Você já teve que escolher entre dois amores?

Digo... Estando em um relacionamento estável, de longa >Update:

Quero agradecer a cada um de vocês. As opiniões têm sido fantásticas.

Sobretudo, as dos amigos Kore, Sil, Lyz e Nimbo.

Para quem está de fora, parece fácil... Mas, só quem vive esse conflito consegue mensurar como é imensa as nossas limitações para lidarmos com as questões do sentimento.

Tenho que refletir muito, mas, ao mesmo tempo, não posso perder mais tempo. Ainda que eu não consiga ficar com a mulher que eu amo, é certo que não devo também permanecer ao lado de quem já não amo mais.

Acho que o 1º problema a ser resolvido, nem é mais o meu louco amor pela outra, mas sim o grande problema que virou o meu casamento sem amor.

Não posso me manter casado com uma mulher pelo qual nutro apenas o sentimento de amizade.

Não estou sendo honesto com ela e nem comigo mesmo.

Muito obrigado mesmo!

Update 3:

Resposta que dei ao Kore, a esta pergunta aí em baixo...

Vc teria coragem de mentir para a pessoa amada...?

Comments

  • Bom dia, Dom Quixote de La Mancha!

    Pelo seu relato, parece-me que lhe faltou decisão.

    Pensando na etimologia dessa palavra, nota-se que decidir significa, entre outras coisas, promover a cisão. É que decisão vem de caedere (cortar)... E 'dis caedere" significa "cortar fora".

    Sendo assim, decidir seria, em essência, extirpar de uma situação, tudo o que está atrapalhando e ficar só com o que interessa.

    Ninguém deveria viver sob as expectativas dos outros... Não adianta viver com medo das reações dos outros...

    A vida me mostrou que é possível sobreviver às perdas. Isso significa que sua esposa pode superar uma perda.

    Vai o meu relato de perdedora:

    É difícil? Sim, é muito difícil. Porém, eu entendi que se a vida me tirava, sem o meu consentimento, tudo o que eu mais amava e que eu nada poderia fazer contra ela, eu teria de aprender a perder, para, quem sabe, ganhar mais tarde...

    É um aprendizado doloroso. Tem que ser exercitado todo dia. Quando se acha que superou, bate a saudade, tudo fica cinza e parece não ter fim...

    Nessas horas, a música e a reflexão são as minhas maiores aliadas.

    Amigo, se tiver que perder algo ou alguém, perca! Porém, não se perca de si mesmo.

    Sobre o seu caso, eu só concordaria com o afastamento de ambos (você e sua amante) caso houvesse uma possibilidade real de uma grande tragédia. Tem que ser real mesmo. Certeza de que se consumaria. Chantagens emocionais não colam.

    Se eu estivesse no lugar da sua esposa, eu te deixaria ir, mesmo que sofresse horrores com a perda. Não quero ninguém infeliz do meu lado.

    Se eu estivesse no lugar da sua amante, eu me afastaria de você apenas por dois motivos:

    1º) Se você não quisesse ficar comigo, por descobrir que ainda amava a sua esposa ou por outro motivo qualquer que me fosse exposto por ti;

    2º) Por você correr alguma espécie de risco de morte (ameaça de um terceiro. Uma vingança anunciada e com grandes chances de concretização... Talvez de um marido inconformado com a perda). É que eu jamais exporia quem eu amo a um risco desse.

    Agora, se é amor ou se é paixão o que você sente pela outra, pouco importa. O importante, caro amigo, é que há, de fato, um problema grande no seu casamento e isso precisa ser resolvido.

    No seu caso nem cabe mais aquela justificativa que muito usam: "não sei se troco o certo pelo duvidoso", pois o seu "certo" (o seu casamento) já é incerto. Há dúvidas.

    Nem vale também aquela velha história de que vou me manter casado porque "ela vale a pena", pois isso é balela. Quem tem que valer a pena, em 1º lugar, é você.

    Cuida bem do seu coração.

