Espíritas e Ateus e Agnósticos ...?
sempre tem uma certa simpatia um pelo outro.
Ateus não acreditam em Deus, e os espiritas certos ou errados ainda acreditam em Deus !
Agnosticos não acreditam em nada ou seja em nenhuma doutrina como podem simpatizar pelos espiritas ?
Seriam farinha do mesmo saco ?
Update:Obrigado Undertaker pelo esclarecimento sobre agnósticos.
Comments
Ricardi,
Seu conceito de Agnóstico está equivocado.
Vamos explanar melhor a situação:
O Ateu acredita na não-existência de Deus, deuses, demônios ou qualquer coisa do tipo.
Os Espíritas, sim, acreditam em Deus.
O AGNÓSTICOS, não são pessoas que não acreditam em nada. Estes, como falei, são os Ateus. O Agnóstico é uma pessoa (como eu) que questiona a existência de tais seres como Deus ou deuses, demônios e espíritos, não afirmando sua existência ou não, mas buscando uma resposta para suas dúvidas.
Espero ter esclarecido melhor para você essa questão.
Agora vamos à resposta para sua pergunta:
No MEU caso (que não é o de todos, generalizar é incorreto), eu tenho uma simpatia pelo Espiritismo por ter como exemplo de Espírita minha mãe, que é uma pessoa que tem a mente muito aberta e não discrimina outras formas de pensamento. Isso, além de me respeitar e nunca a vi criticando ninguém por pensar diferente dela.
Quanto aos Espíritas, normalmente simpatizam por pessoas que tem a mente aberta e estão disposta à conhecer e aprender.
Bem, não posso falar por todos os ateus, mas eu simpatizo com os espíritas porque não são fanáticos, são extremamente cultos e educados e não enchem o saco.
Outra coisa... É a única religião que arregaça as mangas e faz alguma coisa pelos outros. Diferente das demais que só ficam no discurso.
Apesar de não concordar com a filosofia deles, respeito sua vontade (e esforço) de ajudar os semelhantes, diferente dos demais cristãos, que querem ajudar a si próprios e só.
o Respeito confunde quem não respeita ninguém.
o Amor confunde quem sente ódio.
a Fraternidade confunde o intolerante.
Deus é Único, criador de tudo e de todos.
Assim sendo todos somos irmãos, apenas amamos, cultuamos e entendemos Deus, Nosso Pai de um modo diferente.
Até vc mesmo não querendo é filhos do mesmo Pai que somos. SOMOS TODOS IRMÃOS.
Espíritas não são fanáticos como alguns religiosos por aqui, e acredito que é a única religião que respeitam todos inclusive os ateus.
Espíritas mesmo acreditando em Deus, usam a lógica.
Beijocas da Val.
eu sou Ateu, tenho uns amigos crentes outros pagãos e alguns espiritas somos farinha do mesmo saco até por que meus primos também estão inclusos nesta.
Nem por pensamentos, nem por crenças, nem por nada.
O espiritismo não condena e sim liberta.
O espiritsmo não prega a fé falsa, mas a fé racional.
O espiritismo é conhecido mais por seus atos de caridade do que qualquer outra religião.
O espiritismo não tem templos com granitos importandos ou altares banhado a ouro,não nos preocupamos com isso, mas com o que o próximo tem de comer.
O espiritismo não tem santos
, não tem velas,
não tem talismã,
não tem batismo,
não tem conversão,
não tem sacerdotismo,
não tem pastores, bispos,
não tem ritualismo,
não tem defumação,
não tem oferendas,
não tem dizimo,
não tem oraculos,
e tantos outros
O espiritismo é liberdade de vida com reflexão na causa e efeito, é ciencia, é liberdade de pensamento.
Abraços
Sim todos somos farinha do mesmo saco...
Se todos tivesse este nivel de tolerância não haveria gerra para provar que um pedaço de terra é daquela outra religião.......ou desta....
Eu aceito ser farinha do mesmo....saco...
sou espirita
Beijos
Credo religioso não tem nada a ver com simpatia de um grupo de pessoas a outros grupos, é uma questão de respeito as diversidades religiosas ou não.
Você não sabe nem a definição dessas classes, como que questiona-las? você já olhou os inúmeros erros e falcatruas de sua religião, já fez algo para corrigir...eu sinto pena de jovens perdendo sua juventude com mitos e mentiras.
se eh contra fanaticos religiosos, vulgo crente, eu sou farinha do mesmo saco tambem