Você acha importante escrever corretamente?
Recebi como tarefa um texto escrito pela Martha Medeiros, importante escritora gaúcha; ela é colunista num jornal de grande circulação no sul do país; nesse texto ela conta que recebe muitos e-mails de pessoas que lêem seus artigos, enfim, ela recebeu um e-mail em que um engenheiro se despede assim: Desculpe por não escrever o português corretamente, mas sabe como é, sou engenheiro.
O que ele quis dizer é que não tem responsabilidade de saber escrever corretamente, por que não é professor ou escritor, apenas engenheiro; mas antes de ser engenheiro ele não é um cidadão brasileiro, que tem a língua portuguesa como idioma oficial? O que você acha sobre isso? Acha importante escrever corretamente? em quais situações? Dê sua opinião. Valeu pela ajuda e atenção!!
Comments
Interessante sua pergunta. Eu, por exemplo, sou engenheiro.
E acho IMPORTANTÍSSIMO saber escrever bem. Aliás, engenheiros muitas vezes precisam escrever procedimentos, normas técnicas, manuais, etc. Já pensou como seria um trabalho destes mal escrito? Na pior hipótese, poderia dar margem a dúbias interpretações e dúvidas, exatamente aquilo que um engenheiro é pago para evitar (entre outras coisas).
Este engenheiro que escreveu isso é certamente um pobre coitado que não entendeu a importância da escrita correta e clara.
Eu, por exemplo, quando faço uma entrevista com candidatos a trabalhar comigo, exijo SEMPRE uma redação com um tema que invento na hora. NUNCA admiti um candidato que não soubesse se expressar com um mínimo de inteligibilidade e coerência. Pior são aqueles que escrevem em "internetês" usando os famosos "q, vc, axo, tb..." - esses são rejeitados sem dó nem piedade (e faço questão de dizer a eles - em conversa reservada, claro - o porquê).
Isso vale para qualquer profissão. Quando eu leio um texto mal escrito (seja em jornal, revista, internet, etc. eu estremeço. Aqui no Yahoo! Respostas então, é um exercício de autocontrole...