O que é Teoria Geral das Organizações?

Qual a diferença existente entre a Teoria Geral das Organizações e as teorias da Administração?

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  • sei lá

  • Essa teoria coplexa do Ludwig Von Bertalanffy busca integrar as ciências naturais com as sociais.

    Essa teoria começou a ser aplicada a administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (Cientificas, Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.

  • A teoria geral de sistemas (também conhecida pela sigla, T.G.S) surgiu com os trabalhos do biólogo austríaco Ludwig von Bertalanffy, publicados entre 1950 e 1968.

    A T.G.S. não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicação na realidade empírica. Os pressupostos básicos da T.G.S. são:

    Existe uma nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais;

    Essa integração parece orientar-se rumo a uma teoria dos sistemas;

    Essa teoria de sistemas pode ser uma maneira mais abrangente de estudar os campos não físicos do conhecimento científico, especialmente as ciências sociais;

    Essa teoria de sistemas, ao desenvolver princípios unificadores que atravessam verticalmente os universos particulares das diversas ciências envolvidas, aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência;

    Isso pode levar a uma integração muito necessária da educação científica.

    A importância da TGS é significativa tendo em vista a necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo.

    Teoria dos sistemas começou a ser aplicada a administração principalmente em função da necessidade de uma síntese e uma maior integração das teorias anteriores (Cientificas, Relações Humanas, Estruturalista e Comportamental) e da intensificação do uso da cibernética e da tecnologia da informação nas empresas.

    Os sistemas vivos, sejam indivíduos ou organizações, são analisados como “sistema abertos”, mantendo um continuo intercâmbio de matéria/energia/informação com o ambiente. A Teoria de Sistema permite reconceituar os fenômenos em uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de natureza completamente diferentes.

    A organização como um sistema aberto

    As organizações são por definição sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo inter-relacionamento entre diversas variáveis internas e externas, que afetam seu comportamento. Tal como os organismos vivos, as organizações têm seis funções primarias ou principais, que mantêm estreita relação entre si, mas que podem ser estudadas individualmente.

    Funções primárias das organizações:

    a) Ingestão: as organizações adquirem ou compram materiais para processá-los de alguma maneira. Para assistirem outras funções, como os organismos vivos que ingerem alimentos para suprirem outras funções e manter a energia.

    b) Processamento: no animal, a comida é transformada em energia e suprimento das células. Na organização, a produção é equivalente a esse ciclo animal. Os materiais são processados havendo certa relação entre entradas e saídas no qual o excesso é o equivalente a energia necessária para a sobrevivência da organização (transformação em produtos).

    c) Reação ao ambiente: o animal que reage frente a mudanças ambientais para sua sobrevivência deve adaptar-se as mudanças. Também nas organizações reage ao seu ambiente, mudando seus materiais, consumidores, empregados e recursos financeiros. As alterações podem se efetuar nos produtos, no processo ou na estrutura (mudanças face ao mercado).

    d) Suprimento das partes: os participantes da organização são supridos, não só do significado de suas funções, mas também de dados de compras, produção, vendas ou contabilidade, e são recompensados principalmente sob a forma de salários e benefícios.

    e) Regeneração das partes: as partes do organismo perdem sua eficiência, adoecem ou morrer e devem ser regenerados ou recolocados no sentido de sobreviver no conjunto. Os membros das organizações também podem adoecer aposentar-se, desliga-se da firma ou então morrer. As maquinas podem tornar-se obsoletas. Ambos os homens e máquinas devem ser mantidos ou recolocados – manutenção e substituição.

    f) Organização: administração e decisão sobre as funções;

    Objetivos

    Ao final do curso, os participantes deverão apresentar conhecimentos básicos sobre a criação, planejamento, operação e controle das organizações ( produtoras de bens e prestadoras de serviços ) e sobre as funções maiores da administração.Como objetivos mais específicos destacam-se:a) definir e conceituar os diferentes tipos de organização;b) mostrar a evolução do conhecimento administrativo;c) fornecer visão geral do que é a administração e do papel do administrador.d) fornecer visão geral das áreas funcionais da organização e dos seus interelacio-namentos;e) fornecer visão geral das funções do processo administrativo;f) fornecer visão geral do processo decisório.

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    Conteúdos

    A disciplina destina-se a propiciar aos alunos uma visão geral introdutória das bases teóricas da Administração e das possibilidades de sua aplicação no exercício profissional dos futuros contadores, quando estes estarão todos atuando em organizações, onde precisam ter discernimento mínimo acerca da multiplicidade de atividades administrativas em permanentemente se envolvem e para as quais são impelidos a contribuir. 1. Papel e Importância da Administração2. Conceitos básicos: organização3. Ingredientes da Organização4. Conceitos básicos: Administração5. Evolução do conhecimento administrativo TAYLOR6. Evolução do conhecimento administrativo FAYOL7. Evolução do conhecimento administrativo Relações Humanas8. Comparação Escola Clássica x Escola RH9. Evolução do conhecimento administrativo BUROCRACIA10. Evolução do conhecimento administrativo ENFOQUE SISTÊMICO11. A organização e seu Ambiente12. Organizações em outros países13. Organização brasileira e seu contexto14. As áreas funcionais: Produção15. As áreas funcionais:Marketing16. As áreas funcionais:Finanças17. As áreas funcionais: Recursos Humanos18. As áreas funcionais:Pesquisas, Desenvolvimento e Tecnologia19. Características da empresa bem sucedida20. O processo decisório21. Processo administrativo-Planejamento22. Processo administrativo - Organização/Estrut. Organizacional23. Processo administrativo-Direção/Liderança24. Processo administrativo-Direção/Motivação

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