Vocês conhecem e admiram a arte sacra do Aleijadinho?

Estava vendo uma entrevista de uma pesquisadora da arte sacra mineira que defende a tese de que, a maioria das obras de arte atribuídas ao Aleijadinho, não são de sua autoria e sim de muitos outros artistas anônimos mineiros do século 18 e inicio do 19.

Ela diz também que a doença que ele teve, não foi tão incapcitante como se anuncia.

Parece que existe um arranjo para desmerecer a Historia de Minas Gerais; tempos atrás foram historiadores da USP dizendo que a Inconfidência mineira não foi o movimento que se conta e que Tiradentes não foi tão herói assim.

Quem conhece as obras do Aleijadinho, sabe que o traço do mestre é inconfundível, que apesar de ele não assinar as suas obras, existem características que o distingue dentre os demais mestres do barroco mineiro.

Outra coisa que foi dita é que ele nem era arquiteto, o que é uma inverdade já que os desenhos das plantas da Igreja de S.Francisco em Ouro Preto são assinados por ele, bem como as plantas de S.Francisco de S.João del Rey e da matriz de Tiradentes.

Por que querem desmerecer a mais genuina expressão da arte brasileira de todos os tempos, que é o barroco mineiro, e seu artista principal ?

Comments

  • Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é considerado o maior artista escultórico do barroco brasileiro e mesmo da arte do período Colonial. Era filho de um mestre-de-obras português a quem acompanhava e de quem aprendeu a arte da construção e da escultura. Sou admirador de suas obras, mas não posso afirmar que foi arquiteto. Na época, não havia no Brasil Faculdade de Arquitetura, ou renomados mestres de arquitetura em Minas Gerais, mas o fato documentado é que as belas igrejas mineiras foram construídas com a participação de seu pai ou dele próprio. Não creio que possa haver qualquer interesse em desmerecer seu valor que é inegável.

    Entretanto houve afirmações de que Aleijadinho seria um mito, uma invenção de Getúlio Vargas, após o Estado Novo de 1937, para criar uma identidade artística brasileira. Para invalidar tais afirmações existe o comentário de Arthur Azevedo sobre a arte do Aleijadinho na Revista Kosmos do Rio de Janeiro, de 1904 (Bibl. Nacional).

  • As obras são belíssimas e de autoria de Antonio Francisco Lisboa.Mas pena que algumas estejam deteriorando,com fungos.

  • Boa noite! Frei Bento.

    Que me desculpe a pesquisadora da arte sacra mineira, o meu tio é artista, e se houvesse algo anormal nas obras dele, ele perceberia de imediato, mas pelo contrário ele analisa as obras de Igrejas, porque ele trabalha em restauração de vitrais, imagens, pinturas e etc. Ele de longe só de olhar ele fala quem pintou aquele vitral quais tintas foram utilizadas é algo inacreditável, pois os pintores eles misturam as cores, e sabe qual é a religião dele? É Budista.

    Beijos.

  • Frei Bento...li em algum lugar que o brasileiro é o primeiro detrator de seus expoentes...que enquanto outros povos gabam seus heróis, artistas, escritores, cientistas, todos aqueles que fazem sucesso, principalmente no exterior, o brasileiro (infelizmente) é o primeiro que detrata seus "ases".

    Assim, por essa via, muitos tentam ter sucesso exatamente se utilizando da diminuição daqueles que chegaram a deixar alguma coisa boa para a sociedade.... uma lástima.

  • CONHEÇO! E SÃO FANTÁSTICAS! VERDADEIRAS OBRAS DE ARTE! JAMAIS ALGUEM NESSE PLANETA, FARÁ OBRAS COMO ELE FEZ!!!!!! IMPRESSIONANTE!!!! NÃO TEM COMO DESCREVER!!!!!!! SÓ VENDO MESMO!!!!!!!!

  • Não conheço, mas gostaria de conhecer.

  • Sou Mineira e vou constatemente em Ouro preto e admiro a arte e a história de vida de Aleijadinho. Não me importo com o que dizem mas sim com sentimento que obra de arte criada por ele me traz.

  • À pessoas que à força de nunca terem feito nada de relevante acham que defem aparecer na ribalta e não hesitam em atacar seja quem for para terem sucesso nesse seu intento.

    Atacar quem já cá não está é mais fácil, sem dúvida.

    Lançar a dúvida e a suspeita é uma arma antiga.

    Um investigador sério primeiro comunica as provas reunidas e a sua tese aos seus pares na comunidade científica. Depois, perante o resultado e as discussões dos seus pares, então revela o que está em causa.

    Geralmente essas coisas surgem como fogos fátuos, logo desaparecem embora deixem sempre as manchas da sua passagem.

    Não se preocupe que por todo o mundo a obra de O Aleijadinho é estudada e admirada... O homem partiu mas a obra vai ficando não é mesmo!

  • imagine agora a arte sacra de padre marcelo e cantor playback! ;-)

  • Balelas, Frei, somente BALELAS de pessoas que gostam de aparecer.

    Basta ler sua biografia.

    "Por volta de 40 anos de idade, começa a desenvolver uma doença degenerativa nas articulações. Não se sabe exatamente qual foi a doença, mas provavelmente pode ter sido hanseníase ou alguma doença reumática. Aos poucos, foi perdendo os movimentos dos pés e mãos. Pedia a um ajudante para amarrar as ferramentas em seus punhos para poder esculpir e entalhar. Demonstra um esforço fora do comum para continuar com sua arte. Mesmo com todas as limitações, continua trabalhando na construção de igrejas e altares nas cidades de Minas Gerais.

    Na fase anterior a doença, suas obras são marcadas pelo equilíbrio, harmonia e serenidade. São desta época a Igreja São Francisco de Assis, Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (as duas na cidade de Ouro Preto).

    Já com a doença, Aleijadinho começa a dar um tom mais expressionista às suas obras de arte. É deste período o conjunto de esculturas Os Passos da Paixão e Os Doze Profetas, da Igreja de Bom Jesus de Matosinhos, na cidade de Congonhas do Campo. O trabalho artístico formado por 66 imagens religiosas esculpidas em madeira e 12 feitas de pedra-sabão, é considerado um dos mais importantes e representativos do barroco brasileiro.

    A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.

    Morreu pobre, doente e abandonado na cidade de Ouro Preto no ano de 1814 (ano provável). O conjunto de sua obra foi reconhecido como importante muitos anos depois. Atualmente, Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.

    Existem assinaturas nas obras. Como contestar?

    LUZ!

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