Quem aqui é espirita "kardecista", mas não concorda com todos os fundamentos?
Sou espirita, mas não concordo muito com o termo reecarnação, tenho uma inflexibilidade em relação a isso, e que no outro plano há casas como a nossas, escolas, laptops enfim... E que assim como aqui não descansamos lá apesar de ser um lugar de paz, mas qual seria o objetivo da vida, se ao morrermos viveriamos praticamente iguais, necessitando de bens materiais?
Comments
Um dia me afirmei espirita. Sim! Estudante interessado e rebuscado, dirigente auxiliar de reuniões de desobsessão e desenvolvimento mediúnico e por orientação de espíritos amigos, deixei o espiritismo e fui a Umbanda.
Hoje sou sacerdote Umbandista e a umbanda sendo espiritualista e universalista alargou os horizontes de minha vida intelectual, moral, filosófica... Os questionamentos que me martelavam deixaram de existir. Por certo posso afirmar somente a experiencia pode alargar os horizontes do estudante. Certeza demais engessa o saber e aprisiona a mente.
Um dos meus questionamentos quando no estudo da doutrina espirita, era a negação de direito de comunicação a espíritos que se cria menores na compreensão das leis divinas,pois eram negros ex-escravos, indígenas, ciganos, campesinos etc.
Tal posicionamento confronta o saber da reencarnação, espíritos desencarnados na Europa ou ostentadores de títulos nobres da igreja de roma, são tidos doutos e capazes negros escravos não!
Porque? Será que estes sempre reencarnaram negros ou indígenas, nunca tiveram encarnação que os elevasse? Será que alguns deles não optaram pela reencarnação redentora entre irmãos menos felizes?
Tal postura dos dirigentes espiritas e suas criticas a Umbanda me causavam mal estar e indignação. Deixei os e o leque de opção de vivencia e estudo aumentou e muito.
acredito em reencarnação, mas o que não gosto é alguns espíritas acharem que tudo o que acontece aqui agora é por algo que vc fez em vidas passadas. Nem sempre. Nem tudo é carma. E o plano espiritual existe também, mas não é tão simples assim como se diz. E não acredito em todos os livros psicografados, pois alguns são tão água com açúcar que qualquer pessoa com conhecimento doutrinário poderia escrevê-los.
O termo espírita kardecista não é correto, pois ou se é espírita ou não é. A Doutrina não é Kardecista e sim dos Espíritos. A Doutrina Espírita precisa ser bem estudada para ser entendida, portanto, acho que a sua inflexibilidade quanto a reencarnação, é mais por falta de estudo. Porque aquilo que é por Deus, não fica sujeito ao infeliz cogitar do homem; é e tem execução.
O objetivo da Sagrada Finalidade da Vida é tornarmo-nos Puro e Sábio, Unos com o Pai, mantendo a individualidade. Isso se consegue ao atingir o grau ou plano crístico. Ali habitam os já Puros e Sábios e que formam aquele Organismo chamado Divina Providência. Deus por essas Almas Puras rege o Cosmo, as formas e as vidas.
Mas até atingir este grau ou plano, muitos planos têm que ser atingidos de menor padrão vibratório. Nas regiões mais ligadas à crosta terrena é necessário um habitat parecido com a Terra com hospitais, escolas, etc.. Nos planos Superiores é diferente pois estas funções já não são necessárias. E com isto se recorda o axioma: "a matéria astral é, em cada plano, concernente ao grau de psiquização de seus habitantes comuns".
não necessitamos de bens materiais no plano espiritual, a ficção se impõe muito no kardecismo, despertando dúvidas nos seguidores da doutrina, por isso é bom avaliar sempre de vários ângulos, o que acontece no plano espiritual é que "materializamos" as coisas com nosso magnetismo, por não ser mais um magnetismo denso, corporal. por exemplo as roupas, no filme "nosso lar" baseado na obra do grande médium Chico Xavier, o instrutor de André Luiz, o convida para conhecer o plano espiritual e ele insinua não está vestido adequadamente, o instrutor o ensina "materializar" com o magnestismo dele outra roupa e então vão ao passeio... as obras do plano espiritual, não são densas, materiais, são fluídicas com nossas energias...
171. Em que se funda o dogma da reencarnação?
“Na justiça de Deus e na revelação, pois incessantemente repetimos: o bom pai
deixa sempre aberta a seus filhos uma porta para o arrependimento. Não te diz a razão
que seria injusto privar para sempre da felicidade eterna todos aqueles de quem não
dependeu o melhorarem-se? Não são filhos de Deus todos os homens? Só entre os
egoístas se encontram a iniqüidade, o ódio implacável e os castigos sem remissão.”
(Treco do Livro dos Espíritos, pag. 121)
Tainan quando você se refere ao outro plano, você se baseia em projeções astrais ou visões?
A limitação que a encarnação proporciona faz com que a mente crie coisas, por isso é comum você fazer uma projeção e ver alguém que está vivo por ae, ou se projetar no seu quarto ver seu celular e pegar ele na mão (aquele não é seu celular, é uma criação da sua mente)...
Estamos num corpo encarnado e nosso propósito é evoluir, nossa origem é o mundo espiritual, temos todo o tempo para ver e conhecer tudo oque o mundo espiritual tem e oferece, mas nosso objetivo agora é viver essa vida, por isso seria bom focar nela e esquecer um pouco do mundo espiritual, esse foi o propósito da encarnação.
No Livro dos Espíritos fica claro que não existe vida apenas na terra, ou seja, existem outros mundos, sendo que a terra é um dos mais materialistas, recomendo que o leia, se já leu, então releia.
Não estudo a doutrina a muito tempo, mas é isso que eu tenho de informação, recomendo que a filtre.
Porque fomos feitos para evoluir progressivamente e pessoas (as menos desenvolvidas) necessitam da carne para evoluir , e os mais desenvolvidos precisam ajudar essas pessoas progressivamente, com amor e dedicação é a chamada fraternidade, há também a questão do perdão ... Mas fique calmo se não aceitou é porque ainda não tem evolução para aceitar isto, assim como tem milhões de coisas que o ser humano ainda não está apto a ouvir ... Paz Amor e Luz a você
eu era Kardecista e não concordava com muita coisa, hoje sou Umbandista e to muito feliz, me adequei muito melhor à linha de trabalho da Umbanda
Todos me ajudaram muito mesmo.