O que vocês acham desta frase de allan kardec (Espiritas somente)?

"Fora da caridade não há salvação"

obrigado!!

Update:

peço aos irmãos evangelicos que não postem pois suas respostas são apenas ludibriativas e insignificantes!!!

Comments

• Caro amigo Monteiro,

Pq a Caridade está intríseca no mais importante dos mandamentos. O AMOR.

Caridade não é só um bem material, é atenção tb, qtas pessoas dentre as quais crianças( hospitais e creches) e idosos (asilos e hospitais) que precisam de uma atenção conversa..?

É muito bonito o trabalho realizado por diversas instituições Espíritas, fornecem alimento para alma ou material, sem esperar nada em troca.

Diferentemente certas seitas pregam o espetáculo e " shows da fé" ,mas não os vejo indo ajudar desinteressadamente o próximo.

Só acrescento que a verdadeira Caridade não deseja nem requer algo em troca.

• Prezado amigo Monteiro,

A Caridade, em essência, é um princípio que constitui a máxima moral da Doutrina Espírita, que está intimamente ligada ao amor ao próximo, é talvez a única verdade absoluta que podemos apreender em nosso estágio evolutivo.

Nem o espiritismo foi ditado por completo, e muito menos se gaba de possuir as verdades absolutas, como temos claramente nas palavras de Kardec na Revista Espírita.

Ao invés de continuar desenvolvendo em minhas palavras, prefiro reproduzir alguns trechos de Kardec, que dispensam interpretações!

Já antecipo desculpas por ficar um pouco longo, mas é sempre bom ler e reler estes trechos, questão de conscientização.

“Substitui o egoísmo pela caridade, e tudo se transforma; ninguém buscará fazer mal ao seu vizinho; os ódios e os ciúmes se extinguirão por falta de combustível, e os homens viverão em paz, auxiliando-se mutuamente, em vez de se atacarem com ferocidade. Se a caridade substituir o egoísmo, todas as instituições sociais se assentarão sobre o princípio da solidariedade e da reciprocidade. O forte protegerá o fraco, ao invés de explorá-lo” (Viagem Espírita – Allan Kardec)

“A verdade absoluta é eterna, e, por isto mesmo, invariável; mas quem pode se gabar de possuí-la inteiramente? No estado de imperfeição de nossos conhecimentos, o que nos parece falso hoje, pode ser reconhecido verdadeiro amanhã, em conseqüência da descoberta de novas leis; assim é na ordem moral como na ordem física. É contra essa eventualidade que a Doutrina jamais deve se encontrar de surpresa. O princípio progressivo, que ela inscreve em seu código, será, como dissemos, a salvaguarda de sua perpetuidade, e sua unidade será mantida precisamente porque ela não repousa sobre o princípio da imobilidade. A imobilidade, em lugar de ser uma força, torna-se uma causa de fraqueza e de ruína para quem não segue um movimento geral; ela rompe a unidade, porque aqueles que querem ir adiante se separam daqueles que se obstinam em permanecer atrás. Mas, tudo em seguindo o movimento progressivo, é preciso fazê-lo com prudência e se guardar de se envergonhar nos sonhos das utopias e dos sistemas. É preciso fazê-lo a tempo, nem muito cedo nem muito tarde, e com conhecimento de causa. (...)

Acrescentemos que a tolerância, conseqüência da caridade, que é a base da moral espírita, lhe faz um dever respeitar todas as crenças. Querendo ser aceita livremente, por convicção e não por constrangimento, proclamando a liberdade de consciência como um direito natural imprescritível, diz ela: Se tenho razão, os outros acabarão por pensar como eu, se estou errada, acabarei por pensar como os outros. Em virtude desses princípios, não lançando a pedra em ninguém, ela não dará nenhum pretexto a represálias, e deixará aos dissidentes toda a responsabilidade de suas palavras e de seus atos.” (Revista Espírita Dez/1868 – Allan Kardec)

