O que dar para um Filhote de Pardal comer?

Ontem, uma gata minha apareceu com um filhote de pardal na boca. Não sei como, meu cachorro roubou o filhote da gata e eu, depois de gritar muito com meu cachorro consegui tirar dele.Parecia cena de desenho animado.

Pensei que o passarinho já estivesse morto, mas não estava.

Ele não sabe voar ainda e coloquei em uma cestinha com migalhas de pão e água, mas não sei o que dar à ele.

Não quero que depois dele ter sobrevivido à duas tentativas de homicídio, venha morrer em minhas mãos por não saber como cuidar, alguém me ajuda?

Comments

  • o que eu sei sobre os pardais é que eles comem de tudo. porém é preciso que a mãe após trazer o alimento o deposite dentro do bico do filhote para o mesmo ingerir. como sei que vc não fará tal coisa, apesar do senso materno e humanitário que flui em vc, aconselho tentar fazer como eu fiz. certa vez emcontrei um filhote de sabiá bem novinho mesmo, e como alimentação dei-lhe umma ração liquida que vende em casas veterinárias. usei como mamadeira uma seringa e o bichinho sobreviveu. algumas pessoas usam farelo de pão embebido em leite (o que eu não recmendo ).

    boa sorte com o seu pardal. qto a prescrição da dosagem recomendo orientar-se com o veterinário.

  • Falando da minha experiência, uma vez encontrei um, um amigo levou para casa, mas não tivemos sucesso... :( Mas existe informação sobre isso. Vou colocar aqui.

    Ao encontrar um pássaro bebé, verifique se não existe um ninho próximo e/ou se os pais estão nas redondezas. Se existir ninho e ele for muito pequeno coloque o pássaro lá dentro. Se os pais estiverem próximos e atentos, deixo-o ficar. O mais certo que ele tenha caído ao tentar aprender a voar, mas os pais darão conta do recado.

    Se nenhuma destas situações se verificar, leve o passarinho consigo, mas tenha a consciência que assume um compromisso árduo que exige tempo, paciência e disponibilidade durante vários dias ou semanas. Porém, o mais indicado é dirigir-se a um centro de recuperação de animais silvestres onde existem pessoas com mais conhecimentos e experiência na matéria. Lembre-se que é uma vida que está em jogo.

    É necessário improvisar uma espécie de ninho, num espaço que lhe permita explorar o que o rodeia.

    Pode colocar-se uma caixa das cotonetes no fundo da gaiola e forrá-la, por exemplo, com papel higiénico ou um pano macio SEM FIOS (para evitar que ele se enrole nos fios e se asfixie). Ou usar uma pantufa velha, sem pêlos. Convém que o pássaro se sinta seguro e agasalhado.

    É preciso que fique num sítio com alguma luz, sem barulho, que não seja de passagem, sem correntes de ar e onde um cão e/ou um gato não o consigam apanhar. Em suma, que fique o mais sossegado possível, de modo a que os seus longos períodos de repouso sejam respeitados; A propósito, nunca é demais lembrar que não convém estar sempre a pegar no pássaro e a mexer nele. Para além de ser incómodo para o pássaro, causa-lhe stress e angústia levando-o à morte. Sempre que tratar dele faça-o com calma e fale baixo e delicamente.

    Apesar de na Primavera/Verão estar geralmente calor, é fácil um pássaro bebé entrar em hipotermia. Convém arranjar uma forma de o manter quente permanentemente, seja pondo um saco de água quente por baixo da gaiola, ou colocando-o enrolado num pano dentro de um prato em cima de um tacho com água quente ou comprando uma lâmpada própria para o efeito.

    ADMINISTRAÇÃO DA COMIDA NOS PRIMEIROS DIAS:

    Os pássaros bebés devem comer sempre uma papa especial para aves recém-nascidas de pequeno porte. Há quem improvise em casa, mas as de compra são mais equilibradas; (Comprar uma marca que seja de CRIAÇÃO À MÃO)

    A esta papa especial deve juntar-se uns pózinhos de papa insectívora. Esta deverá ser sempre um complemento e nunca a base da alimentação.

