Espíritas: Por que eh no Brasil o maior numero de seguidores da Doutrina Espírita?

Sendo o Espiritismo de Kardec criado na França, por que cresceu e se tornou tão popular no Brasil?

Comments

• Segundo os Espíritas o Brasil é o Coração do mundo e a pátria do Evangelho. Quando Francisco Cândido Xavier, pelo espírito Humberto de Campos fez essa afirmação existiam apenas algumas centenas de Espíritas no Brasil.

Historicamente depois do surgimento do espiritismo a Europa passou por duas grandes guerras e várias revoluções, a população deixou a filosofia de lado e a religião passou a ser extremista. Hoje europeus em geral são ateus ou religiosos conservadores. Distantes da filosofia espiritual.

• Devido a abertura que tivemos no sincretismo religioso entre católicos e as religiões afro.

Já na Europa, o que predominava era o protestantismo e o catolicismo como força maior e esmagadora.

Lutero nos fez o grande favor de abrir as portas religiosas depois da sua reforma protestante, que, querendo ou não, tirou muito da soberania Católica e deu ao mundo as escrituras no idioma em Alemão depois vindo outros idiomas.

Aqui no Brasil, no tempo do Brasil colonial, as religiões afro trazidas pelos negros se difundiram com o catolicismo permitindo uma melhor aceitação.

Tem até santo afro na igreja católica - tipo São Jorge

Abraços

• Faço das palavras de Marcos S., as minhas.

Quem diz que no espiritismo usam-se cigarros bebidas, etc., desconhecem, a Doutrina.

• Agradeça nossa sorte.

• POxa, pra falar a verdade sou Espírita kardecista mas não sei explicar...

Porém acredito q o maior responsável por isso seja Chico Xavier, pois ele conseguiu mostrar a doutrina espírita de um jeito muito simples e sem tentar convencer ninguém a seguir essa doutrina, diferentemente de outras religiões!

Vc nunca vai ouvir na vida um espírita te enchendo o saco pra vc virar espírita!

Me orgulho e ela atende o q eu acredito, q é reencarnação e vida após a morte!

• O Espírito Humberto de Campos explica esse caso com detalhes, no livro "BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO".

Leia! Você vai gostar além de ficar bem informada.

• Os espíritas agora vão ficar zangados comigo, mas toda pessoa fica feliz em ouvir o q queriam. Umas ao ver q as coisas estão sendo prometidas com muita perfeição desconfiam e caem fora; outras gostaria de tentar o lado mais fácil e acreditam em tudo q eles prometem. Já fui espírita e sei q eles so falam o q já sabemos ou o q caem aos ouvidos deles, as vezes jogam ate verdes para ver se cola!

E muita gente prefere se enganar do q cair na real e ver q se vc n ir a luta nada vai aparecer de bandeja nas mãos em troca de uma garrafinha de "cachaça" e um "cigarrinho".

Sei q não responde bem sua pergunta, mas , na minha opinião cresce pela esperança de muitas pessoas ouvirem o q querem e conseguir as coisas com facilidade!

• Vários Santos Católicos são venerados pelos Espíritas e o sincretismo religioso tornou inevitável esse intercambio.

Ocorre porém que tanto o Catolicismo como o espiritismo não seguem de perto as orientações de Deus conforme aparece nas Escrituras Sagradas ou A Biblia que condena claramente tanto o uso de objetos na adoração como também praticas espíritas.

A maioria das religiões ensina que a alma, ou o espírito, é uma parte invisível do homem que continua viva após a morte. Com essa doutrina, muitas religiões exploram seus membros, cobrando para rezar pela alma dos mortos. No entanto, a Bíblia ensina uma doutrina diferente. “A alma que pecar — ela é que morrerá.” (Ezequiel 18:4) “Os viventes estão cônscios de que morrerão; os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” (Eclesiastes 9:5) Jesus ensinou que os mortos serão ressuscitados — algo desnecessário se o homem tivesse uma alma imortal. (João 11:11-25) Sua religião ensina que a alma não morre?

TOLERA O SEXO IMORAL: Em países ocidentais, grupos religiosos nomeiam gays e lésbicas como ministros em suas igrejas e pressionam o governo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Até mesmo igrejas que condenam a imoralidade toleram líderes religiosos que abusaram sexualmente de crianças. Mas o que a Bíblia ensina? Ela diz de forma clara: “Não sejais desencaminhados. Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homens mantidos para propósitos desnaturais, nem homens que se deitam com homens . . . herdarão o reino de Deus.” (1 Coríntios 6:9, 10) Conhece religiões que fazem vista grossa ao sexo imoral?

Qual é o futuro das religiões que produzem frutos podres? Jesus alertou: “Toda árvore que não produz fruto excelente é cortada e lançada no fogo.” (Mateus 7:19) Isso mesmo, a religião falsa será derrubada e destruída! Mas como e quando isso vai acontecer? Uma visão profética registrada no livro bíblico de Revelação (ou Apocalipse) capítulos 17 e 18 responde a essa pergunta.

Para saber mais :

http://watchtower.org/t/kn37/article_01.htm

• Síndrome da periferia: você já percebeu que diversas coisas que são "moda" na Europa e nos Estados Unidos, depois de um tempo, passam a ser moda por aqui também?

Pois é, no século XIX e início do século XX houve uma "onda espiritualista" tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Grandes "médiuns", "casas mal assombradas", "efeitos inexplicáveis" eram discutidos até nos jornais de maior circulação. Como sempre, depois que saiu de moda por lá, nós trouxemos para cá. Entre as coisas que nós sempre importamos da Europa, principalmente da França, sempre estiveram o comportamento e as idéias.

Abs.

Sign In or Register to comment.