“Estando dado que toda boa influência emana de um bom Espírito, que tudo o que é mau vem de má fonte, que os maus Espíritos são os inimigos da união e da concórdia, o grupo que for assistido pelo Espírito do mal, será aquele que lançará a pedra no outro, e não lhe estenderá a mão. Quanto a mim, Senhores, eu vos considero como meus irmãos, quer estejais na verdade ou no erro; mas, eu vos declaro altamente, estarei de coração e alma com aqueles" que mostrem o mais de caridade, o mais de abnegação. Se houvessem, o que a Deus não praza, os que mantêm sentimentos de ódio, de inveja. de ciúme, eu os lamentaria, porque estariam sob má influência, e gostaria ainda melhor de crer que esses maus pensamentos lhes venham de um Espírito estranho do que de seu próprio coração; só isso me tornaria suspeita a veracidade das comunicações que eles poderiam receber, em virtude deste princípio de que um Espírito verdadeiramente bom não pode sugerir senão bons sentimentos.”(Revista Espírita Out/1860 – Allan Kardec)

“A máxima - Fora da caridade não há salvação consagra o princípio da igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-a por norma, todos os homens são irmãos e, qualquer que seja a maneira por que adorem o Criador, eles se estendem as mãos e oram uns pelos outros.(...) O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo a salvação para todos, independente de qualquer crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não diz: Fora do Espiritismo não há salvação; e, como não pretende ensinar ainda toda a verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, pois que esta máxima separaria em lugar de unir e perpetuaria os antagonismos.” (Evangelho Segundo o Espiritismo, Cap. XV, item 8 e 9 – Allan Kardec)

Um fraterno abraço!

• Acho perfeita!

Fé por fé? Não é mole demais, não?

Então...basta ter fé e mais nada? Não! A obra é imprescindível, pois estamos aqui para evoluir, ajudar nossos irmãos menos favorecidos. Esse é o caminho da Libertação, mas também é algo que nos faz muito bem!

K:

• Pô tá cheio de espíritas na lista hoje. Pelo menos melhor que crente !!!Respondendo essa tal de salvação Deus se refere a nossa própria evolução espiritual.

• Monteiro, a caridade implica o lado material e o lado espiritual. Muitas vezes queremos ajudar pessoas lá da Africa que estão passando fome, qdo ao nosso lado há pessoas sedentas de fome de ouvir nossas palavras, e nós não conseguimos enchergar! Que possamos nos atentar mais a essas pequenas grandes delicadezas. Ouvir o próximo, deixar ele desabafar, dar um sorriso, um olhar...isso para uma pessoa carente ela ganha o dia e não custa.

Abraços

• Responsabilidade para com o próximo seguindo a maxima de Jesus:

" Amai-vos uns aos outros como eu vos amei"

• « "Fora da caridade não há salvação" »

Fazer o bem sem olhar a quem não é um comportamento lá muito inteligente. Eu é que não acredito em "fazer acordos" com os deuses da culpa.

« os espíritas sempre foram conhecidos por terem o péssimo hábito de

duvidar do que é certo e acreditar no que é falso. »

Verdade muito verdadeira. O Kitalamyn, por exemplo, até hoje prefere "duvidar" de que os meus conhecimentos de Língua Portuguesa são maiores que os dêle --- òbviamente, é mais fácil "duvidar" do que trocar os romances psicografados por livros de Latim, Morfologia, Etimologia e Gramática Histórica. ^_~

• A caridade é a maior expressão do Amor, é o amor posto em ação.

A caridade é ensinamento máximo de Jesus uma vez que o Amor apenas dito e não vivido é tal qual agricultor que amando sua gleba recusa-se a passar-lhe o arado com dó de ferir-lhe a face, deixando um imenso manancial de alimentos estéril para si e para o mundo.

A caridade só tem moradia concreta no coração daquele que entende que AMar ao próximo é oferecer qualquer "alimento " que ampare e exemplifique ao homem.

Logo sendo o Amor entre os homens condição exigia por Jesus (logo incontestável),este amor deve ser ativo e não contemplativo, pois ai seria um amor egoista.

• Mesmo em você pedindo encarecidamente, Monteiro, surgem as "Flores de Sião", puxando o s.ako do PA$TO$ÃO!

Quer ver que vai aparecer um Krentis Fanaticus e escreverá:

_JESUS TE AMA!

Rapaz...; eles/as adoram escrever isso; Jesus ama a todos nós, mas, aparentemente eles/as descobriram isso ontem!