    A cria não deve ser alimentada com papas ou vitaminas para pássaros adultos porque o seu sistema digestivo não está ainda preparado para uma comida tão "forte". Muito dificilmente o pássaro sobreviverá se comer apenas pão molhado, cerealac e outras coisas do género.

    A papa costuma vir em pó e, por conseguinte, é necessário juntar água. Ficar mais espessa ou mais rala é uma opção que se toma tendo em conta a espécie do pássaro, a sua idade e a forma como come (se tem apetite, se rejeita a comida, se se engasga com facilidade, etc);

    É natural que, inicialmente, o pássaro não queira comer. Deixo-o estar sossegado durante um bocado até que ele esteja calmo e mais confiante.

    Depois encoste a comida ao bico de forma que ele sinta o sabor. E espere que ele abra o bico. Caso não o faça voluntariamente, force LIGEIRAMENTE. O mais natural é que alguns minutos depois já esteja a comer com gosto. No entanto, se estiver muito fraco e/ou doente precisará de mais calma e tempo para o fazer comer.

    É importante que os pássaros bebés comam com muita frequência, tal como o fariam na Natureza. O ideal era comerem de 30 em 30 minutos, mas bem sei que isso é complicado para quem trabalha. No entanto, nunca deve ficar mais de uma hora sem comer (excepto de noite, claro!).

    Quando alimentados pelos pais, eles comem pouco, mas muitas vezes. Quando alimentados por nós, eles comem demasiado e menos vezes. Há a tendência para o papo dilatar exageradamente e isso não é bom. À medida que se vai conhecendo o pássaro, há que ajustar a quantidade de comida a administrar de cada vez.

    Por outro lado, os pássaros bebés tem tendência a engasgar-se com alguma facilidade. Use uma seringa pequena ou um pauzinho de plástico próprio para mexer o café e vá dando comida aos poucos e MUITO devagar, mesmo que ele peça com muita sofreguidão.

    Não esquecer de dar água ao pássaro com uma cotonete embebida (preferencialmente) ou uma seringa pequena (se for um pássaro de maior porte). Apesar da papa ter água, com o calor é fácil ele desidratar. Duas ou três gotas de cada vez são suficientes. Para além de saciarem a sede, servem também para desobstruir o bico.

    No fim da refeição, molhe os dedos e limpe o bico para evitar que ele "cole" e crie feridas junto aos cantinhos. Em vez dos dedos, pode usar uma cotonete embebida em água.

    OS DIAS SEGUINTES:

    Assim que o pássaro estiver estabilizado e habituado à sua nova alimentação, é importante introduzir outros alimentos na dieta tais como: maçã em tiras bem fininhas ou bocadinhos de pão (como se fosse sobremesa. Não deve ser o "prato principal" por causa das diarreias).

    Se o pássaro já voar bem e estiver "esperto", coloque uns comedouros com papa, maçã e sementes indicadas para a sua espécie para ele ir aprendendo a comer sozinho. Não se esqueça do bebedouro.

    Como ainda é bebé não espere que comece logo a comer sozinho. Ao princípio, estraga mais do que come ou então nem liga. Não desespere e nunca tire a comida. Se possível, incentive-o colocando um semente na ponta do bico e esperando que ele a tente descascar;

    Se for possível, e tiver outras aves, coloque-o de forma a que ele possa ver outros pássaros a comer. Ele acabará por imitar. Atenção, nunca junte um bebé a outros pássaros que não estejam a fazer criação. A probabilidade de o atacarem e matarem é elevada.

    Finda esta missão o passarinho deverá ser libertado e devolvido à Natureza. Durante este processo evite ao máximo estar muito tempo em contacto com o pássaro para que não suceda o fenómeno de "impregnação", ou seja, para que o pássaro não perca a sua identidade, não fique domesticado e mantenha-se independente e autónomo.

    Dessa forma, o instinto deles fica menos apurado e podem não procurar comida nem abrigo de noite e, sendo assim, a sobrevivência é muito complicada.

    Querida, veja também este link, que é sobre PARDAIS. Encontrei agora, mas não vou colar senão fica muito grande:

    http://formiguinha.blogs.sapo.pt/arquivo/081630.ht...

