CUBA ANTES DA REVOLUÇÃO TINHA UMA RENDA PER CAPITA MAIOR QUE A DA ÁUSTRIA E A DO JAPÃO?

Outra verdade escondida: "os trabalhadores pobres" não tiveram participação alguma na Revolução Cubana. A rebelião anti-Batista foi liderada e composta predominantemente por membros da classe média cubana, principalmente da classe média alta. Em agosto de 1957, o movimento rebelde liderado por Fidel organizou uma "Greve Nacional" contra a ditadura de Batista - e ameaçou matar os trabalhadores que aparecessem para trabalhar. A "Greve Nacional" foi completamente ignorada.

Outra greve foi organizada para o dia 9 de abril de 1958. E novamente os trabalhadores cubanos ignoraram solenemente seus "libertadores", comparecendo em massa para trabalhar.

Eis um outro relatório, agora da UNESCO, sobre Cuba, em 1957: "Uma característica da estrutura social de Cuba é sua grande classe média", começa o relatório. "Os trabalhadores cubanos são mais sindicalizados (proporcionalmente à sua população) do que os trabalhadores americanos. O salário médio para uma jornada de 8 horas diárias em Cuba em 1957 é maior do que para os trabalhadores da Bélgica, Dinamarca, França e Alemanha. A mão-de-obra cubana recebe 66,6% da renda interna bruta. Nos EUA, esse valor é de 70% e na Suíça, 64%. 44% dos cubanos são atendidos pela legislação social, uma porcentagem maior que a dos EUA."

Update:

Ninguém na verdade eu estou perguntando!=)

Comments

  • São verdades que a esquerdalha detesta! Antes da revolução CUBA tinha o 3º PIB da América Latina, agora tem o 19º ! Antes da revolução Cuba JÁ TINHA um dos melhores níveis de educação da américa latina!

  • Mas aí vem o Fidel (aliás nome do meu cachorro) e revoluciona a ilha. Bem, vamos entender aquele momento: A ilha era a boate da américa, os homens dissolutos e envolvidos pelos donos dos clubes noturnos (americanos da máfia) e as mulheres, em sua maioria "do metier"... mas o dinheiro sobrava nas mãos de bons e maus... A revolução foi vendida como "moralizante" e a maioria a desejava, mas virou o que sempre foi, uma ditadura comunistoide de um dono só, como em todo o oriente, com Gente mandando por quarenta, cinquenta anos, matando pretensos rivais e escravisando o povo todo. Veja a desgraça de um cara que não sai nem com bombas do governo da Siria, matando seus irmãos como se fossem inimigos... Cuba persegue e perseguiu seus filhos até hoje... Eu era um garoto quando esse Fidel assumiu e hoje com 73 anos não ví formarem uma nova frente em Cuba... Acabaram os intelectuais? Acabaram os homens públicos? Ninguém mais presta na ilha para ser seu presidente? Você já viu aqui quanto estamos sofrendo, não com o Presidente que é apenas um bolha ilustre, sem nada mandar (eu não vi nada... eu não sei de nada...) mas e principalmente com um Antonio Carlos Magalhães, que até o painel eletronico de votação fraudou para ganhar contendas e esse Jose Sarna que dividiu o Maranhão com a filha e não morre nem a pauladas....

    Como é duro viver em conjunto com essas figuras.... O cubano era tão musical, ou mas do que os nossos baianos e viraram enroladores de folhas de fumo... veneno para o mundo... Decio

  • Fidel foi errado.

    mas a causa teve resultado.

    Havana não perde para Miame em matéria de deboche.

  • Isso é mentira. Eu acabei de fazer o download do relatório da UNESCO sobre Cuba (International Yearbook of Education, v. XVIII) e ele discorre apenas sobre coisas como construção de escolas, currículos escolares e programas de erradicação de parasitas intestinais.

    O relatório - que você não chegou sequer a procurar - pode ser encontrado no link http://unesdoc.unesco.org/Ulis/cgi-bin/ulis.pl?cat... .

  • daqui a pouco vão dizer que Fulgencio Batista era um santo

  • O que importa é que o Comunismo é a melhor filosofia pra distribuir a renda de forma JUSTA ao trabalhador.

    O Capitalismo de Corporações jamais será justo, pois prega o acúmulo de riqueza na mão de um patrão que escraviza seu trabalhador.

    O Comunismo precisa ser difundido às massas, ser visto na TV, propagado na mídia, voltar a debate nas universidades, pois nas faculdades privadas só se forma tapados.

  • Mentira.Cuba era muito pobre por culpa dos EUA e com o Fidel passou a ser 4ª maior economia da América Latina

  • Só me diz uma coisa

    Quem te pergunto ?

Sign In or Register to comment.