 5:Druuna escreveuw:
"Faz o seguinte: vai pra descapetização, que baixou um encosto laputeanico em você....kkkkk"
Muito obrigado! Você acaba de assinar a confissão de culpa dos líderes ocultos do sua "filosofia-ciência-religião".
Comments
como não sou espirita eu não sei..... vc deveria perguntar aos espiritas.... e mais não existe personal encosto, sim demonios, bom fim de semana;;;;
Eu participo há bastante tempo da Doutrina Espírita e posso te falar que é ótimo! E aqui trouxe um resumo da prática espírita para todos os que quiserem conhecer melhor essa Doutrina que traz tantos benefícios para todas as pessoas:
O que é o Espiritismo
É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese.
É o Consolador prometido, que veio, no devido tempo, recordar e complementar o que Jesus ensinou, "restabelecendo todas as coisas no seu verdadeiro sentido", trazendo, assim, à Humanidade as bases reais para sua espiritualização.
O que revela
Revela conceitos novos e mais aprofundados a respeito de Deus, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida.
Revela, ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual o objetivo da existência terrena e qual a razão da dor e do sofrimento.
Qual a sua abrangência
Trazendo conceitos novos sobre o homem e tudo o que o cerca, o Espiritismo toca em todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humanos.
Pode e deve ser estudado, analisado e praticado em todos os aspectos fundamentais da vida, tais como: científico, filosófico, religioso, ético, moral, educacional, social.
Pontos fundamentais
Deus é a inteligência suprema e causa primária de todas as coisas. É eterno, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom.
O Universo é criação de Deus. Abrange todos os seres racionais e irracionais, animados e inanimados, materiais e imateriais.
Além do mundo corporal, habitação dos Espíritos encarnados (Homens), existe o mundo espiritual, habitação dos Espíritos desencarnados.
No Universo há outros mundos habitados, com seres de diferentes graus de evolução: iguais, mais evoluídos e menos evoluídos que os homens.
Todas as leis da Natureza são leis divinas, pois que Deus é o seu autor. Abrangem tanto as leis físicas como as leis morais.
O homem é um Espírito encarnado em um corpo material. O perispírito é o corpo semimaterial que une o Espírito ao corpo material.
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Constituem o mundo dos Espíritos, que preexiste e sobrevive a tudo.
Os Espíritos são criados simples e ignorantes, evoluem intelectual e moralmente, passando de uma ordem inferior para outra mais elevada, até a perfeição, onde gozam de inalterável felicidade.
Os Espíritos preservam sua individualidade, antes, durante e depois de cada encarnação.
Os Espíritos reencarnam tantas vezes quantas forem necessárias ao seu próprio aprimoramento.
Os Espíritos evoluem sempre. Em suas múltiplas existências corpóreas podem estacionar, mas nunca regridem. A rapidez do seu progresso, intelectual e moral, depende dos esforços que faça para chegar à perfeição.
Os Espíritos pertencem a diferentes ordens, conforme o grau de perfeição a que tenham alcançado: Espíritos Puros, que atingiram a perfeição máxima; Bons Espíritos, nos quais o desejo do bem é o que predomina; Espíritos imperfeitos, caracterizados pela ignorância, pelo desejo do mal e pelas paixões inferiores.
As relações dos Espíritos com os homens são constantes, e sempre existiram. Os bons Espíritos nos atraem para o bem, nos sustentam nas provas da vida e nos ajudam a suportá-las com coragem e resignação. Os imperfeitos nos impelem para o mal. Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade. E a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus.
A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela humanidade.
O homem tem o livre-arbítrio para agir, mas responde pelas conseqüências de suas ações.
A vida futura reserva aos homens penas e gozos compatíveis com o procedimento de respeito ou não à Lei de Deus.
A prece é um ato de adoração a Deus. Está na lei natural, e é o resultado de um sentimento inato do homem, assim como é inata a idéia da existência do Criador.
A prece torna melhor o homem. Aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assistí-lo. É este um socorro que jamais se lhe recusa, quando pedido com sinceridade.
Prática Espírita
Toda a prática espírita é gratuita, dentro do princípio do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes".
A prática espírita é realizada sem nenhum culto exterior, dentro do princípio cristão de que Deus deve ser adorado em espírito e verdade.
Por que tu tens medo das respostas de espiritualistas e espíritas?
Afinal, se a razão é tua, porque excluir quem estuda? Queres respostas de quem tem conhecimento sobre o tema limitado como o teu?
