Essa pergunta é somente para os crânios da Língua Portuguesa!!!?
Transforme estas frases para voz passiva:
a) Amai o país
b) Se tu amasses os alunos
c) A aluna tem medo da professora
d) Estou com vontade de dormir
Apenas para esclarecer umas dúvidas que tenho a respeito destas questões.
Update:Patrícia, gostei muito de suas respostas, mas ainda assim fiquei na dúvida com relação à primeira questão, porque como o verbo amar, nesse caso, se encontra na 3ª pessoa do imperativo afirmativo ( vós ), o tal do verbo auxiliar (ser), na voz passiva, não deveria aparecer estando na mesma flexão do verbo "amai"? Agora foi...é aí que tá a minha dúvida, pq caso for isso mesmo, a frase ficaria: "O país sede amado por vós "
Mas "sede amado por vós" ficaria muito esquisito, muito estranho, sei lá, isso aí me faz pensar que tem alguma coisa errada, mas por outro lado algo me diz que tá certo.
Comments
a) O país seja amado por vós.
b) Se os alunos fossem amados por ti.
c) A professora é temida pela aluna.
d) Nessa oração, acho que não é possível transformar em voz passiva, devido à presença do verbo de ligação "estar". Era como se vc dissesse:
" Estou sonolenta." Não é possível transformar para a voz passiva quando existe verbo de ligação.
Espero ter ajudado.
/
Mereço receber os 10 pontos. Afinal, essa pergunta é realmente difícil e só eu pude te dar a resposta.
/
Mayson:
Na alternativa A, uma correção: o verbo amar está na 2ª pessoa do plural do imperativo afirmativo (vós) e não na 3º como vc postou. Mas acho que isso foi erro ao vc digitar ( tenho certeza disso).
Quanto a sua dúvida: não pode ser "sede amado por vós" pq agora o sujeito não está mais na 2ª pessoa do plural e sim, na 3ª pessoa do singular. Se colocar "sede" vc está deixando o verbo na 2ª pessoa do plural do imperativo afirmativo e o sujeito ( O país) está na 3ª pessoa do singular.
Então, para continuar no modo imperativo afirmativo, o verbo deve ser conjugado na 3ª pessoa do singular do modo imperativo afirmativo, ou seja, "seja".
Para ficar mais claro, verifique a letra B:
"Se tu amasses os alunos"---------> voz passiva: "Se os alunos fossem amados por ti."
Quando passei para a voz passiva, o verbo auxiliar continuou no pretérito imperfeito do subjuntivo (fossem) e está concordando com o sujeito que agora é : "Os alunos" e não com o sujeito da voz ativa (tu).
O mesmo acontece na alternativa A: o verbo auxiliar deve concordar com o novo sujeito( O país) e não com o sujeito da voz ativa (vós). É aí que vc errou. Colocando o auxiliar na voz passiva como sendo "sede", vc está concordando com o sujeito da voz ativa e não com o sujeito da voz passiva( O país).
Não sou professora de Português, nunca estive num curso de Letras, mas gosto muito de Gramática e tendo ajudado bastante as pessoas que participam do fórum, pq gosto da língua portuguesa. Quando vc colocou essa questão, eu gostei, pq é mesmo bastante difícil. É preciso pensar e analisar bastante. Deve ser uma questão de vestibular ou concurso, estou certa??
Espero que tenha conseguido fazê-lo entender minha explicação.
Abç.