  • o seu caso é bem complicado, mas voce não deve contar pra sua esposa que voce gosta de outra, porque pra uma mulher isso é a morte e sua separação vai ser mais dificil, se voce for se separar dela, diga que voce gosta da sua esposa mas o casamento não anda bem, nunca diga que quer outra mulher

  • Realmente é uma sinuca de bico como se diz, mas há vários aspectos a se avaliar. Acho que somente o amor justifica estar casado com alguém, por outro lado, sempre aparecerá em nosso caminho pessoas mais interessantes e atraentes do que nosso cônjuge e a tendência é projetar nossas carências nesse outro alguém. A paixão é de fato transitória, segundo a psicologia dura em média dois anos, só depois que ela passa é que vamos, de fato discernir o que sentimos. O amor já é mais calmo, tranquilo, mas se desgasta com a mesmice do casamento. O fato e que os casais não investem em seus casamentos, deixam o tédio dominar a relação e ficam vulneráveis às fantasias. O que você precisa avaliar é se vale a pena lutar por seu casamento, se você tem uma boa sintonia com sua esposa o amor pode ser resgatado, mas se não há mais respeito de ambas as partes, convém considerar a segunda hipótese. O que você sente por essa outra pessoa é o que falta em sua esposa, mas o ser humano é assim mesmo, não é completo, você também não é completo para ela, ninguém nunca vai ser. Ao fazer sua escolha considere todos os aspectos, mas lembre-se que o verdadeiro amor faz sacrifícios. Sei que amar uma pessoa e estar ligado a outra que já não se ama mais é difícil, mas quando a gente se casa a gente faz a escolha e arcamos com as consequencias dessa escolha, por isso creio que o divórcio é uma alternativa de última instância e não uma opção para se livrar de alguém, já que não é só o seu sentimento que estará envolvido nisso.

    Espero que Deus te ajude a fazer o certo.

  • sim e não fiz uma boa escolha.

  • Prezado Nobre Colega,

    Faço alguns comentários por sua história, tenho sentimentos que outrara pairam em minha mente de coração adormecido. Não sei se o que mencionarei irá de certo ajudá-lo, pois por experiência eu não poderia ajudar se não ajudo a mim mesmo, embora nossas histórias estejamos trabalhando sentimentos diferentes, no meu caso a dor do amor de Nietzsche e em seu caso o amor de fases socrático.

    Discorrei sobre os seus pontos, deixando à margem minha vivência, e, transparecendo o que acredito ser VERDADE-SOFIA, embora minha verdade não traga senão martírios, enfim!

    "Digo... Estando em um relacionamento estável, de longa data, onde o amor virou amizade" - O relacionamento vem sim com vivência, é um misto de conviniência e zelo, e neste aspecto ei de discordar, pois quando da existência do amor, a amizade já reina em seu seio. E não o inverso. O fato de preservar retorna a ideia do cismo, e este medo doentio nos leva acreditar na relação de dependencia existente nos casais ao longo do tempo... como se o tempo não existisse, ao tratar a cura do outro se esquece a própria cura.

    "Sei que os moralistas vão dizer que PAIXÃO é diferente de AMOR, etc. e tal. Que o que eu sinto pela minha esposa é amor e que a nova paixão é um fogo de palha que com o tempo, caso optasse por ela, ia virar a mesma mesmice que é o meu casamento".

    Fogo de palha existe, Paixão existe também, o conjunto de sentimentos que perpassam sua mente faz com que acredite nisto, não o moralismo, pois a este cabe apenas a paixão... enquanto que o amor se faz ético por sua existência. Se o que sentes realmente for amor, não deixaria que a "mesmice" mencionada atracasse em seu coração, todavia, se para o outro sentimento você o descreve como paixão, sabe como que este é "passageiro de nossas vontades", não se entra em novo relacionamento para satura-lo novamente, entra-se sim, para repassar o filme da vida de forma diferente, mudando os pontos onde a culpa pesou-lhe a mente.

