Cristãos, preciso de um esclarecimento de vcs!?
Como se explica isso:
A história de Jesus ter tantas semelhanças com lendas pagãs e Deuses solares?
Como: Brama, Buda, Krishna, Mitra, Horus, Júpiter, Serapis, Apolo.......
Claro que essas lendas surgiram milênios antes do suposto nascimento de Cristo
Update:TETE mais vc diz isso baseada na Biblia, então é apenas uma questão de fé...respeito sua fé mais eu precisaria de provas de que "jesus existe antes da fundação do mundo."
Update 3:Goku brigada rs ^^
Update 5:Pensador, fui evangélica sim... sirto de racionalidade?? Humm pode ser.
Comments
Oi, Laís!
Fiquei triste em saber que você está perdendo sua fé.
A fé em Jesus é, antes de tudo, experiência. Experiência que talvez você ainda não teve.
Sobre sua pergunta, gosto de mitologia e já li muito a respeito, entretanto afirmo sem medo de errar, essas supostas semelhanças não existem.
Existem muitos sites de origem duvidosa informando muita coisa sem comprovação, sem fontes confiáveis.
Alguns dizem que Apolo (que teve uma irmã gêmea) tem sua história igual a de Cristo, mas a gestação de Apolo foi dentro da coxa da perna de Zeus, com Jesus não foi assim além de ser filho único de Deus.
Hórus teve pai e mãe, não foi concepção virginal e etc.
As únicas semelhanças entre Jesus e deuses pagãos surgiram após o apoio de Roma a religião cristã, nesta época houve um sincretismo muito grande. Foi nessa época que instituiram o natal, por exemplo.
O dia 25 de dezembro é uma das principais semelhanças com os deuses solares
Entretanto o natal não está na Bíblia, ninguém sabe quando Jesus nasceu.
Não desista ainda, tá bom?
Bjão!!
Graça e paz!
P.S. A propósito, o usuário "ouvindo o chamado", logo abaixo, disse algo interessante, pois muito do que Jesus foi, já estava previsto na Bíblia judaica, há pelo menos 1.500 (ou 1.700) anos antes de Jesus. Não houve cópia, portanto.
Quando Deus falou a seu povo de Israel..."Não terás outros deuses diante de mim"
Significa que outros povos tinham seus deuses...
E qdo uma cultura ( um povo )se apropria da outra ( de um povo diferente) se apropria também de alguns de seus costumes e tradições...
Provavelmente são culturas que vão se apropriando de outras culturas conforme as conquistas vão sendo realizadas.
Dificil em poucas linhas poder te responder, com qualidade, porque com ironia, blasfemia, brincadeirinhas, qualquer um responde e se torna o maior sabio do mundo nao eh?? mas basicamente no que te posso ajudar, eh que Moises profetizou sobre cristo, assim como Isaias, entre outros, e estas profecias fazem parte do canon Judaico, portanto bem antigo, e muito bem conservado, devido a grande importancia que esta nacao dah as escrituras sagradas, sao escrituras de 1500 anos antes do nascimento de Jesus, portanto a mais de 3500 anos, e foram tantas as profecias, e todas realizadas atraves da vida de Jesus, que seria uma coincidencia incrivel ate mesmo para o maior ateu rsss... mas o povo em geral fala muito de de sol, de lua, de buda, mas eu prefiro testemunhar de Jesus da seguinte forma... em vivo no Japao, sou missionario aqui, e o que vemos de japoneses cometendo suicidio diariamentte eh coisa espantosa... se matam porque nao tem dinheiro para pagar suas contas, porque foi reprovado no vestibular, emfim se matam por qualquer coisa, sao pessoas que possuem um vazio dentro deles, sao idolatras de imagens de demonios, de orgao genitais, de animais, no fundo no fundo eles sabem que nao podem ter esperanca num pedaco de madeira, de pedra, de ceramica, por nao ter esperanca em nada... resolvem tirar a propria vida, ao inves de esperar o dia clarear..mas eu te pergunto... e peco para me mostrar um cristao verdadeiro... que fez este tipo de coisa.....ate hoje, nao encontrei caso algum, porque Jesus eh amor e esperanca....eh atraves da fe, que vamos caminhando e crentes que Jesus ira aplanar qualquer monte, por maior que seja de nossa frente..... esse eh meu maior testemunho da existencia de Jesus... que eh um Deus Vivo, que reina em todas as circunstancias e sempre reinara....trazendo a esperanca. que mesmo afundando no mar, Ele sempre estendera a Sua mao para nos ajudar....
Espero ter te ajudado a entender, apesar das minhas limitacoes humanas...
Você não era evangélica?!? O que aconteceu: teve um "surto" de racionalidade?
Natal e Mitra
A celebração do Natal Cristão em 25 de dezembro surgiu por paralelo com as solenidades do Deus Mitra, cujo nascimento era comemorado no Solstício (de inverno no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul). No calendário romano este solstício acontecia erroneamente no dia 25, em vez de 21 ou 22. Os romanos comemoravam na madrugada de 24 de dezembro] o "Nascimento do Invicto" como alusão do alvorecer de um novo sol, com o nascimento do Menino Mitra. Já foram encontradas figuras do pequeno Mitra em Treveris e a semelhança com as representações cristãs do Menino Jesus são incontestáveis. Isso demonstra um claro sincretismo, onde o mitraismo foi fonte e o cristianismo o destino. Esta foi a razão que levou algumas religiões,como por exemplo as Testemunhas de Jeová, a não participarem de festividades natalinas;afim de não mancharem os ensinamentos bíblicos com práticas pagãs.
Ω
Você é doida pergunta isso por crente huashuuhsuhsa, vai na seção de história que você vai encontrar alguma resposta!
Aqui só tem um monte de ateu tirando um sarro dos cretinos que teimam em responder com a bíblia que não serve para provar nada, ou no pseudo-conhecimento sobre ciências que esse povo tem.
Mas você esta no caminho certo, só o ateísmo salva você!
Lais,
Deus preparou todos os povos para O Messias. Todos os homens tem uma nocao de um Ser superior que rege todas as coisas. Se os outros povos tem uma semelhanca com a historia de Jesus, Deus de alguma forma preparou o homem para receber esta mensagem de Salvacao. Diminui a diferenca de uma aproximacao com a Verdade, Jesus.
Shalom,
Roma copiou as lendas dos pagãos, e incorporou na sua religião Estatal, para que pudesse ser aceita pelos povos pagãos.
Se impusesse apenas os fatos históricos cristãos, eles não aceitariam, e criaria um cisma no império.
Por isso, Constantino reuniu os sábios, os teológos, os filósofos, e todos os pensadores, e mesclou o cristianismo das seitas que estavam dando apoio político para ele, juntamente com elementos pagãos, e criaram os quatro evangelhos, e o restante do Novo Testamento eles manipularam, mudaram textos, excluiram passagens, inseriram outras, e omitiram coisas que não interessavam para eles.
E assim se concluiu o Novo Testamento.
Entendeu filha?
E mesmo dentro todos os livros escritos pelos cristãos, mesmo assim eles selecionaram quais deveriam fazer parte da Bíblia cristã, e quais não eram para fazer parte.
E assim se deu.
Que Allah te abençoe.
Leia o Corão, é melhor que a Bíblia.
Existe uma única diferença entre Jesus e todos esses outros.:
Todos esses que você falou estão mortos e sepultados...
Jesus Ressucitou, após os três dias. Ele cumpriu tudo o que estava escrito a seu respeito.
E para provar que está vivo Ele vem visitar quem crê Nele.
E os outros...(?)