Vocês não acham que deveriam apontar a internet também como um espaço sem conteúdo,além da TV?

Parece que eu só escuto falando que a TV é um lugar sem cultura hoje em dia,que não tem nada de bom,mas eu tenho certeza que a internet é um espaço até mais propício para qualquer tipo de inutilidade,como muitas coisas que aparecem no Youtube,Orkut e até por aqui.

Comments

• Olha cara, eu não acho que a Internet seja um lugar sem conteúdo. E por que?

Na TV quem faz a programação são os programadores (dah!). Digo, são profissionais da Globo, do SBT, etc, etc, etc. A Internet é um espaço trocentas vezes mais amplo, existem muito mais opções, mesmo que vc tenha 700 canais de TV a cabo.

E qual é a diferença então?

A Internet, por ser um espaço mais amplo, tem uma certa democracia implícita. Você não é obrigado a assistir Faustão na Internet, não é obrigado a assistir Pânico na TV, não é obrigado a quase nada. Claro que com a TV não se tem essa obrigação, você pode mudar de canal facilmente. Só que todo domingo vai ser a mesma coisa. Na Internet não. Você que faz o conteúdo, a programação. Se existe alguém que acha o orkut uma perda de tempo (e eu conheço gente assim), existem inúmeras opções, o conteúdo disponível na Internet é virtualmente ilimitado. Até leitura pode ser praticada via Internet, e na TV você apenas digere as imagens. Assim, a Internet pode ser sem conteúdo pra quem não procura conteúdo. Existem zilhões de fóruns, falando sobre temas diversos, blogs, outros sites.

Por isso que eu não acho que a Internet é sem conteúdo. Existe uma quantidade de opções absurdas. Cabe ao usuário filtrar o que quer, o que não quer. É claro que o que está mais claro na rede hoje em dia, são os tais sites 'sem conteúdo', mas ninguém te obriga a entrar nele, ao contrário da TV, que escolhe e obriga você a assistir o programa tal na hora tal.

• Sempre dá pra mudar de site ou de canal, quem está sem conteúdo são as pessoas.

• Não, totalmente diferentes um do outro. A TV vc não tem a opção de ver o q quer, vc só tem o poder de mudar de canal, desliga ou liga. Na internet vc pode escolher exatamente o q quer. Se tem porcaria ou não, vc só vê se buscar. A inutilidade na internet quem faz é vc mesmo.

• Eu acho que não. Primeiro por que dependendo do programa que você assiste na Televisao mesmo sendo aberta existem conteudos interessantissimos, e o mesmo valhe para a internet. Lembre-se que generalização é ridiculo.

• A internet não é um espaço sem cultura. Isso depende dos sites que a pessoa visita e procura. Há muito informação na rede, basta que a pessoa saiba procurá-la e identificá-la como fonte confiável ou não. A TV também não é sem conteúdo, alguns canais é que são. O problema é que no Brasil os canais abertos estão decaíndo a qualidade a cada dia que passa. Os canais que apresentam informações úteis são os pagos e inacessíveis à população de mais baixa renda. Já a internet é mais acessível para tais pessoas, pois muitas prefeituras disponibilizam internet gratuita para a população.

Agora, saber diferenciar o que é confiável ou não, o que é cultura ou não, é uma coisa que deve ser aprendida na escola. Não é através de internet ou televisão que se aprende isso.

• tem razão, concordo. 90% (e fiquei voando baixo) dos conteúdos da internet é formado por lixo puro.

Sobre o youtube, apesar dele ser vitrine de muitos imbecis, tem a indiscutivel qualidade de disponibilizar para todos muitos videos que você gastaria um tempo enorme (e dinheiro) para achar.

Sobre o Orkut, Facebook e assim por diante, para mim poderiam fechar hoje mesmo que não faria diferença alguma.

Acho, ao inverso, muito bem aproveitado o espaço de alguns fóruns (nem todos, claro) que permitem de trocar experiencias e informações com outras pessoas sobre o mesmo assunto (eu por exemplo, faço parte de fóruns internacionais de modelismo, arte, e musica e não teria as mesma possibilidades de acesso às informações sem este tipo de recurso)

• O problema não é quantidade de conteúdo útil e inútil na internet, o problema é que as pessoas não possuem "lentes" para filtrar o que é importante ou não, certo ou errado, etc.

• claro!

Sign In or Register to comment.