Por que puxar o saco de determinados ateus para virem responder?
Quer concordinos?
Vais ter surpresas...
kkkk
=======
Ah entendi.
Faz o seguinte: vai pra descapetização, que baixou um encosto laputeanico em você....kkkkk
Olha criaturinha, não quero briga não.
Se for para brigar, que seja no mínimo o Chuck Norris, que não lê, ele fica encarando os livros até obter toda a informação de que precisa...kkkk
Isso sim é inteligência. Pura osmose.kkkkkkkkkk
Claro que tua pergunta continua não respondida.
Quem sabe tu não queres ouvir.
Vou ver se o Chuck Norris responde. Tá?
>>> Até onde eu sei, o valor efetivo da Filosofia Espírita é ZER0. <<<
A resposta que tu queres é essa acima, que, maliciosamente, já respondeste.
Isso apenas indica o quanto tu conheces ou sabes sobre o Espiritismo, NADA.
Continua, fazendo perguntas indutivas e mal intencionadas, já com a resposta embutida, se te faz bem.
Você, com certeza, tem o único propósito de denegrir o que não conhece.
Parabéns.
Como não-espíritas não se apresentam, então eu, como ardoroso defensor dos postulados da Doutrina Espírita.Até porque, para falar de alguma no sentido de combater é necessário conhecer profundamente, do contrário seria leviandade.
A maioria das pessoas que se acercam da Doutrina Espírita com o objetivo sério de conhecer, se afastam pois percebem que há uma necessidade enorme de estudar, instruir-se, pois o conjunto da obra é extenso.
Além do que, por ser uma revelação dos Espíritos, há traços de personalidade. O Espiritismo não tem a pretensão deter a verdade total, nos foi revelado, pequeninas partes do quebra cabeça.Aliás, não foi nem revelado, apenas foi retirado o véu lançado sobre conhecimentos existentes em outras culturas.
"Comecemos pela Filosofia. Que contribuição filosófica digna de menção o Espiritismo deixou para o mundo?"
Conhece o ditado que uma andorinha só não faz verão.Pois é.
Somente quando o preconceito religioso ,cultural e científico for miniminizado, é que a grande massa se acercará dos princípios filosóficos, então, embevecidos pela magnitude de sua mensagem, se quedarão respeitosos perante eles.
A o desejo desenfreado efervescente pelo prazer; a busca insana pela riqueza a custa da destruição do meio ambiente; o valor desenfreado ao poder; o desrepeito e a falta de valor ao próximo, à criança , o jovem e o idoso, cederão lugar `a quietude , serenidade e paz.Pois, somente a filosofia da reencarnação proporciona esse estado de espírito.
"Quanto à Ciência --- que fez o Espiritismo para conseguir convencer os
cientistas dignos-do-nome de que os assim-chamados "fenômenos psi" são uma realidade?"
Muito antes, de darem nomes esdrúxulos, à mediunidade, ela foi estudada por grandes nomes, de vários campos do conhecimento humano, e, várias parte do mundo.
Seus vários aspectos foram amplamente estudado, através de grandes médiuns da história.
Essa conclusões, que apontavam para a realidade dos mesmos foram rejeitados, de imediato, rejeitados, mas não refutados.
O grande Camille Flamarion, que vc citou citou como cientista entre aspas, foi um gênio em sua época.Pela publicação de sua “Astronomia Popular”, recebeu da Academia Francesa, no ano de 1880, o prêmio Montyon. Em 1870 escreveu e publicou um tratado sobre a rotação dos corpos celestes, através do qual demonstrou que o movimento de rotação dos planetas é uma aplicação da gravidade às suas densidades respectivas" Até recentemente seus estudos eram referências universitária mundo à fora. O que pesa contra ele é que se atreveu a estudar os fenômenos espíritas e confirmá-lo.
"Pra concluir: que contribuição ou novidade importante o Espiritismo
trouxe para o campo da Religião? Será que é o discurso constante sobre fé, amor, boas-obras, ética, caridade?"
Em que as Religiões tem demonstrado de prática efetiva do amor em ação?
O que se vê de obras sociais, abundantemente, são escolas, e caras por sinal.
Houvesse as religiões se dedicado a fundar escolas totalmente gratuítas, em torno do mundo, totalmente dedicados à instrução e educação da criança e jovem eu seria o Maior católico ou Maior protestante.
