Afinal, desde quando segundo os evangelista seriam os ultimos dias? A Bíblia responde...?
A Bíblia dará as respostas, analisemos algumas passagens:
a) 1 Coríntios 10:11 - “Ora, estas coisas lhes aconteciam como exemplos e foram escritas como aviso para NÓS, PARA QUEM JÁ CHEGARAM OS FINS DOS SISTEMAS DE COISAS”. – Paulo disse que os fins dos sistemas de coisas já haviam chegado para ELES que viviam no primeiro século.
b) Atos 2: 15 a 17 - “Estes, de fato, não estão embriagados, como supondes, pois é a terceira hora do dia. Ao contrario, isto é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: “E NOS ÚLTIMOS DIAS”, diz Deus, “derramarei meu espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, e os vossos jovens terão visões.....” – Na ocasião em que os cristãos falaram em
línguas, Pedro explica que não estavam embriagados, apenas cumpriam a profecia de Joel sobre os ÚLTIMOS DIAS, assim ele acreditava estar vivendo nos ÚLTIMOS DIAS.
c) 1 João 2: 18 – “Criancinhas, É A ULTIMA HORA, e, assim como ouvistes que vem o anticristo, já está havendo agora muitos anticristos; SENDO QUE DESTE FATO OBTEMOS CONHECIMENTO DE QUE É A ULTIMA HORA.” – João foi mais longe, ele acreditava estar vivendo não os últimos dias, mas na última hora, pois Jesus havia ensinado que nos últimos dias haveria anticristos, e João já observava a existência de tais.
Embora existam outras passagens bíblicas que poderiam ser citadas, vamos ficar apenas com estas três. Vimos que três diferentes apóstolos: PAULO, PEDRO e JOÂO, acreditavam que estavam vivendo nos últimos dias. Nos séculos subseqüentes, e até os nossos dias, os cristãos sempre acreditaram estar vivendo nos últimos dias, e sempre se frustraram, pois suas expectativas não se concretizaram.
E a terra continua sem problema algum.
Abraços
Alexhaifa
Update:========================================
Sergio M - Segundo as escrituras judaicas, as profecias apontam a vinda do messias, ok - é FATO
Mas aonde diz nas escrituras judaicas que o Messias viria por uma segunda vez? Pode me mostrar?
Update 3:================================================
Sergio M, respeito a sua opinião mas descordo dela. Existe algumas grandes problemáticas ai.
Quando o Tanak foi separado em versículos e capítulos, fizeram de Isaías 52 e 53 uma capítulo a parte, o que não corresponde verdadeiramente ao Livro judaico. Pois o capítulo 53 de Isaías é uma sequencia do capítulo 52. As primeiras impressões do Tanak com este sistema só aparecem em fins do século 15 da era comum. Esta divisão é bem aleatória, imprecisa (propositalmente) e causadora de inúmeras distorções. Um entre tantos exemplos desta aleatoriedade é o início do capítulo 53 de Isaías, exatamente 3 versículos após o início de uma profecia (Is: 52:13), dando a entender ao leitor menos habituado com as Escrituras que ali tem início uma outra profecia totalmente desvinculada da anterior.
Update 5:********* ISAÍAS 53 - LEVE EM CONTA
Primeiro
Ao negar a continuidade do capítulo 53 como segmento do capítulo 52 o cristianismo afirma com isso não se tratar de Israel, mas de uma pessoa, pois diz no versículo 9 "E seu túmulo foi feito entre os malévolos...” O inconveniente é que mesmo que se tratasse de uma pessoa não poderia ser Jesus, pois ele não foi enterrado entre malévolos "Ele foi enterrado no túmulo de um homem rico (Mateus 27:57-60) .
Segundo
Em nenhuma lugar no Tanak o Mashiach é chamado diretamente "o servo de D'us", porém Israel (o povo judeu) é chamado de "servo" constantemente em diversas ocasiões, e especialmente no livro de Isaías;
Update 7:Mas tu, Israel, servo Meu... Isaias 41:8
Vos sois as Minhas testemunhas – diz o Eterno – Meus servos a quem escolhi... Isaias 43:8
Contudo, ouve agora, ó Jacob, Meu servo; ó Israel, a quem escolhi Isaias 44:1
Lembra-te destas coisas, ó Jacob, porque tu és o Meu servo, Ó Israel! Eu te formei para ser o Meu servo; não me esqueças, ó Israel. Isaias 44:21
Comments
Olá, Alex,
Eu acredito que existe um grande erro de interpretação na maneira como o cristianismo entende as palavras dos seus apóstolos e, por isso, o fim dos tempos nunca chega.
O Fim dos Tempos eh o fim do sistema de coisas, de pensamentos, da maneira como as coisas deveriam ser e que nunca deixou de ser. O mundo Ocidental ainda continua vivendo as Leis de Moisés, este "sistema de coisas" do qual Jesus seria o fim, mas um fim que nasce dentro de cada um.
