um exercicio me informa que a massa atomica do Zn ( zinco ) é 65, como vou saber a sua carga?

o exercicio me informa que o numero atomico é 65, a sua densidade é 7,1

sendo o zinco, um elemento da familia 2b ( grupo 12 )

como vou saber a sua carga eletrica?

é zn 2+ so que eu não sei porque

obrigado

10 pontos

Comments

• O zinco é um metal, às vezes classificado como metal de transição ainda que estritamente não seja, apresenta semelhanças com o magnésio e o berílio além dos metais do seu grupo. Este elemento é pouco abundante na crosta terrestre, porém pode ser obtido com facilidade.

É um metal de coloração branca azulada que arde no ar com chama verde azulada. O ar seco não o ataca, porém, na presença de umidade, forma uma capa superficial de óxido ou carbonato básico que isola o metal e o protege da corrosão.

Praticamente o único estado de oxidação que apresenta é 2+. Reage com ácidos não oxidantes passando para o estado de oxidação 2+ e liberando hidrogênio, e pode dissolver-se em bases e ácido acético.

O metal apresenta uma grande resistência à deformação plástica a frio que diminui com o aquecimento, obrigando a laminá-lo acima dos 100 °C.

O zinco é empregado na fabricação de ligas metálicas como o latão e o bronze, além de ser utilizado na produção de telhas e calhas residenciais. O zinco é, ainda, utilizado como metal de sacrifício para preservar o ferro da corrosão em algumas estruturas, na produção de pilhas secas e como pigmento em tinta de coloração branca.

Repare que o Zinco está na família 2B(o principal estado de oxidação do zinco é +2, e que em todos os compostos vai depender com quem o elemento está unido) isso diz muito sobre o estado de oxidação, como os da família 1A(+1), da 2A(+2), lembre-se que todos os compostos devem obedecer a regra do octeto.

Sign In or Register to comment.