Por que Porto Alegre, parte das grandes capitais do Brasil, tem o povo, entre elas, mais educado?

Pelo meu trabalho, tenho viajado muito de carro e ja tive em Fortaleza, Salvador, Brasilia, Belo Horizonte, São Paulo, Rio, Curitiba, Florianópolis, entre outras. Semana passada tive a oportunidade de conhecer Porto Alegre - cheguei a capital gaúcha as 3hrs da manhã e parei em um posto pra pedir informação sobre meu hotel (me cagando de medo, claro). Porto Alegre me pareceu exatamente como qualquer grande cidade brasileira; suja, muita gente dormindo nas ruas, favelas, muito perigosa e violenta, engarrafamentos, metro e onibus sujos, ótimas avenidas; embora tenha muitas belezas, que pude ver no dia seguinte. A questão é que, tanto de madrugada no posto, quanto de dia em qualquer lugar que eu fosse, o povo 'portoalegrense' me recebia muito bem, dava informação com o maior prazer, me indicavam sempre as coisas sorrindo, brincando. Achei fantastico e me surpreendi. Em São Paulo as coisas são muito diferentes, convivo diariamente com o povo daqui e é um inferno. Curitiba, dizem, que o povo é frio, não senti exatamente isso quando estive lá, mas não é muito educado, assim como os catarinenses de Florianópolis. Cariocas não são frios, mas fazem como se você não estivesse do lado deles na maioria das vezes (no sentido de nariz em pé) e aquilo me irritava. Enfim, não quero ofender ninguém, espero não ter feito isso [...] o povo de Porto Alegre é tão diferente, por algum motivo em especial? Deixo aqui também os parabéns praquele povo tão distante ao sul do Brasil que me deixou muitas saudades! Principalmente o povo, pois a cidade é como aqui em são paulo, mas em proporções menores.

Comments

• Além dos gaúchos amigos daqui, que são gente da melhor qualidade, tive oportunidade de ter vizinhos de porta gaúchos, pessoas boas, alegres, simples.

Mas em Salvador também você é bem tratado, acho que está cometendo uma injustiça. O baiano chega a ser idiota, só falta levar o turista ao Bonfim.

Mas todo povo tem gente boa e gente sacana, isso é a grande verdade. O que aconteceu é que sua alma se sentiu em casa, você gostou da terra, quem sabe em outra vida, foi gaúcho.

Eu sinto a mesma coisa por Minas Gerais, adoro aquela terra. Tanto BH, quanto os interiores. Afinidade.

Abraço.

• mundo perdido

• Achei barbaro o fato de vc ter tomado o seu tempo para fazer um elogio. Nasci em Porto Alegre, moro no exterior, mas gostaria de voltar um dia. De uma certa forma, obrigado pelo elogio...

• Gostei de ler a informacao, acho que vou por porto alegre na minha lista de lugares a visitar. E voce nao falou o que achou do povo de Salvador. Qual a sua opiniao sobre eles?

• Falta você vir para o Norte e conhecer o Paraense meu bem, aí sim você conhecerá um povo cheiroso, alegre e divertido totalmente de bem com a vida. Venha aqui e será bem recebido .

• O carioca já foi como os portoalegrenses que você descreveu. Mas hoje em dia estão arrogantes, sim. Sou carioca e venho observando isso. Acho que começou lá pelos anos 90, muitos viraram uns yuppies xD

• interessante, sou de floripa , moro aqui há 20 anos e acho o pessoal daqui não muito educado, os manézinhos são meio irritantes, mas eu conheço porto alegre só qdo eu era criança, faz muitos anos, não sei como está a cidade agora, mas eu concordo q os gaúchos de modo geral são pessoas muito educadas, eu conheci alguns, gente fina, já pensei em morar em alguma cidade do interior do RGS, quem sabe daqui alguns anos, comprar uma casinha, uma cidade tranquila é um sonho, bjos!

• Por isso que tem aquela musica

porto alegre e d+

http://www.youtube.com/watch?v=S_MkpVWMBoM

cara porto alegre tem isso tudo graças a tradição e a colonização dessa terra, que e bem diferente do resto do brasil !!!!!

o sul e praticamente a europa no brasil !

Sign In or Register to comment.