    Beijo e que corra tudo bem*

  • existe nos pets uma papinha industrializada especifica para filhotes de passaros, a mais em conta é a da alcon cerca de 7 reais, de só a papinha e agua, esse negocio de pegar minhocas e incetos é furada e pode matar o filhote, vc pode complementar com raspas de maça e mamão.

    como ele ja deve estar emplumado, vc não precisa de lampada para aquecelo.

    apenas forre uma caixa com uma camada de jornal, depois outra de pano, e faça um ''ninho'' com um pano enrolado, deixeo em um local quente e que não bata vento.

    a papinha deve ser oferecida de 2 em 2 horas, quando ele já estiver comendo sosinho vc o leva para um local onde ajam muitos pardais e arvores, e poucos predadores e solte (embora o mais recomendavel seja emcaminhalo para um orgão responsavel que poderia envialo a um sentro de triagem)

    se puder faça isso, pois não sabemos se ele pode ser reentroduzido a natureza sem um treinamento, uma vez que foi cuidado por humanos, e corre serio risco de não se adapitar.

    estou torcendo por vc

  • Espero que vc consiga salvá-lo, Rose! eu já tentei algumas vezes, é difícil porque vc precisa ficar cativa nesse trabalho de alimentar... eles comem a toda hora e sempre querem mais. E no final, nem sempre conseguem se salvar :(

    Migalhas de pão, querela bem cozida, arroz integral cozido... Em qualquer caso, faça uma papinha bem mole e muito bem triturado e coloque na ponta de um palito (de fósforo sem cabeça, ou quebre a ponta fina do palito de dente) e aproxime ao bico do filhote. Quando ele abrir o bico, enfie a ponta do palito. Repita várias vezes ao dia com intervalo de 15 a 30 minutos. É assim que as mamães-pássaro alimentam os seus filhotes. Mais tarde, comece a dar insetos que não tenham sido mortos com uso de inseticida... E mantenha-o aquecido, principalmente à noite.

    Boa sorte!!!

  • nunca dê muito miolo de pão á ele

    dê bem pouco

    pode também dar polentina bem mole e morna

    o miolo tem de estar molhado

    sabe aquelas colheres de cafezinho?

    pode entortar uma para dar água

    semana passada eu fiz isso e depois de uma semana ele já estava voando e comendo sozinho!!

    nota: nunca tente devolvelo para o ninho pq eles acham que ele é um estranhoe vão jogá-lo para fora do ninho e deixe ele em alguma coisa onde ele possa ''explorar''( ver) o local onde ele está.

    se vc colocar ele em uma bacia depois de alguns dias ele vai querer dar alguns pulinhos então para que os seus animais não pegue ele de novo coloque alguma coisa fina em cima da bacia com furinhos em cima e deixe ele em algum lugar quente e que pegue luz

    bjs.=)

  • Eu tenho um aqui estou dando arroz cozido bem mole, amasso o arroz e ele come na minha mão..já esta querendo voar creio que mais alguns dias ele vai embora...

  • Alimente-o com pão ou arroz faça tipo uns bolinhos bem mole,de agua também ,procure coloca-lo num local seguro onde os pais possam pega-lo pois devem esta a procura.

  • alpiste, alface, arroz cozido frio e compre minhocas numa loja de pesca. mas ñ de nada de açucar ou de sal

  • Pegue diversas frutas e prepare uma papinha ou compre papinha de frutas pronta. Administre a papinha no mínimo a cada 3 horas diretamente no bico com o auxílio de uma seringa. Tenha cuidado para não administrar em excesso e para não lesionar o papo.

  • Se dizes q ele ainda é filhote não tem muita coisa q podes fazer por ele. tens d forçá-lo a comer ou pelo menos a beber água. abre o bico dele e molha o pão na água e tenta por na boca dele pa ele comer(pedaço pequenininho),o pardal não é muito bom passaro de gaiola por isso aconselho a pores ele numa daquelas casinhas na árvore e ires alimentando ele lá.pq se ele depois melhorar vai acabar se matando pq vai ficar tentando fugir da gaiola. quando fores dar água cuidado pa não afogar ele porque o nariz dele é por cima da boca.não deixes ir água pa lá.

    ESPERO TER AJUDADO

    Feliz 2008

    *só mais uma coisa mantem ele longe do gato e do cão

Sign In or Register to comment.