Eu tenho o direito de falar mal de alguém publicamente?
Só uma curiosidade minha
É um direito meu expressar minha opinião sobre qualquer pessoa publicamente? Seja essa opinião qual for? Por exemplo, posso publicar um vídeo no youtube falando muito mal de qualquer pessoa que eu conheço? É um direito meu ou isso vai contra alguma norma da constituição ou da carta dos direitos humanos?
Pra exemplificar melhor ainda: se eu publicar um vídeo expondo meu ponto de vista negativo sobre alguém que faz parte do meu círculo social, e a pessoa ofendido me processasse, quem venceria o processo?
Obrigado
Comments
ISSSO ISSSO,KKKK
Falar mal não pode, é crime de injúria ou difamação. No entanto, falar a verdade (certifique-se reunindo provas da veracidade dos fatos) é um direito seu. No caso de um processo por crime contra a honra, admite-se a exceção da verdade - se provar que só disse a verdade, será absolvido.
cuida da sua vida kkk
Sim, legalmente você tem o direito de se expressar (falando mal de alguém, inclusive), CONTANTO que esteja devidamente identificado. Se for anônimo, é ilegal, pois senão a pessoa não conseguirá exercer o direito dela de te processar e de o responder.
Art 5o Constituição Federal:
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;