    Uma forma de se fazer de novo, mas diferente, pois a pessoa certa não existe, e assim buscamos em nossas imperfeições corrigir os erros humanos... neste ponto o tempo é o melhor remédio.

    A ambiguidade de sentimentos se confundem entre paixão e amor, e neste ponto, não se sabe quem realmente ama e quem realmente se apaixona... independente do conjunto de qualidades, nós homens nos sentimos atraídos quando o que acreditavamos ser seguro se acaba. O amor é de fato eterno e se acaba, nobre colega, é porque não era amor...

    Acredito, que nao se vive uma vida de chantagens, e nem também uma vida de verdades, viver se resume em escolhas e cada escolha tem a sua consequencia. Caso faça uma escolha assume os riscos desta. Não se vive, uma vida em função dos outros, mas se vive uma vida em função daquilo que acredita ser verdadeiro.

    Os amores renascem no interior de amores que outrora foram machucados, viver uma relação dependente por comodismo, por vivencia, ou compaixão, é iludir a si e ao seu próximo. Abdicar de um amor pelo sofrimento de outro, é ser covarde no sentido de não assumir aquilo que não é verdadeiro... pois se o fosse, os riscos seriam transponíveis dentro da segurança que pode dar.

    De qualquer jeito, se o amor for verdadeiro, ele irá acontecer, se for uma paixão jamais resistirá as suas circuntâncias e em ambos os casos ele nunca irá sair de sua lembrança, cabendo sim, por motivos de sua escolha, recolher-se em seus pensamentos - separando com sabedoria o desejo (vontade), da paixão (volátil) e do amor (eterno) - Isto é essêncial para o conhecimento de suas capacidades e limitações, e sobretudo para a vivência de suas plenitudes.

    Neste momento de dúvida, peço e desejo segurança para o colega e seus próximos... pois, nobre colega... somente quem passa por esta sensação é que pode explicar a dor que deverás sente.

    Saudações Fraternais :.

    Blessed Be

    SPB

  • Oi Cavaleiro!

    Sei exatamente o q vc esta passando! Essa escolha é muito difícil!

    Mas sinceramente te achei um covarde! Se para vc o casamento ta ruim com certeza pra ela também. Então pq ñ se separar? Independente de sua paixão, deveria sair desse casamento, pra q viver infeliz? Por comodismo, pra ñ ter q assumir q errou, a vida também é feita de fracassos, e q nós ñ somos criados pra assumi-los.Consciente disso, aconselho q vc assuma q ñ está feliz e esta fazendo alguém infeliz, separe-se antes dela engravidar! Informação: Nenhum suicida avisa q vai matar-se. Quem avisa ou simula é o doentpossessivovo.

    Te desejo muita sorte e real felicidade!

  • Sim, já tive de escolher entre duas pessoas que me amavam. Acho que escolhi bem.

    Abraços!

  • Você tem filhos ? A outra pessoa os tem ? Isso pesa bastante, apesar de dizermos que não, afinal filhos são para a vida inteira, você já conviveu com a outra pessoa o tanto que convive com sua esposa ? As vezes criamos fantasias sobre uma pessoa e a deixamos do jeito que imaginamos, quase sempre em desvantagem do outro que sofre a comparação, será que no final das contas você não gosta da sua esposa, afinal ninguém fica com outra pessoa so por piedade. Pense e reflita nisso. Abraços.

  • Meu caro, nunca passei... Queria muito poder ajudar, porem a unica pessoa que pode decidir isso és tu...

    Veja como esta tua situação financeira e depois parte pra esse amor, saiba que ela nao estara la sempre pra ti...

    Abraços*

  • Já sim!!

    namorei durante 2 anos e meio meu primeiro namorado até que conheci um homem mais velho que virou minha cabeçaa!!! fiquei completamente louca por ele e larguei aquele que realmente me dava valor e gostava de mim de verdade para viver uma paixao maluca!!!

Sign In or Register to comment.