Contudo a caridade material não é tudo, nos países nórdicos, e, outros de primeiro mundo, não o material, contudo o suicídio é dominante.O povo carece de idéias renovadoras, para reflorescer a fé.
A Doutrina Espírita trás novo alento, será o renascimento da espiritualidade no seio das religiões.
Sua responsabilidade é acentuada ao constatar, no finalzinho de sua prolixa exposição, que conhece algo dos fenômenos espiritualistas, objeto de estudo de gênios da humanidade desde meados do século retrasado. Tem opinião formada que só o tempo e novas vivências poderá mudar. O propósito do espiritualismo (seja kardecista ou não) é trazer a lume muito do que foi amortalhado da mensagem original de Jesus Cristo por interesses religiosos posteriores, ou do que Jesus deixou oculto devido à dureza dos nossos corações, dos quais o seu me parece exemplar de ótima qualidade. Assim como Jesus foi crucificado por tentar livrar a religião judaica dos dogmas e ritualismos vazios, pessoas como você tentam denegrir as boas novas da vida após a morte, e o progressivo aperfeiçoamento do homem mortal ao homem espiritual eterno, junto com a consolação que trazem a todos os sedentos e famintos da verdade. Você, com sua crença, o que fez até agora nesse sentido, a não ser criticar o que não quer ou não pode admitir como sinais evidentes de progresso filosófico, científico e religioso? As melhores mentes do mundo são espiritualistas, meu camarada, ou estão no caminho por não haver outro mais próximo de explicar os fenômenos científicos observados nos laboratórios. E você, meu bom amigo, quem é na vida para levantar-se contra todas as evidências espalhadas atualmente por todo o globo? Cuidado, sua fichinha vai se tornar pesada demais e um dia desabará bem nos seus pés. Eu não queria estar no seu lugar nesse dia, mas vou me alegrar quando der meia-volta e suplicar por nova chance ao Altíssimo. Sds. cristãs.
Eu sou "não-espírita" e não vejo nenhum propósito no espiritismo. E isso é lógico. Se visse propósito nele, seria.
P.S.:
"...O que você diz não faz sentido. Ateus sérios se sentem qualificados para criticar as religiões exatamente porque eles passaram muito tempo estudando as mitologias dos humanos e lendo a Bíblia, o Alcorão, a História Comparativa das Religiões..."
Resp.: desculpe-me, mas "ateu sério" não tem a "qualificação" de um JOSEPH CAMPBELL (mitologista norte-americano em que se baseou George Lucas para criar sua saga "Star Wars") ou de um MIRCEA ELIADE (pesquisador de Religião Comparada), exatamente porque um CIENTISTA não anda por aí dizendo que RELIGIÃO NÃO VALE NADA segundo os PRÉ-CONCEITOS dele.
Aliás, um "CRISTÃO SÉRIO" é "autoridade séria" para "NEGAR O EVOLUCIONISMO"?
P.: "...Se eu tenho motivos para criticar o espiritismo, é justamente porque eu o conheci bem de perto, mas diferentemente das pessoas ingênuas, o meu QI não é excessivamente baixo..."
Resp.: neste forum, você tem todo o direito de "dar a sua opinião abalizada" nas suas impressões sobre o que vc sabe sobre o Espiritismo.
Mas, não passe dos "seus" limites: não queira "classificar" de "ingênua" as pessoas, pois "Hitler" também era um cara de "...QI não é excessivamente baixo..." e ao tentar "impor" suas "verdades", deu no que deu, certo?
Aliás, um "Hernani Guimarães Andrade", um "Carlos de Brito Imbassahy" também não são gente de "...QI não é excessivamente baixo..." que tem outras "opiniões abalizadas em pesquisas espíritistas" para se contrapor ao que você disse.
Aliás, a "opinião" de um "físico quântico" como "AMITI GOSWAMI" (que é um 'ateu sério' não espírita que "corrobora" os fenômenos espíritas com seus "trabalhos científicos") também se sente "qualificado" para não "atacar" o Espiritismo!
Será que, agora, vc vê "sentido" na minha frase: "...não-espíritas não podem "responder" qual é o propósito do Espiritismo, já que não o conhecem..."
Acho que fui "impreciso" com relação à "AMITI GOSWAMI", "STANISLAV GROF", "KEN WILBER", "FRED ALAN WOLF", "FRITJOF CAPRA"...
