o que é nexo técnico epidemologico previdenciario ?
eu recebi uma carta,da previdência social a respeito de um afastamento de 2 meses da empresa,com hérnia de disco na cervical, pois a atividade em que trabalhava eu ficava curvado o tempo todo,e nesta carta diz que tenho 15 dias para apresentar a meu critério, uma contra rasao em defesa da manutenção do ntep, com a documentação probatória de minhas alegações.
o que acontece se eu não apresentar a contra- rasão?, a empresa poderá me demitir? não sei como fazer.
Update:não gostaria de fazer algo que possa me arrepender ,pois minha esposa está gravida e precisamos da assistencia medica oferecida pela empresa.
Comments
As implicações serão no estabelecimento do auxílio-doença como: auxílio doença previdenciário cód. B 31 e auxílio doença por acidente do trabalho B 91; Cada um com suas implicações.
O NETP é a relação entre o diagnóstico e a ocupação; ou seja, mediante a identificação do nexo técnico causal entre o acidente e a lesão, a doença e o trabalho, o acidente , chamado Nexo Técnico Previdenciário (NTP). Ex: ao trabalhador com dor nas costas , a famosa lombalgia, o médico do INSS estudava as atividades desenvolvidas por este empregado para estabelecer uma relação causal entre as atividades laborais e a lombalgia. O diagnóstico descrito no atestado do médico assistente é codificado conforme a classificação internacional de doença (lombalgia CID M54.5).
Tratando-se de doença ocupacional o benefício é concedido como B91 – auxílio doença acidentário, como foi mencionado no começo. No caso se doença não ocupacional o INSS concede o benefício como B31 – auxílio doença previdenciário.
No auxílio-doença acidentário o segurado tem estabilidade de 12 meses. É muito comum o trabalhador que recebe alta do auxílio-doença previdenciário não ser aceito de volta na empresa e ficar sem o benefício que faria jus. Também há a possibilidade da responsabilidade civil do empregador, quando se verifica dolo/culpa do empregador, ensejando Dano Moral e Material.
caso queira, publiquei no meu blog matéria a respeito, no link abaixo você poderá acessá-la:
http://previdenciaposentadoria.blogspot.com/2010/1...
Roberto
Consultoria Previdenciária
Olá,
Veja esse site, ele aborda muito bem sobre o Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NTEP, acesse: http://www.blogsegurancadotrabalho.com.br/2015/02/...