Se estou devendo pra um banco ele pode confiscar do meu salário quando eu receber?
é que eu abri uma conta salário no banco Santander, e estou devendo no cartão de crédito desse banco, aí a gerente me ligou e falou pra eu fazer um acordo porque quando eu receber o banco vai confiscar 30% do meu salário se eu não fizer um acordo. Isso é possível?
Comments
Cara Fernanda, ou o gerente é insano ou louco para fazer isso, nem a justiça pode penhorar vencimentos comprovados de ¨salário¨ , quanto ao banco jamais, caso o faça vc pode acionar a justiça contra o banco, creio que foi apenas uma forma absurda do gerente de tentar forçar vc ao pagamento, caso o banco queira cobrar tem que ser por ação de execução, mas se vc só tem seu salário é ipenhoravel por lei constitucional,
Apresente esta lei ao gerente,
vedação à penhora de salários para pagamento de dívidas encontra-se prevista no art. 649, inciso IV do Código de Processo Civil, que assim dispõe:
Art. 649. São absolutamente impenhoráveis:
IV - os vencimentos, subsídios, soldos, salários, remunerações, proventos de aposentadoria, pensões, pecúlios e montepios; as quantias recebidas por liberalidade de terceiro e destinadas ao sustento do devedor e sua família, os ganhos de trabalhador autônomo e os honorários de profissional liberal, observado o disposto no § 3º deste artigo;
se nem a justiça pode cobrar ,imagine debitar do salário isto só sob decisão judicial e olhe lá, muito discutível ok.
Que ei saiba não.
a conta salario é unicamente para receber o salario não deve ter nenhum desconto.
so com ordem d o juiz
Não só é possÃvel, como é obrigatório compensar (não é penhora nem confiscar, eu a corrigir o seu confiscar e a fazer pior ainda...).
Se ver o contrato d.o. e a adesão do cartão de crédito está lá escarrapachado isso
Se voçê conta no banco ele pode sim...