Gênesis em profundidade. Será que Eva foi a primeira mulher de Adão? ?

Será que há vestígios nas escrituras, em Bereshit (Gênesis) que nos dá uma pequena e vaga noção que Eva não foi a primeira mulher criada? Interessante que por mais que busquemos ler a Gênesis, há pequenas palavras que podem nos mostrar que ali há um universo oculto, ou seja, muito mais do que nossos olhos podem enxergar e nossa mente compreender. Acho muito interessante essa passagem na Bereshit (Gênesis) 2:20

(João Ferreira de Almeida)

E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.

Interessante que o texto fala que Adão não achava uma mulher idônea. Uma mulher capaz para ajudar na atividade que estava fazendo.

Mas o que vem a ser a palavra idônea?

Vejamos no dicionário:

1) Própria, adequado para alguma coisa. 2) apto, capaz, habilitado, competente No contexto do texto, Adão estava exercendo uma ação intelectual, dando nome a todos os animais existentes e a ação era de tamanha importância que ele buscou encontrar uma mulher apta. Quando o texto se utiliza do adjetivo, da qualidade idônea, tem a intenção de comparação com um sujeito oculto. Como se alguém procurasse algo dentre tantos existentes mas que não estava na altura do esperado.

G 2:23

E disse Adão: Esta é " agora " osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

(Bíblia Hebraica do site Judaico Chabad)

And man said, "This time, it is bone of my bones and flesh of my flesh. This one shall be called ishah (woman) because this one was taken from ish (man)."

Comparando os textos, há uma mensagem na parte que diz: " Agora " , (This time) - Veja que a Bíblia hebraica nos mostra que após " This time " temos uma virgula dando mais foco " Dessa Vez " Então o texto pode nos levar há uma reflexão - (Dessa vez) como se houvesse tido uma outra vez no passado.

Como você enxerga isso?

Update:

===================================

Izabel C

Amiga, você acredita no que está na Bíblia, eu não tenho pq descordar de você a não ser num ponto. Porque será que as escrituras que temos traduzidas do hebraico tem diferenças gritantes? Será que isso não deve ser levando em consideração? Será que devemos fechar os nossos olhos no que estamos aceitando e acreditando sem questionar? Se você faz isso, sei que é problema seu, mas o mundo pelo fanatismo já foi muito estragado e agora chegou a hora de mudarmos esse situação. Mostrarmos que somos capazes de raciocinar e buscar a verdade sem ficar beijando a mão de pastor ou padre dizendo Amém para tudo.

Eu sou espírita e quando o assunto é Bíblia, somente vou a raiz. Quando começei realmente estudar a Bíblia diretamente do hebraico, tive que passar uma borracha em tudo que eu sabia, isso me custou meses de tristeza e graças a D'us hoje estou mais vivo do que nunca, mais certo do que nunca em minha fé, no D'us vivo da Bíblia.

Comments

  • Olá Alexhaifa

    Acredito que realmente há muito mais coisas que não conseguimos enxergar e elas se perdem quando traduzidas para outros idiomas. Eu não tenho um profundidade para falar a respeito, mas acho sempre muito interessante estarmos com a mente aberta, aptas a enchergar outros universos.

    Abraços

  • pelo menos na bíblia, que é a fonte mais segura que temos, e que eu acredito. pois acredito em cada palavra que Deus diz, e querendo ou não a bíblia é a palavra de Deus. mas Deus também fala conosco, através de outras formas. por tanto eva segundo a bíblia, foi sim a única mulher de adão.

    fique na paz do Senhor Jesus!

  • Sim, Eva foi a primeira mulher de Adao...

    Acho que a outra vez no passado se refere aos animais... ou seja, os animais foram criados e nao foram considerados companheiros para Adao... mas dessa vez, nessa criacao (da mulher) ele encontraria o que precisava...

    Eu enxergo assim...

    ;-)

  • Deus deixou a sua Palavra para que a seguíssemos ao longo da vida.

    Deus não permitiria que houvesse outra verdade senão a contida na Bíblia Sagrada.

    Portanto SÓ ACREDITO NO QUE NELA ESTÁ.

    Deus fez Adão e de sua costela fez Eva.

    Qualquer pessoa pode contestar o que está na Bíblia, mas pergunto: baseado em que?? em suas próprias e vagas suposições???

    Pessoas que contrariam a Deus e a sua Palavra é o que mais tem.

    Mas a Palavra Deus permanece para sempre!!

  • Já que vc entende inglês, veja a resposta dessas duas perguntas que fiz respondida por um judeu.

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Aq...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Av...

    Enteda uma coisa: A letra mata, mas o espírito vivifica.

  • é lógico um animal femea nao pode dar nome aos animais e eva foi tirada da costela dele os animais nao!! Para de procurar coisa ond nao tem !!

  • não não não!

    a primeira mulher de adão foi a Maria Bruaca.

  • Hoje, há quem escolha uma esposa, ou um cão. Em ter um filho , ou adotar um, ou em cuidar de um gato. Antes de lhe apresentar sua companheira, Deus deu a Adão a possibilidade de estar só, como o fez Jesus. Muitos ignoram o fato, mas a ordem "crescei e multiplicai-vos, e enchei a terra" só foi dada após a criação de Eva.

  • Sim, pois Deus fez Eva de suas costelas.

  • Adão só teve uma mulher e ela se chamva Eva , existe uma lenda que diz que ele tinha outra mas isso não é verdade.

Sign In or Register to comment.