alguem q seja com palavra ou bom e português...!!! vale 10 pontos?

Preciso de 10 palavras q sejam ditongos hiatos...

assim...

q sejam estilo um tritongo mais q ao invez das 3 vogai8s ficarem juntas 2 ficam juntas e 1 fica separada...

a 1 pessoa a me dar a resposta certa leva 10 pontos...

Update:

e o seguinte eu n qro nenhum tritongo nenhum ditongo nenhum hiato...

eu qro 10 plavras

cada uma deve aparecer um ditondo/hiato q e 3 vogais juntas quando vc pronuncia mais q quando vai separar ficam apenas 2 juntas e outra em outra frase entendeu???

Ex:

afogueado

as leetras uea sao juntas mas quando separa-se as silabas elas ficam separadas...

a - fo - gue - a - do

qualquer duvida pergunte

Comments

• sereia - primeira é "se-"; a segunda é "-rei-"; e a terceira é "-a".

Na sílaba do meio há o que se chama de ditongo (junção de vogal e semivogal, proferidas numa só sílaba), e ditongo não se separa. Nesse caso, o "e" (de "-rei-") é a vogal, e o "i", a semivogal. Vogais têm pronúncia mais forte; as semivogais têm pronúncia mais fraca, indicando que não podem formar por si só núcleos silábicos, tendo sempre de acompanhar as vogais.

Outros exemplos:

Gou - ve -ia

a-re-ia

ca-de-ia

a-ve-ia

eu-ro-pé-ias

pla-té-ia

al-ca-té-ia

o-dis-sé-ia

he-bré-ia

a-lé-ia

ge-lé-ia

fi-éis

OBS: Se o ditongo apresentar timbre fechado, também não haverá acento, como em:

a-po-io

a-rro-io

com-bo-io

pas-se-io

re-cre-io

fre-io

as-se-io

cla-re-ia

gor-je-io

per-me-ia

me-ia

me-io

a-bo-io

va-gue-ia

Hiatos

Quando a segunda vogal do hiato for i ou u, tônicos, acompanhados ou não de s, haverá acento: proíbo, faísca, caíste, saúva, balaústre, carnaúba, país, aí, baú, Jaú, paraíso, saúde, heroína. Cuidado: se o i for seguido de nh, não haverá acento. É o caso de: moinho, tainha, campainha, redemoinho.

Também não haverá acento se a vogal i ou a vogal u se repetirem, o que ocorre em poucas palavras: vadiice, sucuuba, mandriice, xiita, mariice(neologismo de Guimarães Rosa). Convém lembrar que, quando a vogal i ou a vogal u forem acompanhadas de outra letra que não seja s, não haverá acento: ruim, juiz, paul, Raul, cairmos, contribuiu, contribuinte, distribuiu, atraiu, raiz.

Quando, nos grupos ee e oo, a primeira vogal for tônica, haverá acento circunflexo: crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, prevêem, revêem, côo, vôo, enjôo, magôo, abotôo. Note que a terminação êem é exclusiva dos verbos crer, dar, ler, ver e derivados (descrer, reler, prever, rever, antever e outros).Não ocorre a terminação êem nos verbos ter, vir e derivados (deter, manter, entreter, conter, reter, obter, abster, intervir, convir, provir e outros).

Ajudei?

• guiado, vaiado, leia, elogiada, arqueologo, arqueologia, esquiando, nao sao 10, mas espero ter ajudado

• nao entendi nada a tua pergunta

• Entao vc ja sabe.

• Formule melhor sua questão:

Quantos ditongos?

Quasntos hiatos?

Quantos tritongos e como seria tritongo sem juntar as 3 vogais, que na verdade se formam de semivogal, vogal e semivogal?

Se reformular posso responder.

• by Prof. Roque Membro desde:

30 de Janeiro de 2008

Total de pontos:

2874 (Nível 4)

Adicionar amigo(a)

Bloquear

Melhor resposta 12%828 respostas

Membro desde: 30 de Janeiro de 2008

Total de Pontos: 2874 (Nível 4)

Pontos ganhos na semana: 559

Adicionar amigo(a)

Bloquear

Formule melhor sua questão:

Quantos ditongos?

