O cara não entrega meu carro. O q acontece judicialmente?

Bom dia galera! É o seguinte: Tenho um carro e ele estragou o câmbio (automático). Contratei o serviço com um cara q foi muito bem recomendado, com + de 20 anos de experiência e tal, porém ele só tem deixado a desejar. O serviço leva 1 semana pra concluir e ele me pediu duas. Porém, já se passaram 3 meses e 2 dias, com todas as peças compradas há muito tempo e só o q ouço é desculpas e mentiras. O carro é conservado ao extremo. Uma relíquia de colecionador e tem pegado sol, chuva e arranhões esse tempo todo q está lá parado. Por ser importado e com 12 anos de existência, é dificílimo achar peças, sobretudo de acabamento. Quero saber qual seria meu procedimento com relação a isso, pois meu prejuízo já está altíssimo, visto q além do acima relatado, tive q pagar IPVA de carro de familiares pra rodar... Já se tornou algo muito desagradável e constrangedor pra mim e não posso mais aceitar tal desrespeito. Quero saber como proceder com esse cara. Na tabela FIPE o carro está por volta de 13 mil, mas nem por 20mil eu venderia, pois passei 2 anos procurando um veículo como esse e tenho me esforçado e gastado muito pra deixá-lo como está. É o único da minha região rodando e em perfeitas condições. Fui no fórum e me disseram q posso mover uma ação contra danos materiais e tb morais, mas tenho ainda dúvidas:

- Como o juíz analisa um caso desse?

- Quanto posso pedir de indenização? Só o valor de mercado do carro?

- Caso eu ganhe a causa, ele pode me pagar como quiser?

- É demorado?

- Tenho q contratar um advogado ou posso pedir defensoria pública?

- Se o carro não estiver do meu agrado não devo nem mexer nele certo?

Obs: Apesar de muito conhecido na região, desconfio q esse cara não possua firma registrada pois na oficina não tem nem placa com o nome e fica num lote residencial. Não tenho ordem de serviço ou nada comprovando q o veiculo está lá há 3 meses pelo fato de achar q ele agiria comigo de boa fé, já q foi tão bem recomendado por algumas pessoas de minha confiança, q por sinal estão até envergonhadas com atitude do elemento. Portanto a única coisa q posso arrumar é testemunhas de pessoas próximas q viram o ocorrido e conhecem o carro. Desde já agradeço muito as opiniões.

Vejam as fotos e entenderam a minha angústia: http://xfilesric.wix.com/mundox

Comments

• Caro Ricardo, realmente é desagradável ver a sua situação, o primeiro passo é tentar resolver o problema com o mecânico de forma amigável, não tendo uma solução de forma satisfatória, então deve procurar o Procon e registrar a sua queixa, depois procurar um advogado, caso não tenha condições de arcar com as despesas, então procure um tribunal de pequenas causas de sua região e entre com um processo de perdas e danos morais, além também de requerer a reintegração de posse do carro e peças que foram compradas. Abçs!

• Amigo, pelo jeito vc encontrou um mechânico, fundo de quintal, perigoso pra o modelo de seu carro, pois ele possui vários sensores inclusive de desgaste das pastilhas de freio, esse serviço deveria ser feito com equipamentos eletrônicos, como scanners automotivos, alguns desses equipamentos são caros, chegam a custar 60.000,00, ou seja são poucas oficinas que pode se dar ao luxo de ter esses equipamentos, mas o preço tbm!! mas no seu caso, acho que seria mais viável uma forma amigável (pressionada), procure o Fórum no de sua cidade, o juizado de pequenas causas, é rápido, grátis e funciona.

• Que tal querer deixar de levar vantagem e apenas reaver seu veículo e se possível as peças para levar para quem realmente deseje fazer tal trabalho? Se ele não é regularizado, aos seus primeiros movimentos, deixará que leve e ajudará para que não o denuncie pois assim terá inúmeros transtornos. Ao que indica pelos seus dizeres acima é que tenha vendido as peças ou se ele estava incumbido de adquirí-las deixou de fazê-lo. Muito parece com lanterneiros que não tem créditos para comprar uma folha de lixa e que deixam de fazer o trabalho por falta delas. Não adianta levar vantagem que se não tiver de onde tirar vc receberá como ele quiser pagar. Para quem não tem problemas o quanto mais rápido terminar o serviço é melhor devido ao veículo deixar de tomar espaço e o recebimento vir o mais rápido. Tente tbm agilizar as peças.

• amigão é o seguinte desculpe minha sinceridade, mais tu já cometeu um grande erro, e pq digo isso bom todos sabemos que os carros da citroen apesar de serem excelentes carros acabam sendo carros desvalorizados no nosso pais pelo próprio desrespeito que a Citroen tem para com o consumidor, e pq isso pela dificuldade de peças para manutenção e de formação de profissionais, pois infelizmente a mentalidade da Citroen e prender o consumidor as suas concessionarias que tambem não são maravilhosas pois bem pelo que entendi voce comprou as peças e deve ter pago caro nelas, bom me desculpe mais uma vez sabendo disso mesmo que o mecânico tenha sido indicado por amigos você ao ver que ele não tinha um estabelecimento apropriado com ordem de serviço e todo aparato legal ainda deixou o carro, bom carros importados tem que ser em empresas no minimo com documentação que faça uma vistoria previa do estado de entrada e saida do veiculo, bom pelo jeito que entendi talves esse camarada não tenha é conhecimento suficiente nessa veiculo e pelo fato de não entender esteja enrolando você pois os carros da Citroen pela sua alta tecnologia ate dificultam uma pessoa não experimentada a mexer com eles não se ve citroen em qualquer oficina, bom referente ao seu caso tente uma conversa com o mecânico sincera, e pacifica ate mesmo da retirada do veiculo e todas as peças e devolução do dinheiro, caso não consiga consulte primeiro um advogado pois infelizmente voce não tem prova nenhuma documental do fato, mesmo tendo testemunhas facilitaria muito se tivesse, pois não é qualquer juiz que aceita so testemunhas bom se conseguir entrar com o processo pode pedir danos materiais em relação ao estado que o carro entrou na oficina e como ira sair desde que voce tenha como provar o verdadeiro estado não so de palavra ou seja uma foto datada no minimo, esse ressarcimento voce pode pedir tambem o prejuizo causado pela demora ou seja gastos com outro veiculo desde que seja provado que voce tinha a necessidade do mesmo para trabalho, bom tudo isso são possibilidades como te falei pq tem que juntar provas, bom no caso que perguntou é demorado sim entrar com processo ser distribuidos primeira audiencia olha vai tempo e principalmente que estamos em epoca de recesso olha tente pacificamente, fale com ele na sinceridade se ele não tem condições de resolver retire o carro arrume em outro lugar e cuidado pq um Citroen Xantia não é um fusca ou gol ou uno que qualquer mecanico saiba mexer e principalmente cambio automatico amigo sempre em oficinas especializadas pq é um sistema complexo

Sign In or Register to comment.