Medicina, concurso público, mudança de região?

Prezado(a),

Minha vontade é ir morar na região nordeste do Brasil e lá graduar-me em Medicina.

Atualmente moro em MG, sou concursado no serviço público estadual, o que me impede de pedir transferência no âmbito federal.

Tenho algumas idéias e gostaria de opiniões esclarecedoras:

1 - Devo primeiro prestar um concurso público na região nordeste para depois tentar a graduação em Medicina?

2 - Devo estudar diretamente para o Vestibular de Medicina?

Oportuno dizer que já ouvi de muitas pessoas que o curso de Medicina dispensa atenção integral e dedicação exclusiva. Já estou com 30 anos.

Gostaria da opinião de pessoas esclarecidas, com conhecimento de causa e/ou vivência similar.

Cordiais cumprimentos.

Comments

  • Trabalhar e estudar medicina ao mesmo tempo não é fácil - experiência própria. Mas pq vc quer ir para o nordeste? Vou te dar as dicas da UFMG, que é onde estudei...

    1o. Mãe FUMP: a Fundação Universitária Mendes Pimentel dá excelente suporte ao estudante carente. Bolsa de manutenção (din din todo mês, para suas despesas - é um empréstimo subsidiado), bolsa no refeitório, alojamento... Assistência Médica e odontológica

    2o. Mãe FUMP de novo: organiza rede de aulas particulares. A hora-aula para alunos do segundo grau deve custar uns 20 reais em BH. Tive colegas que ganhavam mais de 2000 por mês só nesse sistema. (eles faziam curso de Matemática e Física, com grande demanda pelas aulas... estes cursos funcionam só pela manhã, então tinham todo o dia para trabalhar) Como a Medicina toma muito tempo, fica mais difícil. Mas com poucas aulas já dá pra descolar uns quinhentos todo mês....

    3o. Mãe FUMP traveiz: bolsa trabalho, com alunos da UFMG trabalhando, p. ex, na biblioteca, e ganhando por isso....

    3o. Bolsas acadêmicas: se fazes pesquisas ou monitorias, ganhas bolsas de pesquisa... não é muito, mas ajuda demais.

    Outras atividades em BH: aulas em cursinhos pré-vestibulares...

    Alguns colegas meus trabalhavam na PRODEMGE (compensação bancária durante a noite) ... Outros - eu, inclusive - dávamos aulas em escolas afastadas - segundo grau noturno.

    Formei-me em 2001. Eu dava aulas em cursinho (06 aulas por semana - uma noite e no sábado à tarde), tinha bolsa de monitoria (8h por semana, nos intervalos das aulas na Faculdade) , e dava aulas em escola de segundo grau, (também à noite - mais duas noites por semana).

    Na época, ganhava uns oitocentos reais.... Dava para eu me virar.

    As aulas aconteciam de seg à sex, entre 7h e 6h, mas sempre tinha alguns turnos que ficavam livres, dependendo do semestre. às vezes era uma tarde e duas mannhãs, por exemplo.

    Ao avançar no curso, principalmente à partir do 8o. semestre, havia plantões noturnos e nos fds, então fica mais pesado.

    Conselho: estude para o vestibular, e vá juntando grana (o suficiente para passar uns seis meses ou um ano) . Não foque só o nordeste: tente também em outras cidades maiores, capitais.

    Quando vc passar, terá uma economia. Vá, com a cara-e-a-coragem. Com a grana que vc juntou, terá tempo, nos primeiros meses, enquanto estuda, para se enturmar, e ir descobrindo o que fazer....

    E esqueça seu concurso público. Li num livro que "segurança" é um item muito caro pelo qual a maioria das pessoas paga, mas acaba comprometendo seu futuro. Focando na segurança do seu serviço público, vc não vai conseguir deixá-lo e arriscar... e nem se realizará.

    Mais: as Universidades Federais fazem mais pelo aluno do que vc imagina. Não é só a questão da mensalidade que não cobram. Por exemplo, as bolsas acadêmicas. Enquanto vc está fazendo pesquisas, está se aperfeiçoando, e ganhando por isso. Em suma: se vc for esperto, ao invés de pagar para estudar, a universidade é que vai pagar para você estudar. Isso ocorreu comigo, com meus irmãos, e com muitos dos meus amigos, também de origem mais humilde.

  • REALMENTE ESTUDAR MEDICINA E TRABALHAR FICA BASTANTE DIFÍCIL, O MELHOR É SE DEDICAR AOS ESTUDOS PARA SE FORMAR E O NORDESTE TEM E VAI MELHORAR AINDA MAIS O CAMPO PARA MÉDICOS EM MINHA OPINIÃO, AFINAL É UMA ÁREA COM MENOR RELAÇÃO MÉDICO POR HABITANTE. É ISSO.

Sign In or Register to comment.