Esquema para acender lâmpada quando abrir uma porta?

Gostaria de saber se alguém tem o esquema e os materiais que utilizo para ao abrir uma determinada porta, a lâmpada se acenderá automaticamente. Porém, não apague quando já estiver acesa, caso a porta venha ser aberta.

Obrigado desde já.

Update:

Sensor de presença não resolve.

Só quero que a luz acenda quando a porta abrir. Mas, se eu já estiver dentro de casa, não é necessário.

Te explico pq. Ao chegar em casa, com as mãos ocupadas com bolsas de compras, por exemplo, ainda tenho que ir até o interruptor para acender a lâmpada da cozinha.

Quando abrir a porta, o sistema irá iluminar o ambiente pois, como estou vindo de um ambiente claro, quando entro em casa fica muito escuro.

Caso eu já esteja dentro de casa, não é necessário. Não preciso acender a lâmpada da cozinha, toda vez que tiver que ir lá.

Só preciso acender quando abrir a porta ou quando eu precisar, estando dentro de casa, o interruptor já existe para isso.

Comments

• Depois que você abrir a porta, você vai fecha-la ou não ?

Quer que a luz fique acesa somente enquanto a porta permanecer aberta ?

Se for isto, um simples interruptor de contato resolve.

Se no entanto, você vai fechar a porta e quer que a luz permaneça acesa, ai você terá que realmente ter um esquema

Mas te pergunto, se você abrir a porta, acende a luz, fecha a porta, a luz permanece acesa. Como e quando esta luz será apagada ? Mais um problema para o seu esquema...

Escolha a melhor resposta. Pode ser a minha ou de outro. Mas escolha, pois o idiota do YR aboliu a votação. Se você gostou de alguma resposta então faça a justiça. O nosso pagamento por ter te respondido é ser escolhido como a melhor resposta...

• Utilize um sensor tipo reed switch utilizado em alarmes, NF (normalmente fechado).

Pesquise um circuito com 1 rele de 2 contatos reversíveis. O sensor fica em série com a bobina do rele. Um contato NA do rele fica em paralelo com o sensor. Uma chave NF fica em série com tudo e serve para derrubar o rele. O segundo contato NA fica ligado em série com a lâmpada.

• Gamer... Existe esse tipo de automação para luminárias, hotéis usam muito esse tipo de automação

que inclusive "verifica" a luminosidade ambiente para ligar/desligar as lâmpadas.

Basicamente sensor de presença (com temporizador) e um circuito automático dia/noite.

Pesquise em automação residencial.

Bom Projeto

• (H.B.) Sensor de presença / movimento com temporizador associado...

Simples assim...

Sign In or Register to comment.