Nas experiências do profeta e de Jesus vislumbramos, refletido como num espelho, algo da nossa experiência pessoal, enquanto pessoas chamadas pelo Pai a seguir Jesus no caminho do reino.
A relação com Deus conhece alternações entre doces intimidades e tons de combate corpo a corpo. Cantos de vitória e queixas por ter sido enganado e seduzido pelo Senhor como por um amante enganador. “Seduziste-me Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder” (Jr 20,7).Lacerações da alma, dúvidas sofridas mesmo sobre a confiabilidade de Deus, tentação de abandonar o campo, devido à s contrariedades suscitadas pelo anúncio fiel da palavra perturbadora do Senhor.
“A palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro. Disse comigo: ‘Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele’. Senti então dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar” (Jr 20, 8-9).
Que cada um tenha a graça e a coragem de se confrontar, com humildade e confiança, com o caminho do profeta Jeremias.
A história da espiritualidade cristã nos oferece inúmeros exemplos de homens e mulheres, profundamente apaixonados por Deus, que tem atravessado o mesmo deserto e experimentado as mesmas provações.
Comments
Que Deus os abençoe .. ツ
Nem sempre, às vezes elas põem a culpa na mãe, no pai, na sociedade, na pobreza, nas drogas, etc...
Ola tudo bem, deve ser masoquismo
A EXPERIÃNCIA COM DEUS: “Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir, Tu te tornastes sedutor demais para mim e não resisti...”(Jer 20,7)
A vida cristã se radicaliza no chamado que Deus faz a cada pessoa, de forma singular, única e irrepetÃvel.
O Senhor disse a Abraão: “Sai de tua terra, do meio dos teus parentes, da casa do teu pai, e vai para a terra que vou te mostrar” (Gen 12,1).
Todo chamado implica em escutar, discernir e dar uma resposta pessoal. O chamamento se fundamenta no diálogo entre Deus e a criatura humana.
O profeta Jeremias é o grande protagonista da experiência da sedução e daquele que experimenta de Deus.
Nas experiências do profeta e de Jesus vislumbramos, refletido como num espelho, algo da nossa experiência pessoal, enquanto pessoas chamadas pelo Pai a seguir Jesus no caminho do reino.
Ao lembrar o drama humano e espiritual de Jeremias e de Jesus, poderÃamos ficar admirados e até comovidos, como leitores sensÃveis de nobres histórias do passado, capazes de tocar nossos sentimentos e de nos edificar.
O caminho de Deus é único e sempre o mesmo. Deus continua conosco sua surpreendente história: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mt 16,24). E Paulo, na carta aos Romanos, destaca: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar” (Rm 12,2).
“Eu, como cordeiro manso levado ao matadouro, não sabia dos planos homicidas que tramavam contra mim... Mas tu, Senhor dos exércitos, julgas retamente, sondas as entranhas e o coração; a ti confiei minha causa...” (Jr 11,19-20).
A relação com Deus conhece alternações entre doces intimidades e tons de combate corpo a corpo. Cantos de vitória e queixas por ter sido enganado e seduzido pelo Senhor como por um amante enganador. “Seduziste-me Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder” (Jr 20,7).Lacerações da alma, dúvidas sofridas mesmo sobre a confiabilidade de Deus, tentação de abandonar o campo, devido à s contrariedades suscitadas pelo anúncio fiel da palavra perturbadora do Senhor.
Mas é impossÃvel se subtrair ao fogo do Senhor!
“A palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro. Disse comigo: ‘Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele’. Senti então dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar” (Jr 20, 8-9).
Que cada um tenha a graça e a coragem de se confrontar, com humildade e confiança, com o caminho do profeta Jeremias.
A história da espiritualidade cristã nos oferece inúmeros exemplos de homens e mulheres, profundamente apaixonados por Deus, que tem atravessado o mesmo deserto e experimentado as mesmas provações.
Através deste trajeto eles são conduzidos pelo Senhor à mesma intimidade com ele, intimidade esta possibilitada pelo esvaziamento de toda resistência humana.
A resposta de Jesus aponta seu próprio caminho, como caminho a ser partilhado por todo discÃpulo:
“Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la” (Mt 16,24-25).
Viver segundo os novos critérios inspirados pelo EspÃrito de Jesus, é a maneira de dar o verdadeiro culto a Deus, pois :
“a glória de Deus é o homem que vive a vida de Deus” (Santo Ireneu).
Visite-nos: http://berakash.blogspot.com.br/2013/01/a-experien...