Mas, eu estava me referindo à "detratores" do Espiritismo do Y!R, que dizem "...Se eu tenho motivos para criticar o espiritismo, é justamente porque eu o conheci bem de perto..."
tsk, tsk, tsk...
Sugestão: para "detratar Espiritismo", leia "excelentes detratores" como "PADRE QUEVEDO" e "FREI BOAVENTURA KLOPPENBURG"...
...para entender melhor "quem" está sendo "ingênuo" aqui.
P.: "...Para os não-espíritas: qual é o propósito do Espiritismo?..."
Resp.: não-espíritas não podem "responder" qual é o propósito do Espiritismo, já que não a conhecem.
P.: "...essa imagem *propagandística* corresponde em algum grau à realidade observável?..."
Resp.: isso não é "propaganda". Leia "O Livro dos Espíritos".
Os "fatos" espíritas estão demonstrados em toda a obra de Kardec.
LEIA!
P.: "...Comecemos pela Filosofia. Que contribuição filosófica digna de menção o Espiritismo deixou para o mundo?
Resp.: deixou a "ética cristã" como "filosofia de vida" baseada na Reforma Íntima.
P.: "...Que eu saiba, nenhuma. Até onde eu sei, o valor efetivo da Filosofia Espírita é ZER0..."
Resp.: a disciplina "ética" está relegada a último plano hoje em dia, só mesmo "efetiva" como aplicação da "Lei".
Como nem o Espiritismo consegue "efetivar amplamente" o conceito de que a "ética" na Ciência e na Política tem relevancia para o ser humano contemporâneo, estamos a enfrentar a "realidade" do AQUECIMENTO GLOBAL criado pelo "ateismo neo-liberal globalizante" que está ameaçando a existência de todos sobre a face da Terra.
Note a idéia de "Filosofia" e "disciplina" faliram diante do consumismo e do capitalismo atual: o resultado é o "suicídio" coletivo, ora em curso.
LEIA JORNAIS!
P.: "...Quanto à Ciência --- que fez o Espiritismo para conseguir convencer os cientistas dignos-do-nome de que os assim-chamados "fenômenos psi" são uma realidade? Resposta: nada de realmente sério..."
Resp.: os cientistas "dignos-do-nome" estão "atrelados" à Administração do Congresso Americano: "nada" que ameace os "negócios" dos capitalistas terá "aval" para ter "crédito" no seio da Ciência.
"Cientista" é "marionete de empresários" e os ditos "empresários" já estão vendo "grandes possibilidades comerciais" ao incentivar a idéia de que a "felicidade está no próximo shopping-center", que "vive" da "indisciplina" do consumidor.
É por isso que "igreja protestante" está mais para "empresa de captação de recursos financeiros" do que para "templo para meditação" dos problemas intra-psíquicos.
O Espiritismo não faz esse mesmo jogo: preconiza-se a "reforma ética intima" e a viver-se em harmonia com a Natureza, "fora de moda" para muitas pessoas.
P.: "...Pra concluir: que contribuição ou novidade importante o Espiritismo trouxe para o campo da Religião?..."
Resp.: foi o da "Ética". O comportamento "ético" regula a "lei da ação e da reação" e a lógica das "reencarnações".
A "Ética" é "determinante" da evolução de um indivíduo (encarnado ou desencarnado).
P.: "...Será que é o discurso constante sobre fé, amor, boas-obras, ética, caridade? Mas, esta não é exatamente uma das notas fundamentais das religiões monoteístas por exemplo?..."
Resp.: era, mas não é mais. O "Monoteismo tradicional" falhou em todas as suas "nuances".
P.: "...E sendo assim, para que mais uma religião? Para repetir mais daquilo que já é muito sabido?..."
Resp.: a "religião cristã" criou o 'ateismo contemporâneo' e o Neo-Capitalismo Niilista de nossos dias.
LEIA: "A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO"
de MAX WEBER
Precisa ser 'renovado': mas antes, a Bíblia está sendo "julgada", versículo por versículo, pelo ATEISMO MODERNO e CONTEMPORÂNEO.
E à luz da História, como uma "árvore" que produziu os "maus frutos" da Civilização Contemporânea também.
Não há "futuro" para a Bíblia, "afirmada" nos templos mas, hipocritamente "negada" na prática dos seus "fiéis": o Ateismo e a Religião são "cara e coroa" da mesma moeda, hoje em dia.
o meu QI não é excessivamente baixo!!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK