cilindro de oxigênio conectado após o filtro de ar: será que funciona?
Bom pessoal. Sou uma pessoa muito criativa, mas nao tenho "as caras" de mecher no motor de um carro. vários são os fatores, falta de tempo, falta de apoio dos meus pais ao saberem q estou fazendo essas coisas, e aquele medoooooo de tomar um prejuizo e ter um caranga que vive na oficina...
ja pensei varias vezes em preparações aspiradas, tenho um fox 1.0, após pesquisar bastante, desisti.
porém sempre busquei opções que fossem menos "agressivas" para o motor, algo que evitasse ao maximo as quebras, por isso nunca considerei preparar com turbina....
porém eu tive uma idéia MALUCA esses dias, e nao tenho coragem de testar.... então o jeito é perguntar!!
o negócio é o seguinte: o carro roda queimando gasolina com ar atmosférico, certo? e o ar atmosfériso é apenas 18% O2, que é a substancia que efetivamente entra em combustão. os outros 70% são Nitrogenio, e tem 10% de compostos de carbono CO e CO2, que NAO PARTICIPAM DA COMBUSTAO. correto???
então................. se vc pega um cilindro de O2 puro comprimido........ bota ele no compartimento do motor........ bota uma mangueirinha saindo dele e coloca ela logo após o filtro de ar antes da borboleta.......... e um acionador dentro do carro....... quando vc aperta o acionador libera O2 puro e limpo dentro da borboleta, fazendo que o ar fique enriquecido em O2........
aí faz um remap da injeção............................... KKKKKKKKKK que loucura...........
e aí galera???????? será que funfa?????? acho q vou tentar na minha shineray HAHAHAHA!
desde já agradeço!
Update:detalhe adicional 2:
um engenheiro mecânico nunca descarta uma idéia dizendo que os engenheiros ja fizeram o maximo. se os engenheiro tivessem feito o máximo, estariamos viajando entre as estrelas amigo, o que voce falou é certo mas nao necessariamente minha ideia é impossível... por isso eu sugeri o REMAP da injeção.... e nesse caso então que seja feita outra sonda lambda preparada pra nova mistura..... e por aí vai o desafio........ mas vc gosta só de receita pronta né! abraçossssssss colega =D se der certo posto um videozim pra vc..... se explodir eu posto tb........ no shames =D bjim
Comments
Amigo, eu concordo com o Antonio Carlos, não acho que isso é uma coisa que tem futuro.
e na minha opinião ele está correto em todas as conclusões.
mas..... acho que vale uma tentativa, não suporto esse papo que engenheiro sabe de tudo e pronto, vc não faz ideia da quantidade de engenheiro BURRO que eu já conheci e até tive que corrigir, e olha que nem tenho o segundo grau completo, pra burrice cronica estudo não é remédio.
a sua ideia, já existe no mercado a tempos, enriquecer o ar da admissão com oxigênio antes de entrar no motor para permitir se queimar uma quantidade maior de combustível e assim aumentar a potencia.
o que existe comercialmente é o gás protóxido de nitrogênio, ou como é conhecido, NOS, Nitro ou até oxido nitroso.
ele aumenta rapidamente a quantidade de comburente na mistura, permitindo se queimar mais combustível.
mas tem um grande problema associado a isso, a variação brusca da mistura de ar/combustível que a injeção está lendo e o enorme aumento da taxa de compressão pelo período em que ele esta sendo usado.
falando o português claro, ele F.ODE o motor.
variação brusca na mistura pode quebrar canaleta dos pistões ou até derreter a cabeça deles e excesso de taxa, entorta biela e a estilhaça causando danos catastróficos ao bloco.
então essa não é uma boa solução, alem do aumento de potencia não ser relevante para que vc sinta uma boa melhora no desempenho do seu motor, que original já é fraco.
alem disso, seria necessário um belo trabalho na injeção, o remap que vc citou, pois injeção original endoida quando percebe pressão positiva no coletor de admissão, e injetores suplementares para suprir a falte de combustível na hora da injeção do gás.
ou seja, isso é pra ser feito por um profissional em preparação e não no fundo da garagem da sua casa.
no começo da sua pergunta, vc disse que queria aumentar a potencia do seu carro e estava buscando alternativas para não danificar o motor.
agora que foi que te disse que turbocompressor danifica alguma coisa ?
o que estraga motor é preparação mal feita e não pressão.
isso que vc disse de enriquecer a mistura com comburente é das preparações mais agressivas que vc pode fazer.
então deixa eu dar uma sugestão.
NÃO mexe no seu carro, ele é 1.0, é feito para ser econômico e não pra andar bem.
quer mais desempenho ? então compre um carro com um motor maior, é o mais fácil e correto, é para não ter encheção de saco.
mas se for uma tara sua preparar esse carro, então o jeito menos agressivo, mais barato e mais fácil é usando um turbocompressor, que NÃO estraga o seu motor se for feito uma preparação bem feita.
respeitado a taxa original e equilibrando a pressão vc vai ter motor pra muitos e muitos anos.
eu se fosse mexer nesse motorzinho ai, metia um turbo de gol 1.0 16 T soprando 0,6 de pressão.
bicos do fox 1.6, mexidinha na injeção para aumentar pressão de bomba e permitir a pressão no coletor, bem como o acerto da mistura, rodando sempre no alcool é claro e nada mais, com isso ai vc já passa dos 100 cv nesse motor e vai ter motor por muito tempo.
simples, rápido e comprovadamente eficiente.
é isso ai espero ter ajudado.
abraço e boa sorte muleque loco.
ai cara de louco todo mundo tem um pouco
e pensando bem não custa tentar de repente da certo,
começa com uma proporção minima e vai aumentando e boa sorte
Rsrsrsrs, não sei que engenheiro mecânico acha que o ar atmosférico tem 18% de oxigênio, você sim andou faltando as aulas de química la no ciclo básico, o ar atmosférico possui quase 21% de oxigênio, e engenheiros de montadoras não fazem o melhor para o motor gerar potencia, fazem o melhor pra cumprir as normas e o motor funcionar de forma eficiente, tornando o produto atrativo e competitivo.
Adicionar oxigênio extra realmente aumenta a potencia, digamos que você dobre a porcentagem de oxigênio que entra no cilindro, em condições ideais, com a mistura estequiométrica promovida pela injeção eletrônica, seja ela remapeada ou não, a potencia aumentaria em 100%, porem o oxigênio sendo injetado no coletor de admissão vai refrigerar toda a mistura, entrando ainda mais oxigênio no cilindro, e aumentando mais do que 100% a potencia, o único porem é que são necessários muitos quilos de oxigênio para queimar 1 kg de combustível, então a não ser que você tenha um cilindro enorme, não vai durar mais que alguns segundos, pelo menos o oxigênio liquido é bem mais barato que o nitro, acho q é menos de R$1,00 o litro.
a melhor escolha é um turbo, se botar 1.0 Bar de pressão e utilizar álcool, a potencia vai ficar um absurdo,
alem de beber como um carro 1.0 normal a baixa RPM.
Sou estudante de Engenharia Mecânica e entusiasta
Essa tua ideia é de uma inutilidade ampla, geral e irrestrita, demonstrando que você é totalmente desconhecedor de química, física e mecânica em geral. Portanto, preste atenção no seguinte: Os 18% de oxigênio no ar atmosférico são plenamente suficientes para servir de comburente para o funcionamento do motor. Os demais gases também são úteis pois são eles que comporão a massa gasosa que será dilatada pelo calor produzido pela queima, geranndo a pressão que impulsiona os pistões, produzindo o torque necessário para movimentar o veículo.
Se você fizer essa injeção de oxigênio puro após o filtro de ar, acontecerá o seguinte: Vai sobrar oxigênio, a sonda lambda vai fazer a UCE "entender" que a mistura está pobre, vai aumentar a alimentação até o batente, vai aumentar o consumo de combustível enormemente, uma boa porção do combustível não será queimada e será lançada na atmosfera, vai carbonizar as velas e as válvulas etc, etc, etc. Isso porque todo o sistema da UCE está calculado e programado para funcionar equilibradamente com uma massa de ar com apenas 18% de oxigênio. Portanto, não faça bobabens. Os engenheiros das montadoras já gastaram muitas horas para fazer o motor funcionar da melhor maneira possível.
Agora, se você quer fazer bobagens e se arriscar até mesmo a um acidente, uma explosão etc e tal, vá em frente mas faça um seguro de vida primeiro.