Como fazer para pés de maracujá-docê produza frutos??

Oi.. tenho dois pés de maracujá-docê em meu terraço, ambos recebem sol, ótima iluminação.

Eles produzem as flores, mas estas não se tornam frutos, depois que as flores abrem, uns 4 ou 5 dias depois murcham e caem, os pés já tem 02 anos.

obrigado!

FELIZ 2008*

Comments

  • Olá Rosilene

    Para que haja frutificação a flor do maracujá precisa ser polinizada. A polinização é feita quase que exclusivamente por enormes vespas popularmente conhecidas por mamangabas ou mamangavas.

    Não havendo estas vespas dificilmente haverá frutos.

    Grandes produtores de maracujá efetuam a polinização artificial retirando o pólen de uma flor e depositando no estigma de outra.

    Procure lembrar se algum dia viu uma vespa igual a da foto polinizando alguma flor:

    http://zoo.bio.ufpr.br/hymenoptera/maracuja/visita...

  • querida Rosilene....look respondeu tudo que eu ia lhe dizer...só acho estranho não aparecer a mamangava pra fazer a polenização....são tipo abelhas só que enormes, ,mais ou menos 1/2 polegada..e prêtos....não aparecendo vc tem de fazer o que look disse, manualmente...não é difícil, só tem que ter paciência....

    Procure colocar flores que chamem o beija-flor...assim, naturalmente aparecerá as abelhas, vespas...mamangavas...rsrsrsrs Boa sorte e feliz 2008

    Ps: coloque um pouco de 4/14/8 , este adubo é para segurar a florada...uns 150grs é o suficiente, cave em volta do pé e coloque....

  • :A flor do maracujá tem 5 estames e três estigmas em plano superior aos estames o que dificulta a polinização; a autofecundação é rara (autoincompatibilidade) e produz frutos menores com poucas sementes, A polinização predominante é feita por insetos (mamangavas) com pólen de outra flor (polinização cruzada). A produção de flores sempre se da em ramos novos do ano que favorece podas). As flores (maracujá amarelo) abrem-se depois das 12 horas e fecham-se em torno das 18 horas e maracujá-doce entre 5 horas e 18 horas. O mais importante agente polinizador é a mamangava (abelha grande cor preta e amarela) insetos não sociais, com ninhos na madeira mole.

    Utiliza-se de dedeiras de flanela para a polinização nas épocas de maior floração.

    Feliz Ano Novo!

Sign In or Register to comment.