Quasntos hiatos?

Quantos tritongos e como seria tritongo sem juntar as 3 vogais, que na verdade se formam de semivogal, vogal e semivogal?

Se reformular posso responder.

2 horas atrás

0 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie

by KRIKA Membro desde:

27 de Outubro de 2006

Total de pontos:

254 (Nível 2)

Adicionar amigo(a)

Bloquear

sereia - primeira é "se-"; a segunda é "-rei-"; e a terceira é "-a".

Na sílaba do meio há o que se chama de ditongo (junção de vogal e semivogal, proferidas numa só sílaba), e ditongo não se separa. Nesse caso, o "e" (de "-rei-") é a vogal, e o "i", a semivogal. Vogais têm pronúncia mais forte; as semivogais têm pronúncia mais fraca, indicando que não podem formar por si só núcleos silábicos, tendo sempre de acompanhar as vogais.

Outros exemplos:

Gou - ve -ia

a-re-ia

ca-de-ia

a-ve-ia

eu-ro-pé-ias

pla-té-ia

al-ca-té-ia

o-dis-sé-ia

he-bré-ia

a-lé-ia

ge-lé-ia

fi-éis

OBS: Se o ditongo apresentar timbre fechado, também não haverá acento, como em:

a-po-io

a-rro-io

com-bo-io

pas-se-io

re-cre-io

fre-io

as-se-io

cla-re-ia

gor-je-io

per-me-ia

me-ia

me-io

a-bo-io

va-gue-ia

Hiatos

Quando a segunda vogal do hiato for i ou u, tônicos, acompanhados ou não de s, haverá acento: proíbo, faísca, caíste, saúva, balaústre, carnaúba, país, aí, baú, Jaú, paraíso, saúde, heroína. Cuidado: se o i for seguido de nh, não haverá acento. É o caso de: moinho, tainha, campainha, redemoinho.

Também não haverá acento se a vogal i ou a vogal u se repetirem, o que ocorre em poucas palavras: vadiice, sucuuba, mandriice, xiita, mariice(neologismo de Guimarães Rosa). Convém lembrar que, quando a vogal i ou a vogal u forem acompanhadas de outra letra que não seja s, não haverá acento: ruim, juiz, paul, Raul, cairmos, contribuiu, contribuinte, distribuiu, atraiu, raiz.

Quando, nos grupos ee e oo, a primeira vogal for tônica, haverá acento circunflexo: crêem, dêem, lêem, vêem, descrêem, relêem, prevêem, revêem, côo, vôo, enjôo, magôo, abotôo. Note que a terminação êem é exclusiva dos verbos crer, dar, ler, ver e derivados (descrer, reler, prever, rever, antever e outros).Não ocorre a terminação êem nos verbos ter, vir e derivados (deter, manter, entreter, conter, reter, obter, abster, intervir, convir, provir e outros).

Ajudei?

2 horas atrás

Fonte(s):

http://www1.folha.uol.com.br/folha/publi...

1 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie

by Clara Membro desde:

16 de Fevereiro de 2007

Total de pontos:

874 (Nível 2)

Adicionar amigo(a)

Bloquear

Entao vc ja sabe.

2 horas atrás

by Bebela Membro desde:

02 de Julho de 2006

Total de pontos:

376 (Nível 2)

Adicionar amigo(a)

Bloquear

guiado, vaiado, leia, elogiada, arqueologo, arqueologia, esquiando, nao sao 10, mas espero ter ajudado

1 hora atrás

1 Avaliação: Resposta boa 0 Avaliação: resposta ruim Denuncie

by nina Membro desde:

06 de Dezembro de 2007

Total de pontos:

989 (Nível 2)

Adicionar amigo(a)

Bloquear

nao entendi nada a tua pergunta

55 minutos atrás

Sign In or Register to comment.