Você acha importante escrever corretamente?
Recebi como tarefa um texto escrito pela Martha Medeiros, importante escritora gaúcha; ela é colunista num jornal de grande circulação no sul do país; nesse texto ela conta que recebe muitos e-mails de pessoas que lêem seus artigos, enfim, ela recebeu um e-mail em que um engenheiro se despede assim: Desculpe por não escrever o português corretamente, mas sabe como é, sou engenheiro.
O que ele quis dizer é que não tem responsabilidade de saber escrever corretamente, por que não é professor ou escritor, apenas engenheiro; mas antes de ser engenheiro ele não é um cidadão brasileiro, que tem a língua portuguesa como idioma oficial? O que você acha sobre isso? Acha importante escrever corretamente? em quais situações? Dê sua opinião. Valeu pela ajuda e atenção!!
Comments
Interessante sua pergunta. Eu, por exemplo, sou engenheiro.
E acho IMPORTANTÍSSIMO saber escrever bem. Aliás, engenheiros muitas vezes precisam escrever procedimentos, normas técnicas, manuais, etc. Já pensou como seria um trabalho destes mal escrito? Na pior hipótese, poderia dar margem a dúbias interpretações e dúvidas, exatamente aquilo que um engenheiro é pago para evitar (entre outras coisas).
Este engenheiro que escreveu isso é certamente um pobre coitado que não entendeu a importância da escrita correta e clara.
Eu, por exemplo, quando faço uma entrevista com candidatos a trabalhar comigo, exijo SEMPRE uma redação com um tema que invento na hora. NUNCA admiti um candidato que não soubesse se expressar com um mínimo de inteligibilidade e coerência. Pior são aqueles que escrevem em "internetês" usando os famosos "q, vc, axo, tb..." - esses são rejeitados sem dó nem piedade (e faço questão de dizer a eles - em conversa reservada, claro - o porquê).
Isso vale para qualquer profissão. Quando eu leio um texto mal escrito (seja em jornal, revista, internet, etc. eu estremeço. Aqui no Yahoo! Respostas então, é um exercício de autocontrole...
Mas parabéns pela sua clareza em formular a pergunta! :-)
Abraços.
Importante, procuro escrever sempre corretamente !
Para mim, me esforçar a escrever corretamente é questão de cuidado.Sei que erro as vezes mais tento corrigir esses erros...Fiquei triste quando voce falou deste engenheiro, que tinha por obrigação escrever correto...o português é uma língua bela.
Uma excelente ferramenta para solucionar esse problema é a leitura, precisamos ler muito! Nisso o Brasil tem muito a melhorar, infelizmente.
Escrever errado tira metade da credibilidade principalmente alguém que já é formado...
IMPORTANTÍSSIMO. Irrito-me quando vejo erros de Português.Parabéns não encontrei nenhum erro no que escreveu e isto , AQUI, É MUITO difícil
sem duvida alguma,afinal, a sua escrita e sua fala sao fatores de extrema importancia para que sua vida profissional ande para frente. afinal, como vc vai trabalhar em uma multinacional se o seu curriculo esta cheio de erros de portugues ou se na entrevista,vc diz frases com erros de concordancia?,por exemplo. beijao
Acho bastante importante escrever corretamente, às vezes estou falando para meus amiguinhos no msn aí eu falo com algumas abreviaturas e coisinhas assim, mas isso é entre amiguinhos.
Mas quando vou para a escola tento escrever sempre corretamente, e se tenho dúvida pergunto ao meu professor.
E alguns erros levam às pessoas a interpretar mal o que escrevemos, e daí a haver brigas, pelo simples Factor de não expressar bem o que realmente queria escrever
Sim é muito importante, ainda mas sendo um engenheiro, que estudou muito para isso,em várias situações são importante, principalmente em um currículo, ficha para emprego, onde um candidato pode não ser admitido por causa de um pequeno erro na escrita,as vezes erros de português pode detonar nossa imagem.desculpe por não escrever o português corretamente é que eu não sou engenheira rsrs......
Sim porque se você quer,por exemplo,dar alguma informação para alguém pode entender de uma maneira errada,e muitos outros motivos
Oii, vamos por partes:
-O que você acha sobre isso?
Assim, no trabalho isso é obrigação não devemos pegar o custume de escrever errado.
-Acha importante escrever corretamente?
Como disse antes sim, com também dependa a sitiação.
-Em quais situações?
Incorreto - msn (amigos)
Correto - trabalho, redações, textos.
Essa é a minha opnião..
escrever corretamente é importante dependendo em q lugar vc esta escrevendo, por exemplo, naum há nessecida de de escrever corretamente no msn, pois é uma conversa de amigos, mas na minha opiniao, as vezes escrevemos errado, para ser mais rapido!!!