Preciso de um resumo com suas proprias palavras sobre estes dois textos que irei passar.?
O ENSINO DE LIBRAS PARA SURDOS – UMA VISÃO DE PROFESSORES SURDOS
Carolina Hessel Silveira
Resumo
O objetivo do presente estudo, parte de Dissertação de Mestrado em Educação, foi analisar representações que professores surdos de Língua de Sinais têm em relação aos objetivos, à importância e às dificuldades do próprio ensino de LIBRAS. O suporte teórico veio dos Estudos Culturais e dos Estudos Surdos. Foram entrevistados 10 professores surdos de escolas do Rio Grande do Sul, sendo suas entrevistas realizadas em LIBRAS e gravadas em vídeo. As perguntas das entrevistas foram: qual a função do ensino de Língua de Sinais; se os professores viam relação entre este ensino e o empoderamento dos alunos; o que professores de outras disciplinas achavam dos professores dessa disciplina (LS); qual a relação entre identidade surda e currículo de língua de sinais. A análise das entrevistas mostrou que os professores reconhecem a importância deste ensino e sua relevância para as identidades surdas, mas relataram dificuldades como: insuficiente participação dos alunos na comunidade surda; isolamento dos professores surdos em algumas escolas, sem terem com quem trocar idéias; discriminação em relação aos professores de LIBRAS; insegurança de alguns professores sobre o currículo trabalhado. A análise mostrou aspectos positivos, mas também mostrou que ainda há muito o que fazer no ensino escolarizado de LIBRAS.
O DILEMA DA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
Simone Tonoli Oliveira Roiz*
Inclusão ou exclusão? Um dos grandes dilemas encontrados pelos professores.
Como incluir sendo que ao mesmo tempo nos deparamos com a exclusão dentro das
próprias escolas? Porque ao colocar crianças com necessidades especiais dentro de salas
e ambientes inadequadas, e professores despreparados, estão excluindo e não incluindo,
pois, nem todas as escolas e professores estão preparados para receber estes
‘excepcionais’, um termo usado pela autora ao se referir de crianças com necessidades
especiais; e, com isso, acaba só usando o termo incluir, sendo que na realidade esta
inclusão não vem ocorrendo de forma adequada, como constatará. Portanto, o leitor ao
ler este livro terá outra noção do que vem a ser a inclusão no Brasil.
O principal objetivo da autora ao escrever esse livro foi de apresentar, para os
possíveis leitores, o que é inclusão hoje no Brasil, dizendo que: “a inclusão nada mais é
do que uma forma para o governo diminuir seus gastos com a população, assim
marginalizando estas pessoas ao dizer que estão sendo incluídas na sociedade”. O
presente livro faz parte da “coleção temas germinais a qual todos têm como um único
objetivo, germinar pensamentos, idéias, críticas, questionamentos e abrir espaço para
que se possa semear um mundo novo. ’’
O livro Inclusão ou exclusão: o dilema da educação especial, parte desta
coleção, está dividido em quatro capítulos, que perfazem 98 paginas. A intenção da
autora em cada capítulo é de mostrar para o leitor que as escolas, os professores e, até
mesmo, a nossa sociedade não estão preparados para lidar com esta ‘nova’ concepção
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* Possui graduação em Pedagogia pela Fiama. Email: <[email protected]
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de inclusão, pois, se não temos educadores dando conta dos ditos ‘normais’, como
vamos lidar com estas crianças que precisam de profissionais capacitados, para serem
atendidas adequadamente? Para ela: “Tal inclusão a nosso ver é apenas uma forma do
estado neoliberal livrar-se de suas responsabilidades quanto aos excepcionais que ora se
encontram nos ‘guetos’ do ensino especial e trazem para o estado prejuízos quanto a
manutenção das instituições responsáveis pelo excepcional” (p. 17).
No primeiro capítulo, ela discute o termo excepcional e sua historicidade, tendo
por base as obras: A educação especial brasileira, e A educação do deficiente auditivo
no Brasil de Bueno José Geraldo. Ela apresenta uma analise realizada por ele sobre o
desenvolvimento histórico deste conceito. De acordo com ela para Bueno “o termo
designa certo universo, o universo da educação especial. O uso deste termo se tornou
corrente devido a uma necessidade em substituir termos considerados pejorativos, tais
como: “deficiente, prejudicado, diminuído’’ (p. 23).
A inserção de vários tipos de deficiências nos Estados Unidos, só ocorreu a
partir da década de 1930, segundo um estudo realizado por Bueno. Para ela, este não
deixa de questionar sobre a inclusão dos superdotados no ensino regular; para ele ao
retirar um “superdotado do ensino regular nada mais é do que a necessidade da classe
dominante privilegiar a formação de seus próprios filhos”. E ainda: “Segundo Bueno
quem determina se uma criança é ‘superdotada’ ou não, é a classe social em conjunto
com diversas outras determinações. A escolaridade para os superdotados cumpre uma
tríplice função: A de oferecer escolaridade de alto nível ás crianças das camadas
superiores. A de servir de acobertamento á baixa q
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O objetivo do presente estudo, parte de Dissertação de Mestrado em Educação, foi analisar representações que professores surdos de Língua de Sinais têm em relação aos objetivos, à importância e às dificuldades do próprio ensino de LIBRAS.
Foram entrevistados 10 professores surdos de escolas do Rio Grande do Sul. Na análise das entrevistas mostrou que os professores reconhecem a importância deste ensino e sua importância para as identidades surdas, mas relataram algumas dificuldades.
Nota-se que está sendo um dilema a questão de se colocar nas escolas crianças com necessidades especiais, por causa do despreparo de profissionais e ambientes que não estão adaptados para receber essas crianças. A autora, Simone Tonoli Oliveira Roiz, quer demonstrar, em seu livro, esse dilema de inclusão ou exclusão, dessas crianças nas escolas.
preguiçadeler,descuple!