Aliás, um colega do meu filho, por curiosidade (semana passada), foi a uma catedral (pelo tamanho, pela beleza arquitetônica, pelos vidros blindex em azul, pelos seguranças estratégicamente posicionados, não se pode dizer...Igreja) da IURD, para assistir a um culto.

Ficou estarrecido!

Dizia um PA$TÔ:

_"Irmãos...

Façam a sua doação!

Deus ESTÁ VENDO quanto dinheiro cada um de vocês tem dentro da carteira...

Precisamos nesta noite levantar R$145.000,00 (cento e quarenta e cinco MIL reais) para pagar a conta de energia elétrica da Igreja!

Doem para a Igreja e Deus recompesará vocês em dobro...

Em ingles chama-se "brainwashed" ou "lavagem cerebral"!

Ainda bem que eu penso pelos os meus próprios neurônios, graças a Deus!

Nos é dito, em todos os livros Espíritas, que devemos perder dois defeito principais (que trazem em seu bojo, centenas de outros!):

_O EGOÍSMO e o ORGULHO!

Que devemos adquirir duas atitudes e incorporá-las em nosso cotidiano:

_A HUMILDADE e a prática da CARIDADE!

Em Mateus, capítulo 20, versículos 29/34, há o relato dos cegos da Estrada de Jericó, quando Jesus restituiu-lhes o dom da visão!

Significa, que Jesus sabia (quem não conhece um cego, ao avistá-lo na rua?) que eles eram cegos, mas, urgia que eles pedissem a cura; se não pedissem, significaria que os seus corações eram "endurecidos" e cegos permaneceriam!

No modo Espírita de agir, significa que você deve procurar no seu irmão (de qualquer religião ou nenhuma), a necessidade que ele tenha! Ir de encontro à sua necessidade, pois muitos tem receio de pedir e levar "um fora", e ajudá-lo, no que ele mais precisar!

Ajudar, é praticar a caridade!

A caridade é irmã do AMOR!

O amor fraternal, é o que devemos cultivar em nós, para sermos melhores...; em sendo melhores, aproximar-nos-emos de Deus, que é a quintessência do amor!

Os Krentis, praticam o maor fraternal, apenas entre eles...

O Espírita pratica o amor fraternal entre todas as pessoas; contudo, não ansiamos a "salvação" (puxar um "ronco" no túmulo, até o dia do juízo final), mas tão somente evoluir para que possamos chegar aos braços de Jesus e Dele, recebermos suas bençãos!

***+***

Todos os Espíritos, Monteiro, ao longo dos milênios sofrem diversas reencarnações, no afã de depurarem-se, para alcançar o Príncipe da Paz, que nos espera, de braços abertos...

Percebendo claramente que o Papa estava relegando Jesus a um segundo plano e colocando-se como o principal, no seio da ICAR, dominando politica e economicamente a sociedade feudal (era honra concedida aos soberanos, beijar o pé do Papa!), cobrando dinheiro, pela a absolvição dos pecados cometidos (e, a cometer!!!), o padre JAN HUSS, da Igreja da Tchecoeslováquia, rebelou-se contra essa usurpação e traduziu a bíblia, do Latim, para o Tcheco!

Foi excomungado e condenado a morrer queimado na fogueira!

Abriu caminho porém, para outros sacerdotes, que não concordavam que Jesus fosse apenas um "acidente de percursso", e que o PAPA, era o maioral!

Lutero também rebelou-se contra o Papa...; foi advertido!

Traduziu a bíblia para o Alemão!

Foi excomungado!

Mas, era protegido de um príncipe alemão (na Alemanha feudal, haviam inúmeros principados; nenhum rei) e os esbirros do Papa, não puderam pegá-lo, para fazer um "churrasquinho"!

Diz a literatura Espírita, que Lutero era a reencarnação de Paulo de Tarso, o Apóstolo dos gentios...

Allan Kardec, foi a reencarnação de Lutero...

Um Krentis Fanaticus aí, chamou ao Allan Kardec, ao Lutero, a Paulo de Tarso de...; tudo o que veio na cabeça dele!

E ainda quer a SALVAÇÃO!

• Caridade com acepção não há Salvação ( para Todos ).

Sign In or Register to comment.