Espiritualmente, o que é o amor?

Para vocês, o que representa o amor?

Update:

Tiago Audiobahn, esses versículos são realmente lindos, são de uma profundidade e beleza incomparáveis. Obrigado.

Comments

  • Hum, vou meio na contramão da maioria qdo o assunto é amor. Ao mesmo tempo que para mim é facílimo falar de amor, é complicado essa tentativa de explicá-lo.

    É fácil pq eu o sinto, pq eu me permito amar, eu me entrego ao amor, acredito no amor, aproveito o amor, bebo-o até a última gota, me embriago dele, me jogo nele sem reservas.

    É difícil porque não acho possível explicá-lo, ainda que consiga senti-lo.

    E embora até os sentimentos possam de certa forma ser explicados química e biologicamente hoje em dia, embora seja possível observar as mudanças hormonais que provocam, ainda assim a reação de cada um, é muito particular, o que torna o amor um sentimento tão lindo, misterioso e inexplicável. Físico e ainda assim absolutamente subjetivo.

    Sabe, eu não gosto dessas tentativas de amarrar o amor a um conceito de certo ou errado, de verdadeiro ou falso,

    Existe um discurso politicamente correto de que o amor foi banalizado, mas que poucas pessoas o sentem de verdade, e que "amor de verdade" é aquele que não exige nada em troca, e blablabla...

    Na teoria é tudo muito lindo, mas na prática, eu sinceramente não acredito que o amor possa ser rotulado assim, e nem de nenhuma forma.

    Eu pergunto: "Como assim amor de verdade?".

    Como é possível definir o que é ou não verdade. quando estamos falamos de sentimentos humanos, se nós, seres humanos, somos tão diferentes nos maiores e nos menores conceitos, nas maiores e nas menores características, nos maiores e menores detalhes?

    Cada pessoa é produto de um passado, de uma vida que lhe é muito peculiar. Então como comparar? Como entrar dentro de alguém e julgar o que é ou não verdade pra ela?

    Só quem sabe o que é amor, como é o amor e se é de fato amor, é aquele que sente, no momento exato que sente. E é sublime demais para ser etiquetado.

    Eu não permito que classifiquem o MEU amor. E acho ridícula essas classificações que vejo por aí acerca dos "tipos de amor", dos jeitos certos de amar, e tudo o mais.

    Essa ideia de amor perfeito e superior, chega a ser, para mim, pateticamente obtusa. Somos seres humanos, pelo amor de Deus! Somos absolutamente imperfeitos, como podemos possuir sentimentos perfeitos? Não dá!

    Vou colar aqui pra você, uma resposta que dei há um tempo atrás, sobre o amor e a banalização do "eu te amo". Com ela, acho que você vai ter uma ideia da minha visão de amor... Mas é bem grandinha tá? rsrs

    ---

    Eu escuto todo mundo reclamando disso, que hoje em dia o "eu te amo" foi banalizado, porque fala-se isso muito facilmente e tal..

    Não entendo essas coisas. O ser humano é mesmo um bicho complicado. Tem coisa melhor do que ouvir e falar "eu te amo"?

    Nós temos que ser contra e reclamar da banalização da violência, da hipocrisia, do preconceito, da corrupção, e não do "eu te amo".

    A gente precisa é amar mais mesmo, muito mais. Amar tudo a nossa volta. Amar a natureza, a humanidade, os animais, amar, amar, amar...

    Essa mania de ficar classificando amor não está com nada. O amor é e precisa ser livre. Amor é sentimento, Não aceita rédeas, imposições, cartilhas, conselhos, nem nada. Ama-se porque se ama e só. Sem explicação, sem motivo...

    Pra falar que ama alguém hoje em dia, você precisa quase que dar a vida por essa pessoa e provar que é amor VERDADEIRO, porque senão já é classificado como falso, volúvel, ou pior, "não é amor".

    Quantas pessoas na vida a gente conhece por quem daria a vida? Filhos, pais, irmãos e olhe lá, né?

    Mas isso não significa que não amamos outras pessoas, de várias formas e intensidades diferentes. Paixão também é amor. É amor louco, amor que causa desassossego, rebuliço, e daí? Quem é que pode se atrever a dizer que não é amor?

    É claro que amor a gente deve demonstrar. Mas ainda assim, eu sou super a favor de se dizer eu te amo quando se tem vontade de dizer.

    Todo mundo quer provas concretas de amor. Quais são essas provas? Um ser humano é muito diferente do outro... Mas o "eu te amo" é universal. O tímido, o extrovertido, o sem jeito, o maluco. Todo mundo sabe dizer "eu te amo".

    Acho que já passou da hora de a gente começar a se indignar contra o que não é bom ou produtivo pro ser humano. Agora, se indignar contra o amor? Ahhh, o amor NUNCA é banal. Nem quando é passageiro, nem quando é fugaz. Se é sentimento bom, se faz bem pra quem sente, se faz bem pro objeto amado, então vamos mais é amar mesmo, amar cada vez mais!

    E se durar só até amanhã de manhã, então vamos amar muito essa noite, porque a vida passa rápido demais.

    ---

    Para finalizar quero dizer que não acredito que exista amor em excesso, amor errado, amor falso, amor efêmero e blablabla. Amor não é problema, amor demais menos ainda. Amar é a solução! O problema é amar de menos!

    E eu AMO. Amo muito.

    Beijão ;)

  • Só um sentimento, é como a alegria.

    Pergunta meio sem nexo.

  • hmmm...Acho que tem alguém que está apaixonado por aqui...Ou melhor,amando.

  • Sentimento criado por Deus para unir as pessoas. (João 4:8)

  • Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

    E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

    E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

    O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

    Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

    Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

    O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá. (I Coríntios 13. 1-8).

  • Certamente nao eh a mesma coisa de paixao

Sign In or Register to comment.