Estou grávida e gostaria de saber as chances do meu bebê ter olhos claros.?
Estou grávida e sei que o principal é o bebê ter saúde, mas tenho a curiosidade de saber a cor dos olhos do bebê para poder imaginá-lo. Eu e meus pais temos olhos castanhos, meus avós paternos tinham olhos verdes, meus avós maternos castanhos. Meu marido, os pais e avós maternos olhos verdes. Os avós paternos tinham, ele olhos azuis e ela castanhos.
Qual será a provável cor dos olhos do meu filhinho?
Obrigada
Comments
Descobri a poporção de seu futuro filho, fazendo um calculo de genética!
Seu pai é aa (tem gens de olhos azuis mais nasceu com olhos castanhos)
Sua mãe é AA ou Aa (o olho castanho é dominante sobre o olho claro, portanto sua mae nasceu com olhos castanhos)
Você é Aa, pegou um gene da sua mae (no caso o A) e um gene do seu pai (a)
O Pai, a mae e o seu marido tem olhos claros, olhos claros são recessivos, sem presença de dominante, portanto todos são aa
|/| -A- | -a- |
a| Aa | aa |
a| Aa | aa |
fenotipo - genotipo
--- Aa ----- Olhos castanhos
--- Aa ----- Olhos castanhos
--- aa ----- Olhos verdes
--- aa ----- Olhos verdes
Portanto seu filho pode nascer: 50% olhos castanho e 50% olhos azuis
Se quiser intenter melhor a materia procure um site explicando como se faz esse jogo de genetica
Espero ter ajudado
faz o teste do azinho azão... matéria chataa!
As veses não depende da genética .
E tambem do grau de parentesco !
O meu irmão mais novo tem olho verde meio acinzentado e as unicas pessoas da familia que também tem era a minha biza avó materna e o meu tataravô paterno !
Ah isso eu não sei muito, Porq meu pai tem Olhos azuis e na famÃlia dele quase todos tem olhos azuis, mas minha mãe tem olhos escuros e a famÃlia dela ninguém tem olhos claros.
Eu nasci com os olhos azuis bem clarinhos mas foi escurecendo até ficar verde e agora estão castanhos claros !
Derepente seu filho pode nascer com olhos claros e depois escurecer ! XD
50% para castanho
50% para esverdeados para azuis.