Levei uma única suspensão no trabalho por falta e querem me demitir por justa causa, é legal?

Eu faltei 13 dias no trabalho sem justificativa e depois de 6 dias que voltei trabalhando normal me deram uma suspensão de 4 dias e querem me demitir por justa causa .

Comments

  • FALTAS NÃO JUSTIFICADAS

    As faltas não justificadas – aquelas com reflexo negativo no salário recebido pelo empregado -, são identificadas por exclusão: se não houver previsão legal (ou sumular ou reiteradas decisões de tribunais) indicando o caráter de justificada de uma falta, então, a princípio, deve-se interpretá-la como injustificada.

    Estas faltas acarretam a perda da remuneração relativa ao descanso semanal remunerado, já que o direito à remuneração só deve ser atribuído se a jornada semanal for cumprida integralmente (lei 605 de 1949). Assim, supondo que Paula falte na sexta-feira para viajar com amigos. Nesta situação, que, a princípio, constitui falta injustificada, ela deverá deixar de receber o salário relativo: a) à sexta-feira e b) ao domingo, na hipótese de o seu descanso ser nesse dia.

    Atenção!

    Se na mesma semana da falta ainda houver um feriado, o trabalhador deve perder o salário relativo a três dias: 1- o do dia faltado, 2- o do dia de descanso semanal remunerado e 3- o do feriado.

    Frequentemente, juízes e tribunais trabalhistas interpretem faltas injustificadas repetidas/sucessivas como caracterizadoras de desídia para efeitos do artigo 482, V, da CLT, configurando-se, então, hipótese de demissão por justa causa. Significa dizer que é possível fundamentar decisão de demissão por justa causa em número comprovadamente repetido de faltas não justificadas por parte do empregado.

  • Quanta paciência pra não te demitir antes.

    Tem mesmo de se preocupar... pelo comercial boca-a-boca, ninguém vai querer te contratar depois.

  • Prezado, caso tenha que faltar novamente, providencie atestados para justificar sua ausência. Caso, agora eles lhe demitam por justa causa, o único caminho para reverter será entrar com ação.

    dúvidas: [email protected]

  • Processa eles!

Sign In or Register to comment.