Eles aguardam que o fim deste sistema seja implantado por Jesus, quando este voltara. Mas Jesus não voltara, senão no coração do próprio cristão. Então sim, quando todos os cristãos decidirem seguir apenas Cristo e sua ÚNICA VERDADE, então o Fim dos Tempos e dos Sistemas de Coisas também chegarão ao fim. Caso contrario, o Messias do Judaísmo devera vir para concretizar todo este Sistema de Coisas.
Abraços.
segundo os evangelistas, nas palavras de Jesus ninguém sabe o dia, nem a hora.
“Acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, mas unicamente o Pai.” (Mateus 24:3-36; Marcos 13:3-32)
desde quando jesus morreu deu-se inicio ao fim dos tempos
Todas as passagens bÃblicas citadas são do que chamam 'novo testamento' portanto depois de Cristo (DC) ou (EC). Ora, vivemos após Cristo dois mil anos e por isso muitos se perguntam realmente quando começou os últimos dias. A julgar pelos sinais compostos dado mencionados por Jesus (Mateus 24), nós estamos mesmo nos últimos dias. Para os que viveram em séculos anteriores deveria apenas servir de esperança e senso de urgência. Mesmo com os sinais muitos ainda 'dormem' um sono espiritual profundo e não fazem caso.
Resumo: o fim começou nos dias de Jesus, no entanto agora, estamos no fim do fim.
Que tal ter paciencia Jesus disse na biblia coisas q na biblia a mais de 2.000 anos q no nossos dias atuais estao acontecendo ele disse q isso seria o começo apenas, e nao o FIM nao estamos frustrados e sim anciosos pelo nosso livramento veja mateus 24:4-8 ate lá
Concordo com a Lua...
Acontece, caro amigo Alexhaifa, que a BÃblia afirma que O SALVADOR DO MUNDO, JESUS CRISTO, VIRIA NOS ÃLTIMOS DIAS.
Veja:
"Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, ao pais, pelos profetas, A NÃS FALOU-NOS, NESTES ÃLTIMOS DIAS, PELO FILHO."
(Hebreus 1:1)
Assim sendo, biblicamente falando, ESTAMOS VIVENDO "OS ÃLTIMOS DIAS" DESDE O NASCIMENTO DE CRISTO. E isso porque a expressão "últimos dias" se refere a uma ERA e não a dias, no sentido comum da palavra.
P.S.:
ALEXHAIFA, amigo, provo-lhe que tais profecias existem! Leia abaixo:
A profecia que fala sobre a SEGUNDA VINDA DO MESSIAS encontra-se nos seguintes textos bÃblicos:
1º) DANIEL 7: 13 e 14
"Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que VINHA NAS NUVENS DO CÃU UM COMO O FILHO DO HOMEM; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domÃnio, e o reino, para que todos os povos, nações e lÃnguas o servissem; o seu domÃnio é um domÃnio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruÃdo."
Note que aqui, nesta profecia de Daniel, O FILHO DO HOMEM VEM NAS NUVENS DO CÃU PARA ESTABELECER O SEU REINO, PARA SEMPRE!!!
2º) JUDAS 1: 14, 15
"E destes profetizou também ENOQUE, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que à VINDO O SENHOR COM MILHARES DE SEUS SANTOS, para fazer juÃzo contra todos e condenar dentre eles todos os Ãmpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que Ãmpios pecadores disseram contra ele."
O LIVRO DE ENOQUE é um Livro Apócrifo que, entretanto, é mencionado pelo Apóstolo Judas em sua epÃstola. Esta epÃstola faz menção de tal profecia (= A SEGUNDA VINDA DE CRISTO), que apesar de não constar do cânon judaico, é digna do crédito de todos aqueles que a lêem, nesta passagem.
Devemos considerar também as profecias da MORTE DO MESSIAS:
3º) DANIEL 9: 26.
"E, depois das sessenta e duas semanas, SERà TIRADO O UNGIDO(=MESSIAS) e não será mais; e o povo do prÃncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até o fim haverá guerra; estão determinadas assolações."
4º) ISAÃAS 53: 7 - 9
" Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; COMO UM CORDEIRO, FOI LEVADO AO MATADOURO e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca. Da opressão e do juÃzo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto FOI CORTADO DA TERRA DOS VIVENTES e pela transgressão do meu povo foi ele atingido. E puseram A SUA SEPULTURA com os Ãmpios e com o rico, NA SUA MORTE; porquanto NUNCA FEZ INJUSTIÃA, nem houve engano na sua boca."
UM DIA PARA JESUS CRISTO SÃO MIL ANOS E MIL ANOS PODE SER UM DIA!
Na verdade, ela diz que só Deus sabe quando esse dia chegará, assim, ....até eu .....sem falar de Nostradamus, que acertou em suas previsões acertou muito....mas muito mais que a bÃblia.
Ola tudo bem, ainda bem que Jesus disse que é pra esperar, então estamos esperando, esquenta não, que um dia Jesus volta e nos leva.