O banco pode tentar compensar um cheque em minha conta-corrente emitido a mais de cinco anos?

É que fui pega de surpresa com uma carta do meu banco informando que eu estava no CCF por emissão de cheques sem fundo!!! Depois de muito procurar o tal cheque, solicitei uma cópia microfilmada, e descobri que o cheque havia sido emitido por mim ha 08 anos atrás, sem nunca ter sido depositado antes, o banco pode depois de tantos anos aceitar esse cheque e ainda me colocar no Serasa?

Comments

• Prazo de validade do cheque:

Quais os prazos para pagamento de cheques?

Existem dois prazos que afetam o cheque:

prazo de apresentação, que é de 30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; e de 60 dias para os cheques emitidos em outra praça; e

prazo de prescrição, que é de 6 meses decorridos a partir do término do prazo de apresentação.

O que acontece quando o cheque é apresentado após o prazo de apresentação?

O cheque é pago se houver fundos na sua conta. Se não houver, o cheque é devolvido pelo motivo 11, (ou 12, se se tratar da segunda apresentação, tendo o seu nome incluído no CCF).

O que acontece quando o cheque é apresentado além do prazo de prescrição?

O cheque é devolvido pelo motivo 44, não podendo ser pago pelo banco mesmo que tenha fundos na sua conta.

• Não....l. o cheque tem sua validade para deposito de até 06 meses da sua emissão, a menos que.... a data de emissão do cheque tenha sido de agora.... basta vc acessar o site da ssp de seu estado faço um BO on line e com uma copia se ritija a sua agencia bancaria e peça ao gerente para promover a exclusão do CCF.... o motivo do do BO pode ser Inadimplencia civil ou simplesmente extravio...

• Eles aplicam o golpe do "se-passa-passa" se você pagar "passou"

• O controle da compensação de cheques é do correntista, se emitiu o cheque, vai ser compensado.

O Banco simplesmente tem uma rotina ,independente da data de emissão.

O resto é rotina administrativa.

• Não pode... O cheque da praça prescreve em 180 dias, fora da praça 190 se não me engano...

Nem um ano depois esse cheque poderia ter sido depositado...

• procure o procon urgente amiga... ai tem má fé de alguma das partes....

veja as datas que eles foram apresentados e leve para o procon

• De forma alguma, a menos que vc tenha emitido este cheque sem colocar a data, pois de um ano para o outro já é proibido, tanto, que temos que cuidar ao preencher no início do ano com o ano antigo...isso é clássico. Se o cheque estava com o ano preenchido pode processar os caras. Procura um advogado.

Nem a folha deve ser mais a mesma, deve ter o desenho e papel completamente diferentes...

• Sim... ele tem 10 anos pra cobrar o cheque..

Sign In or Register to comment.