Problemas com a Garganta e Respiração. O que está acontecendo e como curar?
Ocorrem duas coisas sufocantes comigo há anos. Resolvi postar a pergunta em saúde mental devido a que todas pessoas e médicos apontam para isso.
Fazem 6 anos, que em uma saída de casa em um dia quente, caminhando senti um aperto na garganta, não liguei de imediato, pois não conhecia o problema.
Na volta do local que havia ido, comecei a piorar, tive que parar e beber água, era agonizante, uma pressão na garganta, e uma dificuldade de engolir, não houve
nenhuma falta de ar, mas esse desconforto intenso na garganta. De lá pra cá, isso não parou, as vezes ocorre uma vez por mês, ou todos os dias de uma semana, ou
em várias horas do dia. O uso de balas é a solução que acatei desde o primeiro dia do caso, nunca saio de casa nem a 2 metros sem ter pelo menos 3 balinhas no bolso.
A bala umedece e flui a facilidade de engolir, água não ajuda, pois deixa a garganta áspera.
Outro problema que me atormenta a menos tempo, porém parece estar muito interligado com este primeiro, é uma espécie de falta de ar. A sensação somente alivia
ou cessa quando ocorre uma eructação, pois não há odor nem som, e parece como ar comum. O problema da garganta às vezes também melhora dessa forma.
Este tipo de falta de ar é mais desconfortável do que perigoso, porém a sensação é que você vai morrer. Atualmente nunca tive uma crise de pânico igual as que tive até o início do
ano passado (2010), que eram absolutamente terríveis.
Incluindo, atualmente tenho tido algumas dores leves no maxilar, na parte lateral da face onde fica o ligamento. Antes tive estralos, que não ocorrem mais, gostaria de saber se há algum perigo e se há um tratamente ou hábito que eu deva tomar para evitar, melhorar ou curar.
Mando um abraço para o Usuário Celito F. Medeiros, que elogiou magnificamente uma resposta que fiz, e também como ele espero mais usuários interessados e com caráter.
Muito Grato desde já.
Comments
Se elogiei uma resposta sua foi por ter sido muito boa, não nos conhecemos e nem lembrava de seu avatar, se não lesse o que escreveu no final desta pergunta.
Bem, recentemente eu respondi uma pergunta de modo ASSEMELHADO ao seu caso, pois também foi um caso meu quando na década de 80 eu fiz meu tratamento mental, quando vários traumas foram restimulados (tive um acidente na Amazonia quando lá trabalhava como engenheiro, tendo feito 22 cirurgias).
A psiquiatria foi a primeira tentativa que logo descartei, depois foi a Psicologia e por um apelo, acabei estudando Psicologia incluindo na pós graduação, então a certeza de que tem tecnologia comportamental mas nunca a psiquiatria e psicologia estudaram a PSIQUE, e ainda pensam que a Memória esteja no Cérebro, infelizmente, ciência materialista que começou afirmando que tudo estava no coração, por Platão e depois Hipócrates afirmando estar no Cérebro, ambas teorias já ultrapassadas, assim como antes não havia prova científica, agora já existe, e a prova de Joanesburg 1975 foi aceita pela OMS declarando a legitimidade da Ciência Espiritual e DESVINCULANDO A MENTE DO CORPO, assim definindo o ser humano: Corpo - Mente - Alma em 1998, incluindo como parte do CID 10 F44.3 (que foi um começo, mas ainda muito equivocado, assim a USP no Curso de Medicina já tem a Matéria de Ciência Espiritual, por incrível, sem nem estudar o Espírito, a Alma, e sim como pró-forma na tentativa de levar à Medicina tal conhecimento, mas por via materialista - nada conseguirão).
Estou ultimamente postando na Fonte o meu Livro MELHORAMENTOS de VIDA onde conto esta saga de minha busca por saúde mental até ter-me tornado Terapeuta de Dianética, porém, se entrar em meu avatar e comunicar pelo e-mail UOL que lá está, eu envio a quem solicitar de modo gratuito.
O tal caso assemelhado ao meu e ao seu, por incrível que parece, tem um denominador comum:
A música (talvez só coincidência mesmo, se bem que a garganta é importante a quem gosta de cantar... Música não é apenas os que tocam instrumentos musicais, claro). Na época, antes da Terapia, eu usava uma pastilha de menta (hortelã), devo ter gasto um caminhão destas pastilhas em vários anos antes de me livrar para sempre do desconforto que sentia, falta de ar, angústia e sensação de morte, uma verdadeira síndrome de pânico ou fobia específica.
Bem, fui buscar a CAUSA de meu trauma mental e passei por vários acontecimentos restimulativos, ou seja, o que desencadeou os sintomas ou efeitos da doença, neste caso para a área da garganta. No meu livro conto este caso por cima... (o livro escrevi em 1988 e já tive 13 edições esgotadas, agora é impressão on demand, mas costumo fornecer gratuitamente um arquivo word ou pdf.
Nem vou comentar seu próprio caso, pois se eu fizer algumas perguntas diretas, vou colocar você em sessão à distância e isto se evita, pois não tendo um profissional competente frente a frente, melhor não ouriçar isto ou restimular neste momento.
Tudo leva-me a crer que seja mesmo um trauma mental adquirido em momento de baixa consciência em algum caso de DOR ou PERDA grave de seu passado.
Isto não se resolve com remédios, é caso mental, só por Terapia competente para a MENTE.
.
Descartando um problema local de deglutição, estes sintomas tem proximidade com um transtorno de fundo ansioso, que se pode encontrar na sÃndrome do pânico.
à uma hipótese.Quem lhe diagnostica é o médico psiquiatra, que estudou muito prá isso e aplica as medicações adequadas.
Alguns casos são solucionados pela técnica de EMDR(Eye Movement Desentization and Reprocessing) e pela Psicologia Cognitivo Comportamental.
Após avaliação médica, será lhe sugerido medicação ou apenas terapia.
Estes sintomas de falta de ar e respiração ofegante podem voltar a qualquer tempo, pois tem transtornos ansiosos que são crônicos e outros agudos.
Parece que são recidivantes seus sintomas(ficar de olho).
Caso tenha tbm : medo de desmaio, medo de sair de casa, transpiração nas mãos e suores nas extremidades dos membros, medo de morrer, sente falta de segurança, outras, estas coisas podem fechar um diagnóstico.