Como não ficar nervoso na hora de apresentar um trabalho pra toda a turma?

Hoje tive que fazer uma pré-apresentação de um trabalho , fui muito mal ... me deu um branco fiquei na frente parado tentando lembrar o que tinha que falar ,era sobre um tema que eu gostava muito de ler e mesmo assim deu branco, falei frases sem nexo algum, gaguejei e acabei olhando pra sala de aula , vi as pessoas rindo de lado como se eu fosse um retardado que não sabia nem o que falava ,o fiasco só não foi maior porque o professor fez perguntas e eu consegui responder ...

Antes disso eu estava bem confiante de que podia fazer uma boa apresentação , mas agora estou triste e meio ''traumatizado'' com apresentações , não sou muito de falar em aula e talvez isso dificulte muito na hora em que realmente eu precise abrir a boca , pra piorar tenho que apresentar outro trabalho na Quarta-feira ... estou meio inseguro , estou que nem louco tentando decorar um texto de quase 1 folha pra não fazer esse papelão de novo , só que algo me diz que isso não vai adiantar muito .

O pior ainda é que eu já penso no futuro , e como serei trucidado se algum dia for pra uma faculdade e continuar com vergonha ou receio de falar .

Comments

  • Tem uma técnica que me ajudou bastante em uma época que eu sofria com apresentações de trabalho: autossugestão. Consiste em você fazer afirmações positivas sobre seu própio desempenho.

    Diga em voz alta, 3 x dia:

    Eu falo muito bem em público, falo com equilíbrio e confiança.

    E mentalize você mesmo falando muito bem, faça isto todos os dias. Se puder, treine a apresentação com a sala de aula vazia....vai te ajudar a preparar psicologicamente também.

    E tem algo que li em um livro de auto-ajuda que também me ajudou muito....que o que faz uma pessoa falar bem em público, é o desejo intenso de compartilhar, de falar o que você sabe. Alimente este desejo.

    Bem, é isto....não fique pensando que por causa de uma apresentação mal sucedida, a sua próxima também será....o que importa é sua mudança de atitude, que muda o curso das coisas.

    Beijos e boa apresentação *-*

  • É fácil!

    Eu apresento palestras sempre pois, meu trabalho exige isso.

    Aprendi desde a faculdade: Tenha domínio sobre o assunto e arrebente!

    É exatamente isso mesmo, quando você estuda e sabe sobre o assunto tudo fica mais fácil de explicar.

    Espero ter ajudado.

    Beijos :)

  • Quando fazemos reuniões de trabalho, escrevemos um resumo do que vamos dizer num papel e vamos marcando o que já dissemos.

    Quando for fazer uma apresentação, leve suas falas num papel e leia. Olhar para o papel vai te ajudar a desviar a atenção dos demais alunos. Não é para ficar só olhando para o que vai dizer. O texto deve ser apenas um guia, uma rota a seguir.

    Acostume-se, no dia a dia, a olhar as pessoas nos olhos. Faça isso com seus responsáveis, com a caixa do supermercado, com o cobrador do ônibus, com seus colegas de classe, com o balconista da padaria...

    Quando for falar, respire fundo e projete a voz, como se estivesse num lugar barulhento.

    Outra coisa que funciona bem e que as pessoas que gaguejam fazem, é falar (no caso dos gagos, cantar) como se fossem outras pessoas.

    Nelson Gonçalves, um cantor da antiga, era gago, mas cantava como ninguém.

    Depois de que os pais de Bruce Willis se separaram em 1972, seus problemas de fluidez da fala começaram a ser mais notórios principalmente na sala de aula. Seus colegas caçoavam dele com apelidos fazendo referência a seu transtorno. Mas Willis descobriu que quando estava em cima de um palco representando em peças de teatro escolares, sua gagueira desaparecia. Desde então começou a atuar e se converteu no Presidente do Conselho Estudantil.

    Ensaie no chuveiro ou onde tiver oportunidade.

    Junte a gurizada de sua rua e leia pra eles.

    Acostume-se a fazer isso e vai ser moleza olhar para seus colegas de classe, na hora de fazer as apresentações.

    Felicidades.

  • Bastante estudo e empenho é sinonino de uma Otima apresentação, ao menos para mim, esse sempre foi o lema.

    Sempre meus seminários foram individuais, bem poucos foram em grupo

    todo dia eu relia e estudava, até a data em questão, desse modo a segurança sobre o assunto

    e claro que não poderia faltar a nossa confiança no exato momento.

  • Olá!!!

    Vou ser sincera contigo, fora você que estudou o tema, geralmente seus colegas de sala nem sabem do que se trata direito, então tudo o que você diz é válido para eles, quem entende do assunto é o professor, e ele percebeu que era nervosismo, por isso facilitou para você.

    Quando temos que falar em público, é sempre bom ter em mãos um lembrete das falas, no caso de uma apresentação na sala de aula, vc pode elaborar um cartaz que te ajude a lembrar. Se não quiser, pode apresentar com transparências, fica moderno e você simplesmente lê o conteúdo. Ainda existe uma terceira opção; fazer um texto bem sintetizado com as frases principais do assunto, então você lê uma frase e complementa com uma explicação, e se ler a frase e não lembrar da explicação passa à proxima frase e ninguém irá perceber que vc esqueceu.

    •´¸.•*´¨) ¸.•*¨)

    (¸.•´ (¸.•` Beijos de rocambole de chocolate e excelente noite!!.*´¨)¸.•´¸.•*´¨)

    ¸.•*¨)(¸.•´ (¸.•`

  • Eu também sou assim. Cara, procure olhar para o rosto de um amigo seu mesmo, ou para o fundo da sala. Sem olhar para o rosto das pessoas, foque no trabalho.

    Olhe para o fundo da sala, apenas isso.

  • Fazer o melhor trabalho que você puder, decorar as falas (monta um roteiro a ser seguido), estude bem o conteúdo, e foca em quem irá avaliar o seu trabalho.

Sign In or Register to comment.